MATEMÁTICA – 11ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADES TEMÁTICAS: Números / Álgebra.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I)
Números inteiros: usos, história, ordenação,
associação com pontos da reta numérica e operações;
II)
Linguagem algébrica: variável e incógnita.
HABILIDADES:
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam
operações com números inteiros.
(EF07MA14) Classificar sequências em recursivas e não
recursivas, reconhecendo que o conceito de recursão está presente não apenas na
matemática, mas também nas artes e na literatura.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Resolva os exercícios abaixo sobre os números inteiros:
Resolução do Professor:
Mais um exemplo para a fixação:
Resolução do Professor:
Observe as perguntas sobre a questão:
Obs:
Olhe a dica abaixo:
Um exemplo para fixar a ideia da reta numérica nos
inteiros:
O que será que acontece quando os dois números são
negativos na reta:
A próxima atividade será realizada pelos alunos com
bastante atenção:
Resolução do Aluno:
Vejamos um exemplo:
Podemos concluir que a variação da temperatura seria a
diferença entre a temperatura final e a inicial, ou seja:
(+32) – (+23) =
Tirando os parênteses, temos:
+ 32 – 23 = 9 graus (a variação)
Observem as dicas abaixo:
A próxima atividade será realizada pelos alunos com
bastante atenção:
Resolução do Aluno:
Vamos começar a falar de multiplicação de números
inteiros, utilizando o exemplo abaixo:
Resolução do Professor:
A prova tinha 8 questões e cada certa ( 3 pontos) e cada
errada ( - 2 pontos). Ela acertou 5 e errou 3
Então:
(+5) . (+3) + (+3) . (-2) =
(+15) + (- 6) =
+ 15 – 6 = 9
A ideia dos parênteses e do “jogo dos sinais” será
explicado abaixo:
As próximas atividades serão realizadas pelos alunos com
bastante atenção:
Resolução do Aluno:
Resolução do Aluno:
Vejamos com um exemplo como funciona a divisão de números
inteiros:
a) (+40) : (-10) = - 4, então A = - 4
b) (-15) : (+5) = - 3, então B = - 15
c)(-45) : (-5) = + 9, então C = -5
d) (-35) : ( -5) = + 7, então D = + 7
e) A + B x C – D = (- 4) + (- 15) x (- 5) – (+7).
Obs: Primeiro resolvemos a multiplicação ou
divisão e por último a soma ou subtração. Então temos:
(- 4) + (- 15) x (- 5) – (+7) =
(-4) + (+ 75) – (+7) =
- 4 + 75 – 7 =
+71 – 7 = + 64
Resolva a atividade com atenção:
Resolução do Aluno:
Observações importantes abaixo:
A próxima atividade será realizada pelos alunos com bastante atenção:
Resolução do Aluno:
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