17 junho, 2020

RELIGIÃO PROF. WAGNER 7° ANO E - ATIVIDADE PARA 6º SEMANA – 15 A 19 DE JUNHO


RELIGIÃO PROF. WAGNER
7° ANO - ATIVIDADE PARA 6º SEMANA – 15 A 19 DE JUNHO

GRUPO WHATSAPP
https://chat.whatsapp.com/FyUmaL1bJerBB5WXtA0xuF


ATIVIDADE:
LEIA A REPORTAGEM.
RESPONDA AS QUESTÕES.

Cinco lições budistas para lidar com a ansiedade na era do coronavírus

A pandemia de Covid-19 é uma ocasião extraordinária para aprendermos a nos melhorar interiormente. Confira cinco ensinamentos do budismo essenciais para este momento. Centros e templos budistas de meditação em países atingidos por coronavírus em todo o mundo foram fechados ao público para cumprir as medidas de distanciamento social.
Os líderes budistas argumentam que seus ensinamentos podem ajudar a enfrentar a incerteza, o medo e a ansiedade que acompanharam a disseminação da Covid-19.

Os cinco ensinamentos a seguir podem ajudar as pessoas nos tempos atuais de medo, ansiedade e isolamento.

1) Reconheça o medo
Os ensinamentos budistas afirmam que sofrimento, doença e morte devem ser esperados, compreendidos e reconhecidos. Pensar que as coisas deveriam ser de outra maneira, de uma perspectiva budista, acrescenta sofrimento desnecessário. Em vez de reagir com medo, os professores budistas aconselham a trabalhar o medo.
2) Pratique a atenção plena e a meditação
A atenção plena e a meditação são os principais ensinamentos budistas. As práticas visam coibir comportamentos impulsivos com a consciência do corpo.
Com a prática da atenção plena, a pessoa pode tornar-se mais consciente, lavar as mãos e evitar tocar no rosto. A meditação, em comparação com a atenção plena, é uma prática mais longa e interior do que a prática de consciência momento a momento.
 
3) Cultive a compaixão
Os ensinamentos budistas enfatizam as “quatro [qualidades] incomensuráveis”: bondade, compaixão, alegria e equanimidade. Os professores budistas acreditam que essas atitudes podem substituir estados de espírito ansiosos e medrosos.
A compaixão é importante mesmo quando mantemos distância. Isso pode ser feito através de conversas com nossos entes queridos, mas também através da prática de meditação.

4) Compreenda nossas interconexões
As doutrinas budistas reconhecem uma interconexão entre tudo. A pandemia é um momento para ver isso mais claramente. Cada ação que alguém toma para cuidar de si, como lavar as mãos, também ajuda a proteger os outros.
Nossa sobrevivência depende um do outro e, quando sentimos um senso de responsabilidade em relação a todos, entendemos o conceito de interconexão como uma verdade sábia.

5) Use esse tempo para refletir
Os indivíduos podem transformar a decepção com o momento atual em motivação para mudar a vida e a perspectiva do mundo. O isolamento em casa é uma oportunidade para refletir, apreciar as pequenas coisas e apenas ser.


QUESTÃO 01 – Quais são as 05 lições budistas?
QUESTÃO 02 – Qual dessas lições seria a mais fácil de praticar?
QUESTÃO 03 – Na sua opinião, como está sendo o seu isolamento em casa, está sendo um momento de refletir e apreciar as pequenas coisas, como propõe o ensinamento budista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário