Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
Professor:
Manoel Gomes Oliveira em 15/AGO/2020
ATIVIDADE
REFERENTE À 12ª SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO/2020
GEOGRAFIA - 12ª OU 4ª
SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO/2020
6º
A - B - C- 6º CF
- (CORREÇÃO DE FLUXO)
ANO/SEGMENTO:
6º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
UNIDADES
TEMÁTICAS: O relevo, as águas e as paisagens
OBJETO
DO CONHECIMENTO: O relevo terrestre
HABILIDADE(S):
(EF06GE11)
Compreender
a ação da dinâmica interna da Terra na modelagem do relevo terrestre.
Leia
a página 96 e responda essa atividade.
O
relevo terrestre
Na
superfície terrestre podemos observar a existência de vários tipos de terrenos:
uns mais elevados, outros mais planos. Esse conjunto de formas variadas da
superfície do nosso planeta é chamado de relevo.
As
características do relevo são modificadas por agentes internos e externos, que
formam e transformam o modelado terrestre. As diferentes formas de relevo
existentes são resultado da combinação das dinâmicas interna e externa da
Terra.
Dinâmica
interna da Terra e as formas de relevo
As
forças que caracterizam a dinâmica interna da Terra existem desde a formação do
nosso planeta. O conhecimento atual sobre o interior da Terra foi obtido com
base nas observações feitas na superfície terrestre de fenômenos naturais
originados no interior do planeta. Outro recurso utilizado foi a comparação de
dados obtidos de algumas perfurações pouco profundas.
Estudos
geológicos demonstraram que o nosso planeta apresenta três grandes subdivisões
internas: a crosta, o manto e o núcleo. Essas
camadas diferenciam-se, principalmente, por causa de sua profundidade, composição e temperatura.
ATIVIDADE
A-Segundo
estudos geológicos, o nosso planeta apresenta três grandes subdivisões
internas, cite-as.
B-Qual
a principal causa da diferenciação dessas camadas?
Prof.
Manoel Gomes Oliveira
profmgooliver60@gmail.com
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
HISTÓRIA - 12ª OU 4ª
SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO/2020
6º
A-B-C-6º CF
- (CORREÇÃO DE FLUXO)
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
UNIDADES
TEMÁTICAS: História do Egito antigo.
OBJETO
DO CONHECIMENTO: A vida do camponês no Egito Antigo.
HABILIDADE(S):(EF06HI06)
Identificar e comparar por meio do estudo dessas sociedades, a vida do
camponês e do escriba.
Leia
o texto a seguir e responda.
Deixa
que te recorde o estado miserável em que fica o camponês quando chegam os
funcionários que vêm fixar a taxa da colheita [...]. O trigo que estava na eira
desapareceu, os ladrões levaram-no. Não pode pagar o que deve pelos bois que
pediu emprestado. Além disso, os bois morreram de tanto lavrarem e debulharem.
E o escriba já atraca à margem do rio para calcular o imposto sobre a colheita,
com um grupo de servos armados de bastões [...] com ramos de palmeira. Dizem:
“Mostra-nos o trigo!”. Mas não há nenhum trigo e o camponês é espancado sem dó
nem piedade [...].
SCHNEIDER,
Maurício E. O Egito antigo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 15. (Que
história é esta?).
ATIVIDADE
a)
Dê um título ao texto.
b)
Transcreva o trecho do texto que registra abuso de autoridade na cobrança de
impostos.
c)
Qual o assunto principal do texto?
Prof.
Manoel Gomes Oliveira
profmgooliver60@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário