22 agosto, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 12ª SEMANA - 8º ANOS

                                                                      8º ano-  Anos Finais

LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa 12ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane

Objeto do conhecimento: Produção textual 

Aluno (a):

Habilidade: (EF69LP09)

Questão 1- Nas aulas anteriores nós aprendemos sobre o gênero propaganda e percebemos a diferença entre ela e a publicidade. Na atividade dessa semana é a sua vez de produzir um anúncio. Antes é preciso lembrar o que normalmente observamos no gênero publicitário.

 

 

 Passos para criar um anúncio:

 

 

1.    Comece com um slogan que chame atenção do consumidor e ele não esqueça o seu produto. Deixe-o curto, o produto normal não precisa de mais do que seis ou sete palavras. Independente do que for, o lema deve conquistar a atenção do consumidor e convencê-lo de que seu produto é diferente dos demais. Considere usar:

 

Rimas – “Tomou Doril, a dor sumiu”.

 

Humor – “Boca suja? Limpe-a com o chiclete Orbit!”

 

Uma jogada de palavras – “Ace todo branco fosse assim”.

 

Imaginário Criativo – Chinelos Rider – “Dê férias a seus pés”.

 

Metáforas – “Red Bull te dá asas!”

 

 

 

2.    Evite o mesmo de sempre. O segredo de um bom anúncio é torná-lo diferente dos outros.

 

3.    Use técnicas de persuasão. Existem métodos verdadeiros e comprovados que publicitários utilizam para fazer seus anúncios funcionarem. Estes incluem:

 

Senso comum: Desafiar o consumidor a pensar em um bom motivo para comprar um produto ou serviço.

 

Humor: Fazer o consumidor rir, tornando o produto mais memorável e agradável.

 

Repetição: Faça com que seu produto seja lembrado através da repetição de elementos-chave. Jingles (música) são os meios mais óbvios de se fazer isso, mas eles podem ser irritantes caso não sejam muito bons.

 

Exigências: Convença o consumidor que o tempo é essencial. Ofertas limitadas, liquidações-relâmpago e coisas do gênero são meios comuns de se fazer isso.

 

4.    Conheça o seu público. Mesmo o anúncio mais inteligente do mundo não funcionaria se não mirasse um público-alvo. Busca por certa faixa etária? Você quer pessoas com determinado nível econômico? Ou talvez esteja procurando por uma população com interesses especiais? Seja lá o que for, tente ter uma boa ideia de quem é o seu consumidor ideal e por que ele ou ela iria se interessar no seu anúncio.

 

 

5.     Pergunte-se se o produto que você está vendendo, as pessoas comprariam com a intenção de se sentirem melhor com seus status sociais e econômicos?

 

 

6.    Foque no aspecto mais apelativo de seu produto. Por que ele deveria cativar pessoas? O que o diferencia de produtos semelhantes? O que você mais prefere nele? Estas podem ser boas perguntas iniciais para o anúncio.

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL- ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

 

 Você deverá redigir um texto do gênero publicitário, a partir dos passos a seguir: Imagine que você trabalha em uma agência de publicidade e tem que elaborar um texto a ser publicado nas redes sociais da empresa. Pense em qual produto você quer vender e lembre-se de todos critérios que fazem seu anúncio ser o mais criativo possível. Pode desenhar o produto, exagerar/mentir sobre ele. Use a criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário