31 agosto, 2020

ARTES - 13ª SEMANA - 9º ANOS - TODOS

 

ARTES – 13ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

Objeto de conhecimento: Artes Integradas

Habilidades: (EF69AR32) (EF69AR33)

Profs: Josiane/Mariane

 

A música que veremos agora é um Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira.

 

Meu coração, não sei por quê Bate feliz quando te vê

E os meus olhos ficam sorrindo  E pelas ruas vão te seguindo, Mas mesmo assim foges de mim.

 

Ah se tu soubesses Como sou tão carinhoso

E o muito, muito que te quero. E como é sincero o meu amor,

Eu sei que tu não fugirias mais de mim. Vem, vem, vem, vem,

Vem sentir o calor dos lábios meus À procura dos teus.

Vem matar essa paixão Que me devora o coração E só assim então serei feliz, Bem feliz.

 

Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso E o muito, muito que te quero

[...]

 

Pixinguinha

Composição: João de Barro / Pixinguinha Disponível em: http://letras.mus.br/pixinguinha/358582/

Disponível em : www.clubedochoro.org.br

 

Carinhoso é uma das obras mais importantes da música popular brasileira, foi composta entre 1916 e 1917 por Pixinguinha e posteriormente recebeu letra de

João de Barro, sendo gravada com grande sucesso por Orlando Silva. Voltou a ser grande sucesso


romântico nos anos 70 quando uma regravação foi escolhida como música tema da telenovela da TV Globo Carinhoso, estrelada pelos astros do gênero Regina Duarte e Cláudio Marzo e tendo como antagonista principal Débora Duarte.

Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cari nhoso.com.br

 

Este texto resulta de uma interpretação que subdivide a narrativa em três momentos bem definidos:

 

1º- o narrador confessa que segue tímida e silenciosamente com os olhos sua amada pelas ruas (que, presumivelmente, ignora seus sentimentos e até mesmo sua própria existência), sem coragem de lhe dizer o que sente;

 

2º- melancolicamente, o apaixonado busca “convencer” a mulher desejada de que é carinhoso e sincero, e de que não haveria, portanto, razão para que ela continuasse dele se esquivando;

 

3º- o narrador parece aqui mais seguro – e até ousado (ainda que no plano imaginário) –, passando a “pedir” à amada que venha sentir o calor de seus lábios e matar sua paixão, o que o tornará definitivamente “bem feliz” (é possível mesmo especular que ele parece, enfim, adquirir coragem para se declarar formalmente).

 

 

1-   Qual foi o assunto abordado na música?

 


2-   Quando o narrador diz “ ah, se tu soubesse como eu sou tão carinhoso”, o que ele está querendo expressar?

 

 

  3-   Você acha que a mulher amada conhece o narrador e os seus sentimentos? Justifique:

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário