24 agosto, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 12ª SEMANA - 7º ANOS - TODOS

                                                       LÍNGUA PORTUGUESA – 12ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais

1) Leia o texto e responda às questões.


a)  Retire do texto a frase que indica uma opinião e transcreva-a abaixo.


 

b)  O que há de errado com o ponto de vista do garoto do último quadrinho?


 

c)  Registre a diferença entre o que é um fato e o que é uma opinião, a partir da tirinha


 

 2)   Leia os textos e responda às questões.

 

TEXTO 1


TEXTO 2


 

    a)  Os dois textos acima tratam sobre o quê?


 

b)  O que há de semelhante entre os dois textos?


 

    c)  Como leitor, qual a sua opinião sobre o assunto tratado nos textos?


 

 3)  Leia o texto abaixo com atenção. Coloque a pontuação adequada nos espaços, depois releia o texto.

                                                       

                                                                  CARTA DE AMIGO

Alô               Guilherme            tudo bem                  

Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer              

Você sempre sabia o que queria            só que a toda hora mudava          médico            arquiteto           escritor                    Eu não          Lembra     Eu nunca sentia muita vontade de ser nada                                 

E daquela última vez que a gente conversou eu até te disse            acho que eu não vou ser nada

de tanto que não sei o que que eu quero ser           Mas agora você vai ficar bobo            esta semana — até que enfim                    — eu descobri o que que eu quero                                   Adivinha          Pensa bem                         Resposta de cabeça para baixo                         PROFESSOR (no livro está escrito de cabeça para baixo)

Isso mesmo           duvidando            No princípio eu também duvidei             

Tudo começou por causa do Tuca aquele bolsista que veio pra escola e que senta no mesmo

lugar que você sentava             Eu comecei dando explicações de matemática pra ele          Mas agora eu estou dando aula de tudo     Pra ver se ele alcança a turma             Senão ele é capaz de perder essa bolsa                       Eu nunca tinha pensado que eu ia gostar de ensinar          mas          sabe            quando o Tuca saca o que

eu explico me dá uma sensação assim de          sei            isso eu não sei explicar           Só sei que é bom                  Então eu resolvi que eu vou ser professor            

E você            Continua mudando de profissão a toda a hora                            se escreve                 viu cara           

Abração do RODRIGO

 

4)  A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia. Trata-se, portanto, de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Características da Notícia

  • Possui um cunho informativo;

  • É relativamente curta;

  • Apresenta a linguagem clara, formal e objetiva;

  • Possui título (principal e auxiliar);

  • Faz uso da terceira pessoa (impessoal);

  • Baseia-se em fatos atuais e cotidianos;

Estrutura e Exemplo de Notícia


Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica, dividida em:


Título Principal e Título Auxiliar

A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro, o subtítulo, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado. Por exemplo:

Feira do Livro de Brasília comemora crescimento na literatura infantil

(Título Principal/Manchete) Evento está na 34ª edição e começa nesta sexta; entrada gratuita. (Título Auxiliar/ Subtítulo)

Lide

Na linguagem jornalística, o Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá às perguntas: O Quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia. Segue abaixo um exemplo:


Começa na próxima sexta-feira (8), e vai até o dia 17 de junho, a 34ª edição da Feira do Livro de Brasília. Com entrada gratuita, o evento pretende comemorar o crescimento das vendas de literatura infantil.

 

Corpo da Notícia


Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas. Segue abaixo um exemplo:

De acordo com os editores, em 2016, na comparação com o ano anterior, houve um aumento de 28% na comercialização de livros para crianças. Já o mercado livreiro, como um todo, teve uma queda de 9,7% nas vendas.

Os organizadores dizem que a popularização da leitura, desde a infância, e o acesso aos livros são essenciais para que o gosto pela literatura cresça ainda mais. Entre os homenageados e convidados deste ano, estão a escritora Ana Maria Machado e o ator Lázaro Ramos. Ele, além de apresentar um musical, irá lançar um novo livro infantil(...) 


https://g1.globo.com/df/distrito- federal/noticia/feira-do-livro-de-brasilia comemora-crescimento-na-literatura-infantil.ghtml

 

Produção de Notícia

 

Leia os textos que seguem:

 

TEXTO 1

Ler e estudar: é comum tentar relacionar as duas atividades, que não são nem exclusivas, nem estão obrigatoriamente atreladas. Pode-se estudar sem ler, da mesma forma que podemos ler sem estudar. Ao analisarmos uma célula num microscópio, ou realizarmos experimentos como diferentes corpos num laboratório de física, estamos estudando. Ao lermos uma carta de amor, não. Quando lemos o jornal diário, não estamos estudando, mas, sim, informando-nos, o que é muito diferente.

REDAÇÃO • 7º Ano • Ensino Fundamental

 

17M2Red_01_2019_atv_rec.docx | 7º Ano :: 2º período :: jul/2019 pág. 2 de 2

Nem toda informação nos leva ao conhecimento, o estudo, sim. Por um lado, a informação é fundamental para o estudo, e muitas vezes é gerada em consequência deste. A informação, na maioria das vezes, é também preservada através da palavra escrita. Mas é aí que para a relação entre leitura e estudo.

A leitura é uma das ferramentas para o estudo e, quando bem aplicada, é, sem dúvida, uma das principais. Talvez a afirmação que possa ser feita é: “Ler é importante ao estudo!”

 

TEXTO 2



TEXTO 3


Crianças e adolescentes estão lendo menos livros, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que a Fundação Pró- Livro vai publicar na tarde desta quarta-feira (28), elaborada em parceria com o


Ibope Inteligência. De acordo com dados antecipados com exclusividade para o G1, o estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro apontou queda no índice de leitura em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes.

Ibope inteligência/ Fundação Pró- livro - G1. com .br


Proposta de Redação

Agora é sua vez! A partir da leitura dos textos motivadores, produza uma notícia para uma revista Teen com a seguinte

manchete: SURGE UM NOVO MODELO DE LEITOR.

Lembre-se:

para o leitor (o quê, quem, quando, onde, como, por quê).

para marcar a citação de alguém.

o uso de estruturas que marcam a oralidade. Seja imparcial, objetivo e claro, além de criativo.

Mãos à obra! E não se esqueça de revisar seu texto


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário