27 agosto, 2020

8º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA - 12ª SEMANA - FELIPE / WILLIAN

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO/SEGMENTO: 8º Ano – Anos Finais

OBJETO DO CONHECIMENTO: Práticas corporais de aventura na natureza.

HABILIDADES: (EF89EF19 / EF89EF20) 

PARTE 1 - ATIVIDADE TEÓRICA

Leitura:

SURFE

A maior evidência é de que o surfe tenha surgido há aproximadamente 1.500 anos no triângulo polinésio (Oceano Pacífico), formado pelas ilhas Cook, de Páscoa, Pitcairn, Samoa, Taiti, Tuvalu, Havaí, entre outras. No entanto, alguns historiadores apontam para sua origem no Peru, onde se afirmava que “nativos deslizavam sobre as ondas” em troncos de madeira.

Inicialmente, o surfe era privilégio dos reis e nobres daquela época, porém, à medida que eles substituíam suas pranchas por outras mais novas, as antigas eram dadas como presente aos súditos mais próximos, e assim por diante. Mais adiante, o surfe se tornou uma diversão popular e era praticado em família por aquele povo.

Em 1778, James Cook, um conquistador inglês, em expedição, conheceu o surfe e o difundiu pela Europa. Em seguida, o povo europeu migrou para o Havaí, levando consigo doenças que dizimaram as civilizações das ilhas. O surfe sempre foi praticado pelos nativos como uma forma de cerimônia religiosa, cultural e também social.
Séculos mais tarde, Duke Kahanamoku “fez ressurgir” o surfe, sendo o responsável pela
popularização em todo o mundo.

Em 1912, ao ganhar uma medalha de ouro de natação nas olimpíadas de Estocolmo (Suécia), ele emocionou o mundo dos esportes ao afirmar quesua forma de treinamento e condicionamento se baseava no He’e nalu Surf. De volta  aos EUA, Duke foi apelidado de “Homem-peixe” e, imediatamente, influenciou a Califórnia ao esporte e, posteriormente, por um estilo de vida caracterizado pelas atitudes de rebeldia da juventude californiana, estimulada pela sensação de liberdade e independência (SOUZA, 2013, p. 55).

A partir daí, o surfe se disseminou pelo mundo.

 PARTE 2 - ATIVIDADE TEÓRICA

Responda:

1)    Citem dois tipos de prancha.

2)    Explique os movimentos que um surfista deve fazer para “pegar ondas”.

3)    “Quais são as diferenças entre a prática de surfe na escola e no mar?”.

 PARTE 3 - ATIVIDADE PRÁTICA

Vídeo:

1)    Caso seja possível, tente realizar o esporte SURF. Com ajuda de alguém, coloque um tecido grande no chão, fique em pé em cima e peça que saia puxando, como se estivesse em uma prancha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário