GEOGRAFIA
PROF. WAGNER
8° ANO - ATIVIDADE
PARA 6º SEMANA – 15 A 19 DE JUNHO
ATIVIDADES
8º ANO
GRUPO WHATSAPP
https://chat.whatsapp.com/BNYKs1P74wj2aezFv6npW4
Este exercício
trata sobre os seguintes temas:
- Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
ATIVIDADE
Encontre algumas
respostas para essas questões no Capítulo 01 do seu livro.
01
– QUESTÃO
O crescimento desigual da população
mundial
Os países desenvolvidos e os menos desenvolvidos não têm participação
igual no crescimento da população mundial. A taxa de crescimento vegetativo ou
natural nos países desenvolvidos tem girado em torno de 0,3% ao ano ou é até
mesmo negativa (– 0,1%, no Japão), enquanto em países menos desenvolvidos ela
tem estado, de modo geral, em 1,4% ao ano, motivo pelo qual se estima que, em
2050, 85% da população mundial viverá nesses países. Esse contraste pode ser
explicado pelas taxas demográficas, que, nos dois conjuntos de países, são
muito diferentes.
Observe
o gráfico e responda:
Qual será o aumento absoluto da
população mundial no ano de 2050 em relação ao ano 2000?
A - Aproximadamente
3,7 Bilhões de habitantes.
B - Aproximadamente
2,5 Bilhões de habitantes.
C - Superior
a 5 Bilhões de habitantes.
02
– QUESTÃO
Do ano 1 ao ano 1700, a população mundial cresceu gradualmente, em média
12% a cada século. Mas a expansão não foi contínua; houve períodos de queda,
quando o número de pessoas era superior às reservas alimentícias ou as doenças
dizimavam a sociedade, como já observado. Após 1700, a taxa de mortalidade
começou a cair, e a população mundial cresceu de 30% a 50% no século XVIII, 80%
no XIX e 280% no XX. [...]
BROWN, Cynthia Stokes. A grande história: do Big Bang aos dias de
hoje.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p. 309.
Observe
o gráfico e responda:
Indique
motivo principal em razão do qual a população mundial passou a crescer
rapidamente após 1700?
A - É
a queda na taxa de mortalidade. Essa queda, acompanhada de taxas de natalidade
que permaneceram elevadas, resultou em mais altas taxas de crescimento natural.
B - É
a queda na taxa de natalidade. Essa queda, acompanhada de taxas de mortalidade
que permaneceram elevadas, resultou em mais altas taxas de crescimento natural.
C - É
a queda na taxa de mortalidade infantil. Essa queda, acompanhada de taxas de
natalidade que permaneceram baixas, resultou em mais altas taxas de crescimento
natural.
03 – QUESTÃO
As densidades
demográficas
Observe
o mapa abaixo, que representa as densidades demográficas dos diversos espaços
geográficos.
Repare
que existem áreas muito povoadas ou de elevada densidade demográfica (mais de
100 hab./km2), como Dacca, capital de Bangladesh. Outras áreas podem ter média
densidade demográfica (de 50 a 100 hab./km2) ou baixa densidade demográfica
(com menos de 50 hab./km2). Há, ainda, áreas com menos de 1 hab./km2 em várias
regiões do planeta.
Para
obter a densidade demográfica de determinada região, dividimos o total de sua
população por sua área territorial. Ao realizarmos esse cálculo, percebemos que
existem regiões e áreas mais densamente povoadas que outras. Contribuem para
essa diferença diversos fatores, que podem favorecer ou limitar o povoamento.
Observe o mapa e marque o item que apresenta a
Densidade Demográfica da região amazônica no território brasileiro:
A - Menos
de 1,0.
B - De
1,1 a 10.
C -
De 50,1 a 200.
Nenhum comentário:
Postar um comentário