14 agosto, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROF(A): THAÍS SARAIVA - 11ª SEMANA - 6º ANO - CORREÇÃO DE FLUXO

                                                   6º ANO – ANOS FINAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 6º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

11ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profª: Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento: Leitura

Aluno (a):

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Habilidades: (EF69LP04) – Entrevista

 

Texto para às questões de 1 a 10

 

Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.

 

Revista - Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?

 

Mauricio de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos reinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.

 

Revista - Como será a escolha dos atores?

 

Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...)

 

Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?

Mauricio de Sousa - Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (...)

 

Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas?

 

Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.

 

Revista - E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos?

 

Mauricio de Sousa - No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece. 

 

Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos que a marca é líder de mercado?

 

Mauricio de Sousa - Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...)

 

Revista - Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?

 

Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade. (...)

 

https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada

 

 

01.Quem é o entrevistador, isto é, quem está realizando a entrevista no texto acima?

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02. Quem é o entrevistado, isto é, quem responde às perguntas?

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03. Qual fato motivou a revista Isto É realizar essa entrevista com Maurício de Sousa?

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04. Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será lançado em 2018?

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05.Explique: quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado?

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06. De acordo com o texto, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil?

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07.Explique como a maça passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.

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08.Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?

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