8º ano- Anos Finais
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa 12ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da
Rocha
Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane
Objeto do conhecimento: Produção textual
Aluno (a):
Habilidade: (EF69LP09)
Questão 1- Nas aulas anteriores nós aprendemos sobre o gênero propaganda e
percebemos a diferença entre ela e a publicidade. Na atividade dessa semana é a
sua vez de produzir um anúncio. Antes é preciso lembrar o que
normalmente observamos no gênero publicitário.
Passos para criar
um anúncio:
1.
Comece com um slogan que chame
atenção do consumidor e ele não esqueça o seu produto. Deixe-o curto, o produto
normal não precisa de mais do que seis ou sete palavras. Independente do que
for, o lema deve conquistar a atenção do consumidor e convencê-lo de que seu
produto é diferente dos demais. Considere usar:
Rimas – “Tomou Doril, a
dor sumiu”.
Humor – “Boca suja?
Limpe-a com o chiclete Orbit!”
Uma jogada de palavras –
“Ace todo branco fosse assim”.
Imaginário Criativo –
Chinelos Rider – “Dê férias a seus pés”.
Metáforas – “Red Bull te
dá asas!”
2.
Evite o mesmo de sempre. O
segredo de um bom anúncio é torná-lo diferente dos outros.
3.
Use técnicas de persuasão.
Existem métodos verdadeiros e comprovados que publicitários utilizam para fazer
seus anúncios funcionarem. Estes incluem:
Senso comum: Desafiar o
consumidor a pensar em um bom motivo para comprar um produto ou serviço.
Humor: Fazer o
consumidor rir, tornando o produto mais memorável e agradável.
Repetição: Faça com que
seu produto seja lembrado através da repetição de elementos-chave. Jingles
(música) são os meios mais óbvios de se fazer isso, mas eles podem ser
irritantes caso não sejam muito bons.
Exigências: Convença o
consumidor que o tempo é essencial. Ofertas limitadas, liquidações-relâmpago e
coisas do gênero são meios comuns de se fazer isso.
4.
Conheça o seu público. Mesmo o
anúncio mais inteligente do mundo não funcionaria se não mirasse um
público-alvo. Busca por certa faixa etária? Você quer pessoas com determinado
nível econômico? Ou talvez esteja procurando por uma população com interesses
especiais? Seja lá o que for, tente ter uma boa ideia de quem é o seu
consumidor ideal e por que ele ou ela iria se interessar no seu anúncio.
5.
Pergunte-se se o produto que você está
vendendo, as pessoas comprariam com a intenção de se sentirem melhor com seus
status sociais e econômicos?
6.
Foque no aspecto mais
apelativo de seu produto. Por que ele deveria cativar pessoas? O que o
diferencia de produtos semelhantes? O que você mais prefere nele? Estas podem
ser boas perguntas iniciais para o anúncio.
PRODUÇÃO
TEXTUAL- ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Você deverá redigir um texto do gênero publicitário, a partir dos passos a seguir: Imagine que você trabalha em uma agência de publicidade e tem que elaborar um texto a ser publicado nas redes sociais da empresa. Pense em qual produto você quer vender e lembre-se de todos critérios que fazem seu anúncio ser o mais criativo possível. Pode desenhar o produto, exagerar/mentir sobre ele. Use a criatividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário