27 agosto, 2020

EJA HISTÓRIA E GEOGRAFIA 12ª SEMANA - MANOEL GOMES

 EJA III e IV

GEOGRAFIA

UNIDADES TEMÁTICAS: O relevo, as águas e as paisagens

OBJETO DO CONHECIMENTO: O relevo terrestre

HABILIDADE(S): (EF07GE11)

Compreender a ação da dinâmica interna da Terra na modelagem do relevo terrestre

ANO/SEGMENTO: EJA

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

UNIDADES TEMÁTICAS: O relevo, as águas e as paisagens

OBJETO DO CONHECIMENTO: O relevo terrestre

HABILIDADE(S): (EF06GE11)

Compreender a ação da dinâmica interna da Terra na modelagem do relevo terrestre.

Leia e responda essa atividade.

O relevo terrestre

Na superfície terrestre podemos observar a existência de vários tipos de terrenos: uns mais elevados, outros mais planos. Esse conjunto de formas variadas da superfície do nosso planeta é chamado de relevo.

As características do relevo são modificadas por agentes internos e externos, que formam e transformam o modelado terrestre. As diferentes formas de relevo existentes são resultado da combinação das dinâmicas interna e externa da Terra.

Dinâmica interna da Terra e as formas de relevo

As forças que caracterizam a dinâmica interna da Terra existem desde a formação do nosso planeta. O conhecimento atual sobre o interior da Terra foi obtido com base nas observações feitas na superfície terrestre de fenômenos naturais originados no interior do planeta. Outro recurso utilizado foi a comparação de dados obtidos de algumas perfurações pouco profundas.

Estudos geológicos demonstraram que o nosso planeta apresenta três grandes subdivisões internas: a crosta, o manto e o núcleo. Essas camadas diferenciam-se, principalmente, por causa de sua profundidade, composição e temperatura.

ATIVIDADE

A-Segundo estudos geológicos, o nosso planeta apresenta três grandes subdivisões internas, cite-as.

B-Qual a principal causa da diferenciação dessas camadas?

 

Prof. Manoel Gomes Oliveira

 profmgooliver60@gmail.com

 

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

HISTÓRIA - 12ª OU 4ª SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO/2020

ANO/SEGMENTO: EJA

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

UNIDADES TEMÁTICAS: História do Egito antigo.

OBJETO DO CONHECIMENTO: A vida do camponês no Egito Antigo.

HABILIDADE(S):(EF06HI06) Identificar e comparar por meio do estudo dessas sociedades, a vida do camponês e do escriba.

Leia o texto a seguir e responda.

Deixa que te recorde o estado miserável em que fica o camponês quando chegam os funcionários que vêm fixar a taxa da colheita [...]. O trigo que estava na eira desapareceu, os ladrões levaram-no. Não pode pagar o que deve pelos bois que pediu emprestado. Além disso, os bois morreram de tanto lavrarem e debulharem. E o escriba já atraca à margem do rio para calcular o imposto sobre a colheita, com um grupo de servos armados de bastões [...] com ramos de palmeira. Dizem: “Mostra-nos o trigo!”. Mas não há nenhum trigo e o camponês é espancado sem dó nem piedade [...].

                      SCHNEIDER, Maurício E. O Egito antigo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 15. (Que história é esta?).

ATIVIDADE

a) Dê um título ao texto.

b) Transcreva o trecho do texto que registra abuso de autoridade na cobrança de impostos.

c) Qual o assunto principal do texto?

 

Prof. Manoel Gomes Oliveira

 profmgooliver60@gmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário