19 agosto, 2020

9º ANO - HISTÓRIA 11ª SEMANA - FRANCIANE SALES

ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS

HISTÓRIA – 3ª SEMANA / AGOSTO

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

CAPITULO 5: A Primeira Guerra Mundial ( páginas 76 a 89) 

 COMPONENTE CURRICULAR: História

UNIDADES TEMÁTICAS: Totalitarismo e conflitos mundiais.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial. A questão da Palestina.

 HABILIDADE: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

ALUNO: _______________________________________ TURMA: ________

PROFESSORA: FRANCIANE SALES

ATIVIDADES

Cite uma das principais razões da Primeira Guerra Mundial.

O que adotava Otto Von Bismarck na politica externa na Alemanha após a unificação em 1871?

Qual país possuía o maior império colonial no século XIX?

Quais países formaram a Tríplice Entente?

O que significa: Nação-eslava e Pan-eslavismo?

Qual a relação presente entre o assassinato de Francisco Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial?

Cite as duas fases que marcaram os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.

Que países formaram a Tríplice Aliança (1882)?

 Que país rompeu com a Alemanha e aliou-se à Tríplice Entente (1915)?

 Cite outros países que entraram na Guerra.

 Aponte as justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em 1917.

 Fale sobre o saldo trágico da Primeira Guerra.

 

 

Faça a leitura do seguinte texto:

“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)” HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

a) Aponte qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial.

b) Com base no texto e nos pontos do Tratado de Versalhes, explique por que o historiador britânico Eric J. Hobsbawm diz que os alemães foram alvo de uma “paz punitiva”.

     15) Na esteira da discórdia entre judeus e palestinos nos territórios por eles disputados está o movimento sionista, apontado por muitos como um dos principais elementos relacionados com o aumento das tensões entre ambos os lados da questão. De toda forma, o sionismo não é a causa do problema em si, mas um de seus fatores históricos mais importantes.

Entende-se por sionismo:

a) a intenção proeminente dos povos árabes de tentar erradicar os judeus do Oriente Médio.

b) a crença religiosa de que judeus e muçulmanos são povos excludentes e que jamais entrarão em paz.

c) a busca dos judeus pela Terra Prometida, nos arredores de Jerusalém, com a consequente criação de seu Estado-Nação.

d) o movimento de resistência dos judeus frente às constantes ameaças árabes promovidas em todo o mundo.

 

Leia as páginas 85 a 89 do livro didático e elabore 10 questões com resposta.

 

 

 

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