MATERIAL DE PESQUISA PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES
9º ANO – SEMANA 11 - 17 A 21/08/20
ATIVIDADES
DOMICILIARES NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL CONTRA O CORONAVÍRUS
TANTO ESTE ARQUIVO COMO AS VIDEOAULAS SERVEM PARA PESQUISA DA
ATIVIDADE DESSA SEMANA.
DIRETRIZES
DO CONTEÚDO ABORDADO:
UNIDADE
TEMÁTICA: Leitura.
OBJETOS DE
CONHECIMENTO:
I) Estratégia
de leitura: apreender os sentidos globais do texto;
II) Apreciação
e réplica.
HABILIDADE: (EF89LP04) Identificar e avaliar
teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e
contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor,
comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à
questão controversa de forma sustentada.
GÊNERO
TEXTUAL: Artigo de opinião.
1.
O QUE VAMOS TRABALHAR HOJE?
Turma,
como informei antes, durante o mês de agosto daremos foco ao gênero textual
artigo de opinião, então vamos continuar!
Só
para relembrar, o artigo de opinião faz parte dos gêneros textuais de opinião.
Ele é um texto em que o autor emite uma opinião, mas de forma embasada por meio
de argumentos coerentes com o intuito de convencer seu leitor/ouvinte.
Acesse o link da videoaula sobre os gêneros textuais de opinião para
< https://prezi.com/v/thmm-n2tboyx/1a-parte-textos-de-opiniao-9o-ano/>
Site:
Prezi; nome da videoaula: 1ª PARTE - TEXTOS DE OPINIÃO - 9º ano; Produtora:
Áurea Cristina.
Aula
2
LÍNGUA
PORTUGUESA – 9º ANO
SEMANA 11 – 17/08 A 21/08/20
Atividades
domiciliares no período de isolamento social contra o Coronavírus
Estudante:
___________________________________
Escola:
_________________________________________
Data: _____/_____/_____
ATENÇÃO!
PARA RESPONDEREM
ÀS QUESTÕES ABAIXO, ASSISTAM AS VIDEOAULAS OU LEIAM O ARQUIVO COM MATERIAL DE
PESQUISA.
FAÇAM ANOTAÇÕES DA
AULA EM SEU CADERNO PARA SUA ORGANIZAÇÃO.
GÊNERO
TEXTUAL DESTA ATIVIDADE: ARTIGO DE OPINIÃO.
Para relembrar sobre os gêneros
textuais de opinião e sobre um de seus exemplos, o artigo de opinião consulte
seu material!
Vamos ver se você lembra sobre os
gêneros textuais de opinião, principalmente sobre o artigo de opinião, para
isso responda às questões 1 a 4:
1. O
item mais adequado quanto ao artigo de opinião é aquele em que
a. o
autor desse gênero textual emite opinião, elogio, crítica ou sugestão sobre um
assunto tratado em uma revista ou jornal do qual é leitor.
b. o
autor desse gênero textual comenta sobre uma notícia ou algo postado,
geralmente na parte dos comentários.
c. o
autor desse gênero textual expõe seu posicionamento sobre um determinado
assunto de interesse público, além disso sustenta seu ponto de vista por meio
de argumentos coerentes sobre o assunto abordado.
d. o
autor desse gênero textual expõe, de forma ilustrada (contendo imagens), sua
opinião crítica sobre determinado assunto de interesse público
2. O
autor defende o ponto de vista do meio de comunicação sobre um assunto de
interesse público por meio do(a)
a.
carta do leitor
b.
charge
c.
editorial
d.
artigo de opinião
3.
O artigo de opinião é um texto do
tipo argumentativo, assim possui a estrutura introdução, desenvolvimento
e conclusão. Relacione os itens da direita com os da esquerda:
a. Introdução
b. Desenvolvimento
c. Conclusão
( ) É onde o autor expõe suas ideias para tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados.
(
) É onde deve ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que
foi proposto.
( ) É onde o autor faz a apresentação do tema
que será visto no corpo do texto.
4. A
finalidade o artigo de opinião é
a. persuadir seu leitor/ouvinte sobre o
ponto de vista do autor, o qual pode escrever esse texto em primeira pessoa
(Eu, Nós) ou terceira pessoa (Ele, Eles) e a linguagem deve estar adequada
somente com a que o autor preferir.
b. persuadir seu leitor/ouvinte sobre o
ponto de vista do autor, o qual pode escrever esse texto em primeira pessoa
(Eu, Nós) ou terceira pessoa (Ele, Eles) e a linguagem deve conter gírias.
c. persuadir seu leitor/ouvinte sobre o
ponto de vista do autor, o qual pode escrever esse texto em primeira pessoa
(Eu, Nós) ou terceira pessoa (Ele, Eles) e a linguagem deve estar adequada ao
público-alvo do texto.
d. persuadir seu leitor/ouvinte sobre o
ponto de vista do autor, o qual pode escrever esse texto em primeira pessoa
(Eu, Nós) ou terceira pessoa (Ele, Eles) e a linguagem deve ser regional.
Leia, assista ao vídeo
abaixo e responda às questões 5 e 6:
Na descrição do vídeo abaixo
aparece a seguinte mensagem:
Poucas formas de educação e entretenimento são
tão transformadoras quanto a leitura. Ler me tornou escritor. Ler nos permite
viajar sem sair do lugar. Ler nos permite aprender de uma forma completa, com
discussão profunda de ideias. A leitura deve ser incentivada em qualquer
contexto, ainda mais em um país que se envergonha de estar lá no fundo dos
rankings de capacidade estudantil e de conhecimento. Impor tributos aos livros
é sinalizar que esta atividade não precisa de estímulo, que o nível de leitura
dos brasileiros é suficiente, que há equilíbrio econômico na atividade. Nada
mais absurdo do que esta ideia. Não nos calemos sobre essa discussão.
Mobilize-se contra o fim da imunidade tributária dos livros. Sua assinatura na
petição é muito importante: http://chng.it/H8qrSLn9
Vídeo de Gustavo
Cerbasi sobre a tentativa de tributação dos livros:
< https://www.youtube.com/watch?v=72grTsAr8ik>
Canal:
Gustavo Cerbasi; nome do vídeo: Tributar livros? Essa proposta NÃO pode ser
séria!
5. Na
descrição do vídeo acima, a opinião do autor quanto a leitura é
a. que
ela não permite aprender de uma forma completa.
b. que
os livros devem ser tributados.
c. que
ela não deve ser incentivada, pois o nível de leitura dos brasileiros é
suficiente.
d. que
ela é transformadora como poucas formas de educação são.
6. Na
descrição do vídeo contém um alerta e pede para que você tome uma atitude. Que
atitude é essa? Você tomou essa atitude?
7. Qual
o intuito de Gustavo Cerbasi em produzir esse vídeo?
Agora
analise o artigo de opinião abaixo para responder as questões 8 a 12:
8.
No título do texto, que palavra o
autor utiliza para já mostrar ao seu leitor que não concorda com a taxação dos
livros? Pesquise e informe o significado dessa palavra.
9.
Qual o tema abordado e onde já temos
pistas sobre o que o autor irá tratar?
10.
Que ponto de vista o autor defende?
11.
Identifique CINCO argumentos
utilizados pelo autor e informe em que parágrafo estão cada um. (Você não precisa copiar do texto, apenas coloque com suas
palavras sobre que argumento ele está tratando no parágrafo indicado por você).
12.
Informe sua opinião sobre a taxação
de livros e como isso afetaria a você e a muitos jovens de sua idade.
ATENÇÃO!
PARTE
DAS QUESTÕES ACIMA ESTÁ EM UM QUIZ PRODUZIDO PARA VOCÊS!
AO
FINALIZAREM O QUIZ É POSSÍVEL VER AS RESPOSTAS E AS EXPLICAÇÕES, BASTA VOCÊS
ESCOLHAM O QUE QUEREM VER.
COPIEM
ESSE LINK E COLEM-NO EM SEU NAVEGADOR: https://www.goconqr.com/pt-BR/quiz/24830952/Teste-sobre-os-textos-de-opini-o--principalmente-o-artigo-de-opini-o-
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