17 agosto, 2020

MATEMÁTICA - PROF: STENIO AGUIAR - 11ª SEMANA - 7º ANOS (A,B,C,D,CF)

 MATEMÁTICA – 11ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

UNIDADES TEMÁTICAS: Números / Álgebra.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

I)                    Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações;

II)                  Linguagem algébrica: variável e incógnita.

 

HABILIDADES:

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

(EF07MA14) Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura.

 

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:

Resolva os exercícios abaixo sobre os números inteiros:

Resolução do Professor:


Mais um exemplo para a fixação:

Resolução do Professor:

Observe as perguntas sobre a questão:

Obs:


Olhe a dica abaixo:



Um exemplo para fixar a ideia da reta numérica nos inteiros:


O que será que acontece quando os dois números são negativos na reta:


A próxima atividade será realizada pelos alunos com bastante atenção:

Resolução do Aluno:






Vejamos um exemplo:



Podemos concluir que a variação da temperatura seria a diferença entre a temperatura final e a inicial, ou seja:

(+32) – (+23) =

Tirando os parênteses, temos:

+ 32 – 23 = 9 graus (a variação)


Observem as dicas abaixo:


A próxima atividade será realizada pelos alunos com bastante atenção:

Resolução do Aluno:







Vamos começar a falar de multiplicação de números inteiros, utilizando o exemplo abaixo:



Resolução do Professor:

A prova tinha 8 questões e cada certa ( 3 pontos) e cada errada ( - 2 pontos). Ela acertou 5 e errou 3

Então:

(+5) . (+3) + (+3) . (-2) =

(+15) + (- 6) =

+ 15 – 6 = 9

A ideia dos parênteses e do “jogo dos sinais” será explicado abaixo:


As próximas atividades serão realizadas pelos alunos com bastante atenção:

Resolução do Aluno:






Resolução do Aluno:





Vejamos com um exemplo como funciona a divisão de números inteiros:

a) (+40) : (-10) = - 4, então A = - 4

b) (-15) :  (+5)  = - 3, então B = - 15

c)(-45) :  (-5)  = + 9, então C = -5

d) (-35) :  ( -5) = + 7, então D = + 7

e) A + B x C – D =  (- 4) + (- 15) x (- 5) – (+7).   

Obs: Primeiro resolvemos a multiplicação ou divisão e por último a soma ou subtração. Então temos:

(- 4) + (- 15) x (- 5) – (+7) =

(-4) + (+ 75) – (+7) =

- 4 + 75 – 7 =

+71 – 7 = + 64

Resolva a atividade com atenção:

Resolução do Aluno:





Observações importantes abaixo:

A próxima atividade será realizada pelos alunos com bastante atenção:

Resolução do Aluno:




     




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