14 agosto, 2020

RELIGIÃO - 11ª SEMANA - 8º ANOS

                                                             8º ano-  Anos Finais

RELIGIÃO

Ano/Etapa: 8º – Anos Finais

Componente Curricular: Religião

11ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profs: Crislene/ Josiane/ Mariane

Objeto do conhecimento: Crenças, filosofias de vida e esfera pública.

HABILIDADE: (EF08ER04)

                                           

                                            RELIGIÃO E DIGNIDADE


         Todos nós valoramos e não podemos deixar de valorar. Não é possível a vida sem proferir, constantemente juízos de valor. É a essência do ser humano conhecer, querer e valorar. Todo o querer pressupõe um valor. Nada podemos querer senão aquilo que, de qualquer maneira, nos pareça valoroso e como tal digno de ser desejado.

Eurico dos Santos Veloso


                                                  

Todas as religiões procuram auxiliar o ser humano para que tenha uma vida saudável, segundo a sua concepção, o que nem sempre ocorre em nossa sociedade. Veja o que diz a história a seguir:


Havia um homem que tinha um medo assustador de cão, porque pensava que ele era uma raposa. Quando saía na rua e avistava um cão, podia ser distante, saía em disparada para se esconder. O medo era tanto, que influenciava e prejudicava a vida de sua família, de vizinhos, de amigos e da cidadezinha onde vivia. Não suportando mais, a família resolve levar o homem para fazer um tratamento e o interna em uma clínica especializada. Passado o tempo, após um tratamento, o homem volta para a sua casa. Um belo dia, quando saía novamente pelas ruas caminhando tranquilamente, eis que, de repente, avista na ponta da rua um cão e sai correndo desesperadamente, para espanto de todos. Quando conseguem encontrá- lo, após várias horas, perguntam-lhe. Por que você saiu correndo novamente? Você agora está curado e sabe que não é raposa. Eu sei, afirma o homem. Eu sei que estou curado e não sou mais raposa, mas acontece que os cachorros não sabem.

                                    

                                                                                                                           História Popular


As religiões existem para resgatar a nossa dignidade de pessoas humanas e não para nos deixarem doentes. Elas têm a função de nos dizer que somos importantes e que podemos caminhar livres, sem medo daqueles que querem nos desmerecer. Cada ser humano tem a sua dignidade e não podemos jamais ser considerados como se fôssemos uma raposa, mesmo que alguns queiram nos transformar em raposas.

Veja o que afirma algumas religiões:

Ø  “Vós sois o templo do Espírito Santo.” – Cristianismo

Ø  “A verdadeira decisão é jamais agredir nenhum ser vivo.” – Budismo

Ø  “Viver sempre a sinceridade e nunca a falsidade.” – Zoroastrismo

Ø  “Cada pessoa é responsável pela sua purificação.” – Espiritismo

Ø  “Criei vocês porque sozinho eu estava entediado. Quero que fiquem sempre comigo. Vivam felizes, não façam mal a ninguém nem a nada e eu me alegrarei com vocês.” – Indígenas do Equador

Ø  “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus Ele criou, e os criou homem e mulher.” – Judaísmo e Cristianismo

Ø  “Deus supremo está mais próximo que a veia em teu pescoço.” – Islamismo

Ø“Seja manso e responsável pela terra.” – Budismo


ATIVIDADES

Em seu caderno, escreva a data e o título do conteúdo. Em seguida, copie as atividades para respondê-las. Caso tenha a impressão desse material, responda as questões na própria folha, quando possível.


1-  O que você achou mais interessante na “História Popular”? O que ela tem a ver com a nossa vida?

 

2-  Converse com os pais, avós, com aqueles que moram na sua casa. Escolha um fato da vida que você conhece no qual a religião auxiliou as pessoas a serem saudáveis. Em seguida, faça um breve relato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário