13 agosto, 2020

ATIVIDADES DO PROFESSOR MANOEL GOMES - TODAS

 ATIVIDADES DO PROFESSOR MANOEL GOMES

Todas 9ª semana e 10ª semana, todas as turmas e disciplinas.

PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS - SEGUNDO SEMESTRE/2020

 Ao retornarmos às nossas atividades remotas desejamos a todos os diletos alunos da Escola Dalva Pontes da Rocha muita saúde, paz, felicidade e harmonia com seus familiares.

De nossa parte, a vontade era de estarmos presencial com vocês, mas isso não depende de nós, portanto, ficamos no aguardo da liberação do Governo do Estado, mais precisamente das autoridades sanitárias, para que possamos voltar com segurança e livres do perigo de contágio do corona vírus, principalmente toda a comunidade escolar: alunos, professores grupo gestor e colaboradores de nossa escola, pois somos os responsáveis diretos na linha de frente da missão de educar.

Após mais de cem dias de batalha das equipes de saúde, dia a dia, contra essa pandemia, já sabemos do tamanho da letalidade do covid 19 que nas últimas semanas vem matando todo dia no Brasil, mais de mil pessoas em 24 horas. Lamentavelmente, essas são as estatísticas diárias nos telejornais. E, mais lamentável ainda, é a classificação da nossa Caucaia que é o segundo lugar no quadro da triste estatística do Estado do Ceará. Portanto, sejamos prudentes e cautelosos com o nosso retorno presencial, que deverá acontecer somente com total segurança, de acordo com as recomendações das autoridades da Saúde do Estado.

Esta é a nossa mensagem à todos os alunos da Escola Dalva Pontes da Rocha.   

   Professor Manoel Gomes

 Em 31 de julho de 2020

 

ATIVIDADE REFERENTE À PRIMEIRA SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO/2020

 

ATIVIDADE PARA AS TURMAS: 6º A-B-C-6º CF-7º B-7º C-9º C e EJA

 

Faça um texto de no mínimo 15 linhas comentando sobre todo esse período de quarentena, como você pode relatar os acontecimentos desses últimos cem dias e sobre como você vem se comportando diante desse isolamento social.

     

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

 

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

GEOGRAFIA - 2a SEMANA (10/8 a 14/8)

6º A-B-C-6º CF - (CORREÇÃO DE FLUXO)

 

 ANO/SEGMENTO: 6º...

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

UNIDADES TEMÁTICAS: Natureza, ambientes e qualidade de vida

OBJETO DO CONHECIMENTO: Atividades humanas e dinâmica climática

HABILIDADE(S): (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das

práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

 

ATIVIDADE

 

Leia da página 80 à 91 e RESPONDA

 

Você conhece outros exemplos de mitos e lendas que retratam a origem da Terra, do dia, da noite ou de outros fenômenos naturais? 

Faça uma pesquisa e registre no caderno as informações encontradas.

 

 

HISTÓRIA - 2a SEMANA (10/8 a 14/8)

ANO/SEGMENTO: 6º A-B-C-6º CF - (CORREÇÃO DE FLUXO)

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

UNIDADES TEMÁTICAS: História: tempo, espaço e formas de registros.

OBJETO DO CONHECIMENTO: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os

processos de sedentarização.

HABILIDADE(S):(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no

território americano.

 

ATIVIDADE

 

Faça uma leitura da página 84 à 85 e DEFINA.

A). O que é um Rubi?

B). O que é uma tonelada?

 

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

6º CF ARTES - SEGUNDA SEMANA

 

ARTES - 2a SEMANA (10/8 a 14/8)

ANO/SEGMENTO: 6º CF - (CORREÇÃO DE FLUXO)

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES

UNIDADES TEMÁTICAS: Arte e lugar

OBJETO DO CONHECIMENTO: Arte em projetos: Teatro, Dança

HABILIDADE(S):(EF69AR09)       

 

ATIVIDADE

Para refletir:

Qual é o lugar de fazer e apresentar a arte? Existe um lugar específico ou será que a arte pode estar em diferentes espaços? Ao andarmos pelas cidades, podemos observar que acontecem manifestações artísticas. Podem ser danças, pinturas, atores trabalhando em plena praça pública e outras manifestações. Será que a arte pode estar por toda parte? Qual é o lugar de fazer arte?

Agora responda.

1.       Você já assistiu a uma apresentação artística com essas linguagens cênicas em um espaço público (ruas, praças, shopping ou outro)? Já assistiu a algum espetáculo de teatro em vídeo?

 

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

 

7º B – ARTES   2a SEMANA (10/8 a 14/8)

ANO/SEGMENTO: 7º B

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES

UNIDADES TEMÁTICAS: Arte em projetos 

OBJETO DO CONHECIMENTO: O som e a criação musical

HABILIDADE(S):(EF69AR17)

 

ATIVIDADE

 

Leia da pág. 34 à 35 e responda.

 

Como as linguagens estão presentes e se apresentam no seu cotidiano? Como você as percebe? E a arte, onde está? (Pessoal)

 

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

 

7º C – ARTES   2a SEMANA (10/8 a 14/8)

ANO/SEGMENTO: 7º C

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES

UNIDADES TEMÁTICAS: Arte em projetos 

OBJETO DO CONHECIMENTO: O som e a criação musical

HABILIDADE(S):(EF69AR17)

 

ATIVIDADE

 

Leia da pág. 34 à 35 e responda.

 

Como as linguagens estão presentes e se apresentam no seu cotidiano? Como você as percebe? E a arte, onde está? (Pessoal)

 

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

7º C – RELIGIÃO   2a SEMANA (10/8 a 14/8)

ANO/SEGMENTO: 7º C

COMPONENTE CURRICULAR: RELIGIÃO

UNIDADES TEMÁTICAS: Conhecer para quê?

OBJETO DO CONHECIMENTO: Cultura e Ciência

HABILIDADE(S):(EF02ER09) Entender os conceitos de cultura, ciência e tecnologia, sem entrar em conflito de conhecimentos entre crenças e/ou religiões.

 

LEIA ATENTAMENTE

 

A ciência e a tecnologia fazem parte da cultura. As noções de cultura, ciência e tecnologia têm características comuns, mas também existem diferenças entre elas.

        *     Cultura é o conjunto de crenças, conhecimentos, leis, expressões artísticas, símbolos, formas de pensar, costumes, técnicas e modos peculiares de um determinado grupo de pessoas. Existem diversas culturas nos distintos povos e países do mundo.

        *     Ciência é o conjunto sistemático de conhecimentos, métodos e conceitos com que o homem procura descobrir e explicar sua própria realidade e o mundo. A ciência se divide em muitos ramos distintos, de acordo com os diversos aspectos que estuda.

        *     Tecnologia é a aplicação dos conhecimentos científicos para obter bens e serviços que possam resolver problemas e que ajudem as pessoas a viver melhor.

A cultura é um bem a que todas as pessoas têm direito e as tradições culturais devem ser respeitadas, dentro dos limites dos direitos humanos.

A ciência e a tecnologia devem ser públicas e estar a serviço das pessoas. Se elas se destinam a fins destrutivos, devem ser consideradas imorais.

 

ATIVIDADE

 

Faça em seu caderno, resumidamente, esses conceitos acima em destaque:

 

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

GEOGRAFIA - 2a SEMANA (10/8 a 14/8)

 

ANO/SEGMENTO: EJA III e IV

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

UNIDADES TEMÁTICAS: Natureza, ambientes e qualidade de vida

OBJETO DO CONHECIMENTO: Atividades humanas e dinâmica climática

HABILIDADE(S): (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das

práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

 

ATIVIDADE

RESPONDA

 

Você conhece exemplos de mitos e lendas que retratam a origem da Terra, do dia, da noite ou de outros fenômenos naturais? Faça uma pesquisa e registre no caderno as informações encontradas.

 

ANO/SEGMENTO: EJA III e IV

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

UNIDADES TEMÁTICAS: Mundo do trabalho

OBJETO DO CONHECIMENTO: Desigualdade social e o trabalho

HABILIDADE(S): (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de

industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do

território brasileiro.

 

ATIVIDADE

RESPONDA

Você conhece exemplos de mitos e lendas que retratam a origem da Terra, do dia, da noite ou de outros fenômenos naturais? Faça uma pesquisa e registre no caderno as informações encontradas.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

 

EJA III E IV HISTÓRIA - 2a SEMANA (10/8 a 14/8)

ANO/SEGMENTO: EJA III E IV

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

UNIDADES TEMÁTICAS: História: tempo, espaço e formas de registros.

OBJETO DO CONHECIMENTO: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os

processos de sedentarização.

HABILIDADE(S):(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no

território americano.

Leia com atenção.

 

Mineração, artesanato e comércio O solo cuxita era riquíssimo em metais, como o ouro e o ferro, e pedras preciosas, como o rubi. Escavações recentes em Méroe revelaram templos e muros folheados a ouro. Calcula-se que, durante sua existência, Kush chegou a produzir a espantosa quantia de 1 600 toneladas de ouro. Os governantes cuxitas exerciam um rígido controle sobre a extração e o comércio de minérios, garantindo com isso seus rendimentos e seu poder. O ouro cuxita era usado no comércio com o Egito e com Roma. Quanto ao ferro, é provável que Méroe tenha sido o lugar a partir do qual se difundiu o conhecimento da fusão e do manuseio desse metal na África.

 

ATIVIDADE

 

 

DEFINA.

A). O que é um Rubi?

B). O que é uma tonelada?

 

ANO/SEGMENTO: EJA III e IV

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

UNIDADES TEMÁTICAS: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial

americano

OBJETO DO CONHECIMENTO: A conquista da América e as formas de organização

política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação.

HABILIDADE(S): (EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades

americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de

alianças, confrontos e resistências.

 

Leia com atenção.

 

Mineração, artesanato e comércio O solo cuxita era riquíssimo em metais, como o ouro e o ferro, e pedras preciosas, como o rubi. Escavações recentes em Méroe revelaram templos e muros folheados a ouro. Calcula-se que, durante sua existência, Kush chegou a produzir a espantosa quantia de 1 600 toneladas de ouro. Os governantes cuxitas exerciam um rígido controle sobre a extração e o comércio de minérios, garantindo com isso seus rendimentos e seu poder. O ouro cuxita era usado no comércio com o Egito e com Roma. Quanto ao ferro, é provável que Méroe tenha sido o lugar a partir do qual se difundiu o conhecimento da fusão e do manuseio desse metal na África.

 

ATIVIDADE

 

 

DEFINA.

A). O que é um Rubi?

B). O que é uma tonelada?

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

EJA– ARTES   2a SEMANA (10/8 a 14/8)

ANO/SEGMENTO: EJA

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES

UNIDADES TEMÁTICAS: Arte em projetos 

OBJETO DO CONHECIMENTO: O som e a criação musical

HABILIDADE(S):(EF69AR17)

 

ATIVIDADE

 

Responda.

 

Como as linguagens musicais estão presentes e se apresentam no seu cotidiano? Como você as percebe? E a arte, onde está? (Pessoal)

 

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

7º C – RELIGIÃO   2a SEMANA (10/8 a 14/8)

ANO/SEGMENTO: EJA

COMPONENTE CURRICULAR: RELIGIÃO

UNIDADES TEMÁTICAS: Conhecer para quê?

OBJETO DO CONHECIMENTO: Cultura e Ciência

HABILIDADE(S):(EF02ER09) Entender os conceitos de cultura, ciência e tecnologia, sem entrar em conflito de conhecimentos entre crenças e/ou religiões.

 

LEIA ATENTAMENTE

 

A ciência e a tecnologia fazem parte da cultura. As noções de cultura, ciência e tecnologia têm características comuns, mas também existem diferenças entre elas.

        *     Cultura é o conjunto de crenças, conhecimentos, leis, expressões artísticas, símbolos, formas de pensar, costumes, técnicas e modos peculiares de um determinado grupo de pessoas. Existem diversas culturas nos distintos povos e países do mundo.

        *     Ciência é o conjunto sistemático de conhecimentos, métodos e conceitos com que o homem procura descobrir e explicar sua própria realidade e o mundo. A ciência se divide em muitos ramos distintos, de acordo com os diversos aspectos que estuda.

        *     Tecnologia é a aplicação dos conhecimentos científicos para obter bens e serviços que possam resolver problemas e que ajudem as pessoas a viver melhor.

A cultura é um bem a que todas as pessoas têm direito e as tradições culturais devem ser respeitadas, dentro dos limites dos direitos humanos.

A ciência e a tecnologia devem ser públicas e estar a serviço das pessoas. Se elas se destinam a fins destrutivos, devem ser consideradas imorais.

 

ATIVIDADE

 

Faça em seu caderno, resumidamente, esses conceitos acima em destaque:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário