14 agosto, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROF(A): MARIANE FROTA - 11ª SEMANA - EJA

                                                          LÍNGUA PORTUGUESA

EJA- Educação de jovens e adultos

Ano/Etapa: EJA – Educação de jovens e adultos

Componente Curricular: Língua Portuguesa   

11ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profª: Mariane Frota

Objeto do conhecimento: Leitura

Habilidade: (EF69LP47)

Olá, alunos!

Chegamos a nossa quinta semana de aula não presencial, com um novo desafio para você! No entanto, com a certeza de que o resultado de seu empenho será um sucesso, como foram nas semanas anteriores.

Seguem abaixo as atividades propostas para serem realizadas nesta semana. Siga as orientações abaixo e bom trabalho!

Ah! Qualquer dúvida com relação à aula pode ser solucionada com seu professor nos grupos de whatsapp.

Agora, vamos lá!

 Esta semana, vamos interpretar um texto, cujo diálogo acontece em torno de um presente de Dia das Mães.

Outro presente para a senhora

                                                                                                              Carlos Drummond de Andrade

  Mãe, taqui seus chocolates!

  Que chocolates, meu anjo?

  A senhora não sabe que, no Dia das Mães, dê chocolate pra ela? Comprei um pacotão divino-maravilhoso-fora-de-série, pra senhora. Tem bombons, tabletes, figurinhas, pastilhas, drágeas... Um negócio, mãe! [...]

  Alfredinho, o médico me proibiu de comer chocolate.

  E daí? Esquece o médico. Não é Dia dos Médicos, é Dia das Mães, dia da senhora. Quando é que as mulheres vão se emancipar da tutela dos homens?

  E você não é homem, criatura? Você quer que eu seja independente comendo chocolate que você faz questão de me dar?

  Fico triste com a senhora.

  Fique não, querido. Vamos fazer uma coisa. Dê esse pacote tão lindo pra sua namorada.

  A Georgiana? A Georgiana não é casada nem mãe solteira, como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães? Pega mal.

  Toda namorada merece ganhar presentes em qualquer dia do ano.

  Não posso dar chocolates a Georgiana.

  Não pode, por quê?

  Engorda.

  Ah, muito bonito. Então a Georgiana não pode engordar, e eu, que sou mãe do namorado dela, posso, né?

  Não é nada disso, mãe. Também não quero que a senhora engorde, mas se engordar, problema do papai.

  O problema é meu antes de mais ninguém, ouviu? Ou você não acha mais que a mulher deve resolver por si mesma o que lhe convém ou não convém?

  Mas chocolate, uma coisa à-toa... Que importância tem isso? [...]

  É uma tentação, mas eu resisto.

Eu ajudo a destruir o que tá aí dentro, mãe. [...]

Nããããão. Leve pra Georgiana, já disse.

     vi tudo. A senhora quer ter uma nora de barrigona estufada de tanto comer chocolate, pra ter o gosto de mostrar que a sogra dela é mais leve que manequim!

Bandido, some da minha frente com essa porcaria, que eu não sou mais sua mãe!

.

                                                                                               (Poesia e prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988.)


Interpretando o texto (A partir daqui, você deve registrar as atividades no seu caderno de Língua Portuguesa. Não se esqueça de escrever a data e o título do texto.)

    Ø  Responde em seu caderno com capricho e atenção.

 

1.    No texto em estudo, há a presença do discurso direto ou do indireto? Lembre-se que:

Discurso direto: Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador.

Discurso indireto: É caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras

para reproduzir as falas dos personagens.

 

        2.        Qual o tipo textual predominante no texto em estudo: narrativo, dialogal ou descritivo?

        3.        Agora, observe o título. Por que você acha que o autor utilizou o termo outro”?

4.            Na frase “Comprei um pacotão divino-maravilhoso-fora-de-série, pra senhora”, a expressão destacada foi uma criação de Alfredinho. Qual a intenção do filho ao usar tal expressão? Marque com um X a resposta correta. (Transcreva para seu caderno apenas a alternativa que considerar correta)

         a)       (      ) Fazer suspense quanto ao presente comprado.

         b)       (      ) Convencer a mãe de que não devia dar o presente à namorada.

         c)        (      ) Mostrar que ele sabia o que estava fazendo.

         d)       (      ) Destacar o fato de que o presente era diferenciado.

 

         5.        Alfredinho tenta dar um presente à mãe. Por que ela o recusa?

6.        Diante da recusa da mãe, que argumento o rapaz utiliza para tentar convencê-la a aceitar e comer os chocolates?

         7.        Em certo momento do texto o filho diz: "Eu ajudo a destruir o que tá aí dentro, mãe". O que

ele quis dizer com essa afirmativa?


Por se tratar de um diálogo, é comum encontrarmos marcas de oralidade durante a comunicação. É o que chamamos de Linguagem Informal. (Apenas leitura)

Você comunica em chat, usando uma linguagem formal, ou prefere a ...

QUANTO AO USO DA LINGUAGEM

 

Ø   A linguagem formal é usada principalmente ao escrever trabalhos escolares, e-mails profissionais, relatórios. É também utilizada para conversar com pessoas de trabalho que ocupam posições superiores, com pessoas com as quais não temos muita intimidade ou com pessoas mais velhas, com autoridades, como demonstração de respeito e educação. A linguagem formal não admite contrações de palavras, gírias ou expressões consideradas descontraídas. Exemplos: “E aí, cara! Beleza! Vamo dar um rolé na praia pra relaxar?” Esse tipo de exemplo não se “encaixaria” na linguagem formal.


A linguagem informal é usada quando falamos de forma mais impulsiva e casual, como em conversas com família e amigos. Não é usada apenas quando falamos, pois podemos usar linguagem informal também quando escrevemos, como por exemplo, em um cartão postal para um membro da família ou uma mensagem de texto para um amigo, nessas conversas de celular e redes sociais, nesse caso. Exemplos: “Cê está top! Que make, hein?! Lacrou!!!!!!”

8. As frases a seguir foram retiradas do texto e estão na linguagem informal. Tente reescrevê-las de forma que fiquem na linguagem formal. (Registre as atividades no seu caderno de Língua Portuguesa.)

 

a)       — Mãe, taqui seus chocolates!

 

b)       — Fique não, querido. Vamos fazer uma coisa. Dê esse pacote tão lindo pra sua namorada.

 

c)        A senhora quer ter uma nora de barrigona estufada de tanto comer chocolate, só pra ter o gosto de mostrar que a sogra dela é mais leve que manequim!


9. Observe:

Gíria é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação. Assim como a língua, ela também muda conforme o tempo, ou seja, entra e sai de moda.

a.        No trecho: “A Georgiana não é casada nem mãe solteira, como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães? Pega mal”. A expressão destacada é uma gíria. Explique o seu significado.

 

b.        “Pegar mal” é uma gíria pertencente ao grupo jovem e foi utilizada no texto justamente para caracterizar a personagem do filho. Você, adolescente, deve conhecer muitas gírias atuais. Tente se lembrar de, no mínimo, três gírias utilizadas por você e seus amigos nos últimos anos.

 

c.         Agora, faça uma pesquisa com seus pais ou avós. Durante a adolescência deles que gírias eles utilizavam? Escreva-as quantas você descobrir.



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