20 agosto, 2020

7º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA - 11ª SEMANA - FELIPE / HELDER / LINDEMBERG

 

PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS

 

Ano/Etapa: 7° ano – anos finais.

Componente curricular: Educação Física

Objeto de conhecimento: Espores de aventura.

Habilidades: (EF67EF21).

11° semana (17/08/2020 a 21/08/2020)


PARTE 01: ATIVIDADE TEÓRICA

Leia o texto abaixo:

 

ESPORTES DE AVENTURA - PARKOUR

 

A priori, antes de você entender os objetivos dessa modalidade, é melhor que você entenda antes a palavra ‘parkour’. Assim sendo, traduzindo do francês, ela significa “percurso”. Aliás, o nome já diz muito sobre esse esporte ou expressão corporal, assim conhecido por alguns.

Basicamente, o principal objetivo dele é se deslocar de um ponto a outro. Porém, deve ser de modo rápido e direto. E, para conseguir isso, é preciso que todos os movimentos sejam feitos, literalmente, saltando ou correndo.

Além do mais, para ser feito com sucesso, você precisa ainda desviar de obstáculos como muros e carros. Essas manobras utilizam técnicas da ginástica olímpica e de artes marciais. Por isso, são um pouco perigosas.

Inclusive, são justamente essas manobras que fazem algumas pessoas sentirem tremenda insegurança de praticar essa modalidade. Até porque, é válido destacar que as pessoas que praticam esse esporte, geralmente não usam nenhum tipo de equipamento de segurança. Ou seja, eles se deslocam de um lugar para outro, usando apenas o corpo.

Porém, apesar de ser visto como uma atividade física de aventura, ela também se relaciona com desenvolvimento pessoal. Dentre esses desenvolvimentos, os praticantes de parkour, destacam como principal a superação de limites.

A priori, o parkour além de ser uma forma de se exercitar, você consegue se divertir ao mesmo tempo. Além desses dois pontos positivos, essa prática pode também aprimorar sua respiração por meio da melhora do sistema cardiorrespiratório e também ele pode melhorar o seu sistema automotor.

Sobretudo, ele também serve para queimar calorias. E ainda trabalhar a resistência do corpo em conjunto com a mente, melhorando a concentração e desenvolvendo a coordenação motora. Além do mais, ele pode também servir como um calmante, reduzindo o seu estresse. Contudo, vale ressaltar que cada organismo conseguirá reagir de uma forma diferente, em relação ao esporte.

O parkour possui alguns movimentos, como: escalada (escalar paredes e muros), big jump (grande salto que deve ser realizando de qualquer local acima de 3 metros), tic tac (mudança de local de forma rápida, como pular de uma escadaria para outra), salto de precisão (um salto de um ponto ao outro que necessita de acerto), cat leap (realizar uma escalada após um salto ou pulo), kink kong vault (salto pra frente, por cima de um objeto utilizando as duas mãos), wall run (você corre em direção uma parede, pula, escala e em seguida, pula pra trás para cair numa mureta menor), rolamentos (movimento corporal utilizado após aterrissar de um salto) e etc.

PARTE 02: ATIVIDADE TEÓRICA

1)    Após a leitura do texto responda os itens abaixo:

a)    Qual o principal objetivo do Parkour?

b)   Explique, em poucas palavras, o que é o Parkour.

c)    Diga dois benefícios que o Parkour pode favorecer ao nosso corpo e/ou mente.

d)   Cite TRÊS movimentos que existem no Parkour e explique o que é cada um deles.


2)    Veja o vídeo abaixo no youtube sobre Parkour e observe como é tal esporte de aventura.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7cBWJBwynnM

a)    O texto que foi apresentado no começo dessa atividade nos mostra os nomes de vários movimentos que existem no Parkour. Após assistir o vídeo acima, tente escrever o nome dos movimentos que você conseguiu identificar.

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