17 junho, 2020

GEOGRAFIA PROF. WAGNER 8° ANO - ATIVIDADE PARA 6º SEMANA – 15 A 19 DE JUNHO


GEOGRAFIA PROF. WAGNER
8° ANO - ATIVIDADE PARA 6º SEMANA – 15 A 19 DE JUNHO
ATIVIDADES  8º ANO

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Este exercício trata sobre os seguintes temas:

 

- Diversidade e dinâmica da população mundial e local. 

 ATIVIDADE

Leitura do Capítulo 1 do livro.
Responder ao exercício.

Encontre algumas respostas para essas questões no Capítulo 01 do seu livro.


01 – QUESTÃO
O crescimento desigual da população mundial

Os países desenvolvidos e os menos desenvolvidos não têm participação igual no crescimento da população mundial. A taxa de crescimento vegetativo ou natural nos países desenvolvidos tem girado em torno de 0,3% ao ano ou é até mesmo negativa (– 0,1%, no Japão), enquanto em países menos desenvolvidos ela tem estado, de modo geral, em 1,4% ao ano, motivo pelo qual se estima que, em 2050, 85% da população mundial viverá nesses países. Esse contraste pode ser explicado pelas taxas demográficas, que, nos dois conjuntos de países, são muito diferentes.



Observe o gráfico e responda:
Qual será o aumento absoluto da população mundial no ano de 2050 em relação ao ano 2000?
A - Aproximadamente 3,7 Bilhões de habitantes.
B - Aproximadamente 2,5 Bilhões de habitantes.
C - Superior a 5 Bilhões de habitantes.

02 – QUESTÃO
Do ano 1 ao ano 1700, a população mundial cresceu gradualmente, em média 12% a cada século. Mas a expansão não foi contínua; houve períodos de queda, quando o número de pessoas era superior às reservas alimentícias ou as doenças dizimavam a sociedade, como já observado. Após 1700, a taxa de mortalidade começou a cair, e a população mundial cresceu de 30% a 50% no século XVIII, 80% no XIX e 280% no XX. [...]
BROWN, Cynthia Stokes. A grande história: do Big Bang aos dias de hoje.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p. 309.


Observe o gráfico e responda:
Indique motivo principal em razão do qual a população mundial passou a crescer rapidamente após 1700?
A - É a queda na taxa de mortalidade. Essa queda, acompanhada de taxas de natalidade que permaneceram elevadas, resultou em mais altas taxas de crescimento natural.
B - É a queda na taxa de natalidade. Essa queda, acompanhada de taxas de mortalidade que permaneceram elevadas, resultou em mais altas taxas de crescimento natural.
C - É a queda na taxa de mortalidade infantil. Essa queda, acompanhada de taxas de natalidade que permaneceram baixas, resultou em mais altas taxas de crescimento natural.

03 – QUESTÃO
As densidades demográficas

Observe o mapa abaixo, que representa as densidades demográficas dos diversos espaços geográficos.
Repare que existem áreas muito povoadas ou de elevada densidade demográfica (mais de 100 hab./km2), como Dacca, capital de Bangladesh. Outras áreas podem ter média densidade demográfica (de 50 a 100 hab./km2) ou baixa densidade demográfica (com menos de 50 hab./km2). Há, ainda, áreas com menos de 1 hab./km2 em várias regiões do planeta.
Para obter a densidade demográfica de determinada região, dividimos o total de sua população por sua área territorial. Ao realizarmos esse cálculo, percebemos que existem regiões e áreas mais densamente povoadas que outras. Contribuem para essa diferença diversos fatores, que podem favorecer ou limitar o povoamento.



Observe o mapa e marque o item que apresenta a Densidade Demográfica da região amazônica no território brasileiro:
A - Menos de 1,0.
B - De 1,1 a 10.
C - De 50,1 a 200.

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