17 agosto, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROF(A): THAÍS SARAIVA - 11ª SEMANA - 6º ANOS (A,B,C,D, CF)

                                                     6º ANO – ANOS FINAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 6º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

11ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profª: Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento: Leitura

Aluno (a):

_____________________________________________________________________


Habilidades: (EF69LP04) - Fotorreportagem


Olá alunas e alunos! Semana passada nós iniciamos os estudos sobre o gênero textual Reportagem. Vimos que a Reportagem é um texto jornalístico geralmente publicado em revistas e jornais (impressos e virtuais), mas que também pode aparecer em programas televisivos. O objetivo principal da reportagem é informar a população, o seu leitor, sobre algum assunto de importância social (temas como política, saúde, educação, economia, meio ambiente...) de maneira mais profunda do que a notícia, além de conter dados de pesquisas, falas de especialistas no assunto e até o ponto de vista do repórter que a escreveu, por isso, objetiva também mostrar o olhar do repórter sobre aquele assunto e ajudar o leitor a formar a sua própria opinião também. Por isso é muito importante que nós façamos uma leitura crítica ao nos depararmos com uma reportagem.

Pois bem, o gênero textual dessa semana é muito parecido com a Reportagem, é a chamada Fotorreportagem. Só em ler o nome do gênero textual dessa semana, já podemos compreender que se trata de uma reportagem a partir de fotos. E é isso mesmo!

A fotorreportagem é um gênero muito mais visual, imagético, não tem muito texto escrito. Ele vai registrar a visão do repórter sobre aquela realidade através da fotografia, ou seja, a fotorreportagem vai relatar a realidade por meio de imagens. A opinião do repórter vai aparecer nas fotos através dos ângulos na fotografia, da perspectiva que ele vai escolher para registrar aquele momento.

Em sua estrutura, a fotorreportagem é composta por títulos (que pode ser um geral para várias fotos da mesma fotorreportagem) e legenda (pequeno texto que está logo abaixo de cada foto, complementando uma ou outra informação daquela fotografia).

Vamos ver agora as fotorreportagens na prática?! A fotorreportagem da atividade abaixo foi retirada do jornal virtual O Povo. Leia-o e, em seguida, responda as questões abaixo.


1) A partir da leitura do título dessa fotorreportagem, responda: sobre o que irão tratar as fotografias?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Quando essa fotorreportagem foi publicada no jornal?

_________________________________________________________________________

3) Quem foi o fotojornalista que fez os registros fotográficos?

_________________________________________________________________________

4) Em quais comunidades as fotografias foram tiradas?

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Comunidade das Quadras, na Aldeota. (Foto: Fábio Lima)


 

5) De onde o fotojornalista registrou essa imagem: de dentro ou de fora a comunidade?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) De acordo com essa foto, você acha que é possível as pessoas dessa comunidade manterem o afastamento social de maneira segura? Justifique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Fortaleza, Ce, Brasil. 13.05.2020: Comunidade das Quadras em tempo de coronavírus. (Foto: Fábio Lima)

 

7) O que a mulher da imagem está fazendo na fotografia acima e por que ela está usando máscara?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Em sua opinião, por que o repórter resolveu registrar esse momento? Esse registro tem alguma relação com o título da fotorreportagem?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9) Quais informações contem na legenda da fotografia acima?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Retorne à sua resposta da primeira questão: as fotografias falaram sobre o assunto que você imaginou ao ler o título da fotorreportagem? Por que?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário