LÍNGUA PORTUGUESA – 12ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
1) Leia o texto e responda às questões.
a) Retire do texto a
frase que indica uma opinião e transcreva-a abaixo.
b) O que há de errado
com o ponto de vista do garoto do último quadrinho?
c) Registre a diferença
entre o que é um fato e o que é uma opinião, a partir da tirinha
2) Leia os textos e responda às questões.
TEXTO 1
TEXTO 2
a) Os dois textos acima tratam sobre o
quê?
b) O que há de semelhante entre os dois
textos?
c) Como leitor, qual a sua opinião sobre o assunto tratado nos textos?
CARTA DE AMIGO
Alô Guilherme
tudo bem
Você
lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer
Você sempre sabia o que
queria só que a toda hora mudava médico arquiteto
escritor Eu não Lembra Eu nunca sentia muita vontade de ser nada
E
daquela última vez que a gente conversou eu até te disse acho
que eu não vou ser nada
de
tanto que não sei o que que eu quero ser Mas agora você vai ficar bobo esta semana — até que enfim —
eu descobri o que que eu quero Adivinha Pensa bem Resposta de cabeça para baixo PROFESSOR
(no livro está escrito de cabeça para baixo)
Isso mesmo Tá duvidando No princípio eu também duvidei
Tudo
começou por causa do Tuca aquele bolsista que veio pra escola e que
senta no mesmo
lugar que você sentava Eu comecei dando explicações de
matemática pra ele Mas
agora eu estou dando aula de tudo Pra
ver se ele alcança a turma Senão
ele é capaz de perder essa bolsa Eu nunca tinha pensado que eu ia
gostar de ensinar mas
sabe quando o Tuca saca o que
eu explico me dá uma sensação assim de sei lá isso
eu não sei explicar Só sei que é bom Então eu resolvi que eu vou ser professor
E você Continua mudando de profissão a
toda a hora Vê se escreve viu cara
Abração do RODRIGO
4) A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em
nosso dia a dia. Trata-se, portanto, de um texto informativo sobre um tema
atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de
comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Características da Notícia
Possui um cunho informativo;
É relativamente curta;
Apresenta a linguagem clara, formal e objetiva;
Possui título (principal e auxiliar);
Faz uso da terceira pessoa (impessoal);
Baseia-se em fatos atuais e cotidianos;
Estrutura e Exemplo de Notícia
Geralmente as
notícias seguem uma estrutura básica, dividida em:
Título Principal e Título Auxiliar
A
notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de
Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro, o subtítulo, o qual
auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto
que será explorado. Por exemplo:
Feira do Livro de Brasília comemora crescimento na
literatura infantil
(Título Principal/Manchete) Evento está na 34ª edição e começa nesta sexta; entrada gratuita. (Título Auxiliar/ Subtítulo)
Lide
Na
linguagem jornalística, o Lide corresponde à introdução da notícia, portanto,
trata-se do primeiro parágrafo que responderá às perguntas: O Quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
Trata-se
de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia
deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a
atenção do leitor para a leitura da notícia. Segue abaixo um exemplo:
Começa na próxima sexta-feira (8), e vai até o dia 17 de junho, a 34ª
edição da Feira do Livro de Brasília. Com entrada gratuita, o evento pretende comemorar o
crescimento das vendas de literatura infantil.
Corpo da Notícia
Nessa parte, será
apresentada a notícia com descrições mais detalhadas. Segue abaixo um exemplo:
De acordo com os editores, em 2016, na comparação com o ano anterior, houve um aumento de 28% na comercialização de livros para crianças. Já o mercado livreiro, como um todo, teve uma queda de 9,7% nas vendas.
Os organizadores dizem que a popularização da leitura, desde a infância, e o acesso aos livros são essenciais para que o gosto pela literatura cresça ainda mais. Entre os homenageados e convidados deste ano, estão a escritora Ana Maria Machado e o ator Lázaro Ramos. Ele, além de apresentar um musical, irá lançar um novo livro infantil(...)
https://g1.globo.com/df/distrito- federal/noticia/feira-do-livro-de-brasilia comemora-crescimento-na-literatura-infantil.ghtml
Produção de Notícia
Leia os textos
que seguem:
TEXTO 1
Ler
e estudar: é comum tentar relacionar as duas atividades, que não são nem
exclusivas, nem estão obrigatoriamente atreladas. Pode-se estudar sem ler, da
mesma forma que podemos ler sem estudar. Ao analisarmos uma célula num
microscópio, ou realizarmos experimentos como diferentes corpos num laboratório
de física, estamos estudando. Ao lermos uma carta de amor, não. Quando lemos o
jornal diário, não estamos estudando, mas, sim, informando-nos, o que é muito
diferente.
REDAÇÃO • 7º Ano • Ensino Fundamental
17M2Red_01_2019_atv_rec.docx
| 7º Ano :: 2º período :: jul/2019 pág. 2 de 2
Nem
toda informação nos leva ao conhecimento, o estudo, sim. Por um lado, a
informação é fundamental para o estudo, e muitas vezes é gerada em consequência
deste. A informação, na maioria das vezes, é também preservada através da
palavra escrita. Mas é aí que para a relação entre leitura e estudo.
A
leitura é uma das ferramentas para o estudo e, quando bem aplicada, é, sem
dúvida, uma das principais. Talvez a afirmação que possa ser feita é: “Ler é
importante ao estudo!”
TEXTO 2
TEXTO 3
Crianças e adolescentes estão lendo menos livros, segundo
pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que a Fundação Pró- Livro vai publicar
na tarde desta quarta-feira (28), elaborada em parceria com o
Ibope
Inteligência. De acordo com dados antecipados com exclusividade para o G1, o
estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro apontou
queda no índice de leitura em todas as faixas etárias de crianças e
adolescentes.
Ibope inteligência/ Fundação Pró- livro - G1. com .br
Proposta de Redação
Agora é sua vez! A partir da
leitura dos textos motivadores, produza uma notícia para uma revista Teen com a
seguinte
manchete: SURGE UM NOVO MODELO DE LEITOR.
Lembre-se:
para o leitor (o quê, quem, quando, onde, como, por quê).
para marcar a citação de alguém.
o uso de estruturas que marcam a oralidade. Seja imparcial, objetivo e claro, além de criativo.
Mãos à obra! E não se esqueça de revisar seu texto
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário