17 agosto, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR: LEONARDO - 9º ANO - 11ª SEMANA

 

MATERIAL DE PESQUISA PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

9º ANO – SEMANA 11 - 17 A 21/08/20

 

ATIVIDADES DOMICILIARES NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL CONTRA O CORONAVÍRUS

 


TANTO ESTE ARQUIVO COMO AS VIDEOAULAS SERVEM PARA PESQUISA DA ATIVIDADE DESSA SEMANA.

 

DIRETRIZES DO CONTEÚDO ABORDADO:

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

I) Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

II) Apreciação e réplica.

HABILIDADE: (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

GÊNERO TEXTUAL: Artigo de opinião.

 

1.      O QUE VAMOS TRABALHAR HOJE?

Turma, como informei antes, durante o mês de agosto daremos foco ao gênero textual artigo de opinião, então vamos continuar!

Só para relembrar, o artigo de opinião faz parte dos gêneros textuais de opinião. Ele é um texto em que o autor emite uma opinião, mas de forma embasada por meio de argumentos coerentes com o intuito de convencer seu leitor/ouvinte. 

Acesse o link da videoaula sobre os gêneros textuais de opinião para


recordá-los:

< https://prezi.com/v/thmm-n2tboyx/1a-parte-textos-de-opiniao-9o-ano/>

Site: Prezi; nome da videoaula: 1ª PARTE - TEXTOS DE OPINIÃO - 9º ano; Produtora: Áurea Cristina.



Aula 2

LÍNGUA PORTUGUESA – ANO

SEMANA 11 – 17/08 A 21/08/20

Atividades domiciliares no período de isolamento social contra o Coronavírus

 

Estudante: ___________________________________ 

Escola: _________________________________________       Data: _____/_____/_____

 

ATENÇÃO!

PARA RESPONDEREM ÀS QUESTÕES ABAIXO, ASSISTAM AS VIDEOAULAS OU LEIAM O ARQUIVO COM MATERIAL DE PESQUISA.

FAÇAM ANOTAÇÕES DA AULA EM SEU CADERNO PARA SUA ORGANIZAÇÃO.

GÊNERO TEXTUAL DESTA ATIVIDADE: ARTIGO DE OPINIÃO.

 

Para relembrar sobre os gêneros textuais de opinião e sobre um de seus exemplos, o artigo de opinião consulte seu material!

 

Vamos ver se você lembra sobre os gêneros textuais de opinião, principalmente sobre o artigo de opinião, para isso responda às questões 1 a 4:

1.    O item mais adequado quanto ao artigo de opinião é aquele em que

a.    o autor desse gênero textual emite opinião, elogio, crítica ou sugestão sobre um assunto tratado em uma revista ou jornal do qual é leitor.

b.    o autor desse gênero textual comenta sobre uma notícia ou algo postado, geralmente na parte dos comentários.

c.    o autor desse gênero textual expõe seu posicionamento sobre um determinado assunto de interesse público, além disso sustenta seu ponto de vista por meio de argumentos coerentes sobre o assunto abordado.

d.    o autor desse gênero textual expõe, de forma ilustrada (contendo imagens), sua opinião crítica sobre determinado assunto de interesse público

 

2.    O autor defende o ponto de vista do meio de comunicação sobre um assunto de interesse público por meio do(a)


a.         carta do leitor

b.        charge

c.         editorial

d.        artigo de opinião


 

3.        O artigo de opinião é um texto do tipo argumentativo, assim possui a estrutura introdução, desenvolvimento e conclusão. Relacione os itens da direita com os da esquerda:


a.    Introdução

b.    Desenvolvimento

c.    Conclusão

 

(   ) É onde o autor expõe suas ideias para tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados.

(   ) É onde deve ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que foi proposto.

(   ) É onde o autor faz a apresentação do tema que será visto no corpo do texto.


 

4.    A finalidade o artigo de opinião é

a.    persuadir seu leitor/ouvinte sobre o ponto de vista do autor, o qual pode escrever esse texto em primeira pessoa (Eu, Nós) ou terceira pessoa (Ele, Eles) e a linguagem deve estar adequada somente com a que o autor preferir.

b.    persuadir seu leitor/ouvinte sobre o ponto de vista do autor, o qual pode escrever esse texto em primeira pessoa (Eu, Nós) ou terceira pessoa (Ele, Eles) e a linguagem deve conter gírias.

c.    persuadir seu leitor/ouvinte sobre o ponto de vista do autor, o qual pode escrever esse texto em primeira pessoa (Eu, Nós) ou terceira pessoa (Ele, Eles) e a linguagem deve estar adequada ao público-alvo do texto.

d.    persuadir seu leitor/ouvinte sobre o ponto de vista do autor, o qual pode escrever esse texto em primeira pessoa (Eu, Nós) ou terceira pessoa (Ele, Eles) e a linguagem deve ser regional.

 

Leia, assista ao vídeo abaixo e responda às questões 5 e 6:

Na descrição do vídeo abaixo aparece a seguinte mensagem:

Poucas formas de educação e entretenimento são tão transformadoras quanto a leitura. Ler me tornou escritor. Ler nos permite viajar sem sair do lugar. Ler nos permite aprender de uma forma completa, com discussão profunda de ideias. A leitura deve ser incentivada em qualquer contexto, ainda mais em um país que se envergonha de estar lá no fundo dos rankings de capacidade estudantil e de conhecimento. Impor tributos aos livros é sinalizar que esta atividade não precisa de estímulo, que o nível de leitura dos brasileiros é suficiente, que há equilíbrio econômico na atividade. Nada mais absurdo do que esta ideia. Não nos calemos sobre essa discussão. Mobilize-se contra o fim da imunidade tributária dos livros. Sua assinatura na petição é muito importante: http://chng.it/H8qrSLn9

Vídeo de Gustavo Cerbasi sobre a tentativa de tributação dos livros:

< https://www.youtube.com/watch?v=72grTsAr8ik>

Canal: Gustavo Cerbasi; nome do vídeo: Tributar livros? Essa proposta NÃO pode ser séria!

 

5.    Na descrição do vídeo acima, a opinião do autor quanto a leitura é

a.    que ela não permite aprender de uma forma completa.

b.    que os livros devem ser tributados.

c.    que ela não deve ser incentivada, pois o nível de leitura dos brasileiros é suficiente.

d.    que ela é transformadora como poucas formas de educação são.

 

6.    Na descrição do vídeo contém um alerta e pede para que você tome uma atitude. Que atitude é essa? Você tomou essa atitude?

 

7.    Qual o intuito de Gustavo Cerbasi em produzir esse vídeo?

Agora analise o artigo de opinião abaixo para responder as questões 8 a 12:





 

Fonte: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/a-falacia-de-paulo-guedes-sobre-a-taxacao-de-livros.shtml

 

 




 







 









Fonte: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/a-falacia-de-paulo-guedes-sobre-a-taxacao-de-livros.shtml>

 

 

8.        No título do texto, que palavra o autor utiliza para já mostrar ao seu leitor que não concorda com a taxação dos livros? Pesquise e informe o significado dessa palavra.

9.        Qual o tema abordado e onde já temos pistas sobre o que o autor irá tratar?

10.    Que ponto de vista o autor defende?

11.    Identifique CINCO argumentos utilizados pelo autor e informe em que parágrafo estão cada um. (Você não precisa copiar do texto, apenas coloque com suas palavras sobre que argumento ele está tratando no parágrafo indicado por você).

12.    Informe sua opinião sobre a taxação de livros e como isso afetaria a você e a muitos jovens de sua idade.

 

ATENÇÃO!

PARTE DAS QUESTÕES ACIMA ESTÁ EM UM QUIZ PRODUZIDO PARA VOCÊS!

AO FINALIZAREM O QUIZ É POSSÍVEL VER AS RESPOSTAS E AS EXPLICAÇÕES, BASTA VOCÊS ESCOLHAM O QUE QUEREM VER.

COPIEM ESSE LINK E COLEM-NO EM SEU NAVEGADOR: https://www.goconqr.com/pt-BR/quiz/24830952/Teste-sobre-os-textos-de-opini-o--principalmente-o-artigo-de-opini-o-

 

 



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