14 agosto, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 11ª SEMANA - 8º ANOS

                                                           LÍNGUA PORTUGUESA

8º ano-  Anos Finais

Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa  11ª Semana


Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane

Objeto do conhecimento: Leitura


Habilidade: EF69LP04


 

1. Na atividade passada nós aprendemos sobre o gênero anúncio publicitário. Hoje nós conheceremos sobre o gênero propaganda. O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade/anúncio publicitário, embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes citados como se fossem a mesma coisa, eles tem sentidos diferentes.Para entender melhor a diferença entre a publicidade e a propaganda veja a imagem a seguir:

                              

 

a)    Existem diversos locais nos quais podemos encontrar a propaganda. Cite exemplos de alguns lugares em que você já viu uma propaganda.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

b)    Em geral, para você, as pessoas estão mais propensas a ler um texto ou a assistir a um vídeo?

 _________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

 

 

c)    Na sua opinião, qual seria o meio de divulgação mais eficaz para chamar atenção dos jovens hoje em dia, revista, rádio, televisão ou youtube? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

      d)    Reflita, qual a importância que os vídeos tem atualmente na nossa sociedade?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Agora é a sua vez de assistir uma propaganda e analisar as intenções, seu poder de persuação e suas diferenças com a publicidade.

 

 

Assista ao vídeo nesse link:    https://www.youtube.com/watch?v=QsWCy8sRUlI

 

 a)    Qual ideia está sendo divulgada no vídeo?

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)    Qual é o provável público-alvo (as pessoas que a propaganda quer convencer)? Quais elementos do vídeo ajudam a identificar isso?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c)    Anote suas hipóteses sobre as possíveis intenções do produtor do anúncio ao escolher o ritmo (sertanejo) musical utilizado nesta propaganda. Como ele pode influenciar na persuasão de quem está assistindo o vídeo?

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d)    Observe as imagens utilizadas na propaganda para divulgar a ideia. Na sua opinião, são essas imagens que se espera numa campanha de doação de sangue? Qual o efeito de persuasão que o uso dessas imagens traz nessa propaganda?

 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

e)    Comente sobre a atuação das pessoas que estão na propaganda, que informações o desempenho delas na cena podem repercutir no convencimento de quem está vendo o vídeo?

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

f)     Como a letra da canção colabora para persuadir a quem está assistindo a propaganda?

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 g)    Qual a função das palavras flutuantes que vão aparecendo no vídeo, a  medida que ele avança? Qual a mensagem que elas acrescentam à ideia divulgada na campanha?

 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário