ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
HISTÓRIA – 3ª SEMANA / AGOSTO
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
CAPITULO 5: A Primeira Guerra Mundial ( páginas 76 a
89)
COMPONENTE
CURRICULAR: História
UNIDADES TEMÁTICAS: Totalitarismo e conflitos
mundiais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: O mundo em conflito: a
Primeira Guerra Mundial. A questão da Palestina.
HABILIDADE:
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises,
os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
ALUNO: _______________________________________ TURMA:
________
PROFESSORA: FRANCIANE SALES
ATIVIDADES
Cite uma das principais razões da Primeira Guerra
Mundial.
O que adotava Otto Von Bismarck na politica externa na
Alemanha após a unificação em 1871?
Qual país possuía o maior império colonial no século
XIX?
Quais países formaram a Tríplice Entente?
O que significa: Nação-eslava e Pan-eslavismo?
Qual a relação presente entre o assassinato de
Francisco Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial?
Cite as duas fases que marcaram os conflitos da
Primeira Guerra Mundial.
Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados
que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.
Que países formaram a Tríplice Aliança (1882)?
Que país rompeu
com a Alemanha e aliou-se à Tríplice Entente (1915)?
Cite outros
países que entraram na Guerra.
Aponte as
justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em
1917.
Fale sobre o
saldo trágico da Primeira Guerra.
Faça a leitura do seguinte texto:
“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada
pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as
suas consequências (...)” HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve
século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
a) Aponte qual foi o principal tratado assinado após a
Primeira Guerra Mundial.
b) Com base no texto e nos pontos do Tratado de
Versalhes, explique por que o historiador britânico Eric J. Hobsbawm diz que os
alemães foram alvo de uma “paz punitiva”.
15) Na
esteira da discórdia entre judeus e palestinos nos territórios por eles
disputados está o movimento sionista, apontado por muitos como um dos
principais elementos relacionados com o aumento das tensões entre ambos os
lados da questão. De toda forma, o sionismo não é a causa do problema em si,
mas um de seus fatores históricos mais importantes.
Entende-se por sionismo:
a) a intenção proeminente dos povos árabes de
tentar erradicar os judeus do Oriente Médio.
b) a crença religiosa de que judeus e muçulmanos
são povos excludentes e que jamais entrarão em paz.
c) a busca dos judeus pela Terra Prometida, nos
arredores de Jerusalém, com a consequente criação de seu Estado-Nação.
d) o movimento de resistência dos judeus frente
às constantes ameaças árabes promovidas em todo o mundo.
Leia as páginas 85 a 89 do livro didático e elabore 10
questões com resposta.
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