LÍNGUA PORTUGUESA
8º ano- Anos Finais
Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa 11ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane
Objeto do conhecimento: Leitura
Habilidade: EF69LP04
1. Na atividade passada nós aprendemos sobre o gênero anúncio publicitário. Hoje nós conheceremos sobre o gênero propaganda. O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade/anúncio publicitário, embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes citados como se fossem a mesma coisa, eles tem sentidos diferentes.Para entender melhor a diferença entre a publicidade e a propaganda veja a imagem a seguir:
a)
Existem diversos locais nos quais
podemos encontrar a propaganda. Cite exemplos de alguns lugares em que você já
viu uma propaganda.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Em geral, para você, as pessoas
estão mais propensas a ler um texto ou a assistir a um vídeo?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
c) Na sua opinião, qual seria o meio de divulgação mais eficaz para chamar atenção dos jovens hoje em dia, revista, rádio, televisão ou youtube? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Reflita, qual a importância que os
vídeos tem atualmente na nossa sociedade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Agora é a sua vez de assistir uma propaganda
e analisar as intenções, seu poder de persuação e suas diferenças com a
publicidade.
Assista ao vídeo
nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=QsWCy8sRUlI
a) Qual ideia está sendo divulgada no vídeo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual é o provável público-alvo (as pessoas que a propaganda quer convencer)? Quais elementos do vídeo ajudam a identificar isso?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Anote suas hipóteses sobre as possíveis intenções do produtor do anúncio ao escolher o ritmo (sertanejo) musical utilizado nesta propaganda. Como ele pode influenciar na persuasão de quem está assistindo o vídeo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Observe as imagens utilizadas na propaganda para divulgar a ideia. Na sua opinião, são essas imagens que se espera numa campanha de doação de sangue? Qual o efeito de persuasão que o uso dessas imagens traz nessa propaganda?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Comente sobre a atuação das pessoas que estão na propaganda, que informações o desempenho delas na cena podem repercutir no convencimento de quem está vendo o vídeo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Como a letra da canção colabora para persuadir a quem está assistindo a propaganda?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) Qual a função das palavras flutuantes que vão aparecendo no vídeo, a medida que ele avança? Qual a mensagem que elas acrescentam à ideia divulgada na campanha?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário