Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
CIÊNCIAS – 10ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Aspectos quantitativos das
transformações.
HABILIDADES: (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e
produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre
as suas massas.
Atividade 1
Olá estudantes, nessa aula iremos dar continuaremos
o estudo da matéria, lembramos que a introdução desse conteúdo foi visto na 5ª
semana, então quaisquer dúvidas sobre reações, reagentes e produtos é, só
voltar lá e relembrar. Para compreensão
e resolução desse conteúdo de QUÍMICA, segue algumas fontes de pesquisas,
escolha a fonte que acha melhor.
Sites: https://www.todamateria.com.br/transformacoes-quimicas/
ou http://educacao.globo.com/quimica/assunto/materiais-e-suas-propriedades/transformacoes-quimicas.html.
PDF: https://www.mundoedu.com.br/uploads/pdf/5942f87a7a0cf.pdf
Questão 1: No espaço abaixo, construa uma breve
resumo sobre o conteúdo da 5ª semana, onde você estudou transformações químicas
(se presar revise a aula mencionada), no texto dever explicas: reações;
reagentes; produtos; equações; tipos de transformações química – se possível,
através de exemplos do dia a dia.
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Questão 2: No espaço abaixo, explique os tipos
de transformações por ação do calor, da luz, mecânica, correntes elétricas e
junção de substâncias.
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Atividade 2
Uma vez compreendido todo contexto da aula da
5ª semana e, da atividade 01, agora, vamos aprender os aspectos quantitativos
das transformações, estabelecendo as proporções entre as suas massas. Lembro que esse conteúdo é um pouco
complicado e, por isso, revise os conteúdos anteriores com bastante atenção,
inclusive, também sugiro revisar as novas fontes sugeridas quantas vezes for
necessários para o seu aprendizado.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=O9vPOw9dvM8
ou https://www.youtube.com/watch?v=qjjpmI2MTfA
PDF: https://profluanacassel.files.wordpress.com/2018/03/2018_apostila-9-anos_quc3admica_profa-luana-cassel.pdf (página 45).
Questão 1: O que é uma equação química? O que
ela realmente representa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Como realizar uma contagem de átomos numa equação? E como que
sei seus estados físicos?
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Questão 3: O que é balanceamento químico das
equações, ou seja, quando uma equação está balanceada?
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Questão 4: Explique o processo de realização de
balanceamento, atravez de exemplo. Mostando todo processo de seu coeficiente a
o número de átomos.
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Questão 5: Observe as equações a
seguir e classefique-as em balanceadas e não balanceadas.
A) H2O H + O2:
_______________________________.
B) N2 + H2
NH3: ______________________________.
C) Al + O2 AlO2: ______________________________.
D) NaCl2 Na + Cl2: ___________________________.
E) 2CO2 + C2
+ O4: ____________________________.
Atividade 3
Agora, sobre a classificação das reações
químicas, responda:
Mais uma vez, recomendo pesquisar
em https://profluanacassel.files.wordpress.com/2018/03/2018_apostila-9-anos_quc3admica_profa-luana-cassel.pdf,
página 47.
Questão 1: O que é reação de síntese?
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Questão 2: O que é reação de decomposição?
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Questão 3: O que é reação de simples troca ou deslocamento?
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Questão 4: O que é reação de dupla troca ou duplo deslocamento?
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