16 junho, 2020

ARTE - 6ª SEMANA - PROF: GIVANILDO - 7º E


ATIVIDADE DE ARTE 6 SEMANA ESCREVA NO SEU CADERNO E ENVIE PARA O ZAP 981935494 OU EMAIL DA TURMA .



NESTA ATIVIDADE VAMOS ESTUDAR O PONTO GRÁFICO COM O QUAL PODEMOS DESENVOLVER VÁRIOS TRABALHOS COM A ARTE.

Ponto Gráfico: - É o ponto que apresenta dimensão, isto é, apresenta contraste com a superfície (quadro-negro ou papel).

O professor ao pressionar o giz no quadro-negro estará definindo um ponto, como também o aluno ao pressionar o lápis na folha do caderno estará definindo um ponto.

COMPOSIÇÃO.

O ponto é a base de tudo em Artes Plásticas. 

Exemplo:
1.     –    Concentração    de    pontos   de    mesma    dimensão interiormente.
2.     –    Concentração    de    pontos   de    mesma    dimensão exteriormente.
3.  –     Diversas concentrações de pontos de mesma dimensão.
4.  –     Diversas    concentrações   de    pontos,      variando    as dimensões.





Também com os pontos gráficos podemos definir imagens figurativas de objetos, frutas, rostos, figuras geométricas, vegetais, etc.












No século XlX, surgiu na França uma corrente de pintores chamados neo-impressionistas. Utilizaram como elemento base de suas pinturas, o ponto. Esse movimento, baseado na sistematização científica e leis ópticas, segundo as quais na visão, a forma e a cor são compostas de luz e outros elementos.
A técnica do pontilhismo consiste em dividir a massa cor mediante pequenas pinceladas de tons puro. Por meio dos pontos unidos uns aos outros, os artistas exibem nos quadros o espaço atmosférico, a forma, a cor e as características dos objetos observados.
O movimento  pontilhista  foi  fundado  em  1885 por GEORGES SEURAT PAUL  SIGNAC;  
E seguido por CAMILE PISSARO, HENRI EDMOND CROSS, etc... Suas ações se estenderam às escolas pós- impressionistas. É necessária muita paciência para se obter bons resultados.


1. Assim sendo, utilize está técnica na composição abaixo; FAÇA um desenho de uma paisagem seu caderno bem bonito  e utilize canetas hidrocor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário