14 agosto, 2020

9º ANO CIÊNCIAS 10ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

 9º ANO – ANOS FINAIS

CIÊNCIAS – 10ª SEMANA

Prof. João Miranda

 

ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia.

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Aspectos quantitativos das transformações.

 

HABILIDADES: (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

 

Atividade 1

Olá estudantes, nessa aula iremos dar continuaremos o estudo da matéria, lembramos que a introdução desse conteúdo foi visto na 5ª semana, então quaisquer dúvidas sobre reações, reagentes e produtos é, só voltar lá e relembrar.  Para compreensão e resolução desse conteúdo de QUÍMICA, segue algumas fontes de pesquisas, escolha a fonte que acha melhor.

Sites: https://www.todamateria.com.br/transformacoes-quimicas/ ou http://educacao.globo.com/quimica/assunto/materiais-e-suas-propriedades/transformacoes-quimicas.html.

PDF: https://www.mundoedu.com.br/uploads/pdf/5942f87a7a0cf.pdf

 

Questão 1: No espaço abaixo, construa uma breve resumo sobre o conteúdo da 5ª semana, onde você estudou transformações químicas (se presar revise a aula mencionada), no texto dever explicas: reações; reagentes; produtos; equações; tipos de transformações química – se possível, através de exemplos do dia a dia.

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Questão 2: No espaço abaixo, explique os tipos de transformações por ação do calor, da luz, mecânica, correntes elétricas e junção de  substâncias.

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Atividade 2

Uma vez compreendido todo contexto da aula da 5ª semana e, da atividade 01, agora, vamos aprender os aspectos quantitativos das transformações, estabelecendo as proporções entre as suas massas. Lembro que esse conteúdo é um pouco complicado e, por isso, revise os conteúdos anteriores com bastante atenção, inclusive, também sugiro revisar as novas fontes sugeridas quantas vezes for necessários para o seu aprendizado.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=O9vPOw9dvM8 ou https://www.youtube.com/watch?v=qjjpmI2MTfA

PDF: https://profluanacassel.files.wordpress.com/2018/03/2018_apostila-9-anos_quc3admica_profa-luana-cassel.pdf (página 45).

 

Questão 1: O que é uma equação química? O que ela realmente representa?

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Questão 2: Como realizar uma contagem de átomos numa equação? E como que  sei seus estados físicos?

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Questão 3: O que é balanceamento químico das equações, ou seja, quando uma equação está balanceada?

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Questão 4: Explique o processo de realização de balanceamento, atravez de exemplo. Mostando todo processo de seu coeficiente a o número de átomos.

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Questão 5: Observe as equações a seguir e classefique-as em balanceadas e não balanceadas.

A) H2O         H + O2: _______________________________.

B) N2 + H2         NH3: ______________________________.

C) Al + O2         AlO2: ______________________________.

D) NaCl2           Na + Cl2: ___________________________.

E) 2CO2 +         C2 + O4: ____________________________.

 

Atividade 3

Agora, sobre a classificação das reações químicas, responda:

Mais uma vez, recomendo pesquisar em https://profluanacassel.files.wordpress.com/2018/03/2018_apostila-9-anos_quc3admica_profa-luana-cassel.pdf, página 47.

Questão 1: O que é reação de síntese?

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Questão 2: O que é reação de decomposição?

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Questão 3: O que é reação de simples troca ou deslocamento?

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Questão 4: O que é reação de dupla troca ou duplo deslocamento?

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