14 agosto, 2020

7º ANO CIÊNCIAS - 10ª SEMANA - JOÃO MIRANDA / DJAN

 

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

 

7º ANO – ANOS FINAIS

CIÊNCIAS – 10ª SEMANA

Prof. Djan e Prof. João Miranda

 

ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia.

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Formas de propagação do calor.

 

HABILIDADES: (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

 

Atividade 1

Olá estudantes, nessa aula iremos dar continuaremos o estudo das formas de propagação de calor, lembramos que a introdução desse conteúdo foi visto na 5ª semana, então quaisquer dúvidas sobre temperatura, calor e secações térmicas é, só voltar lá e relembrar.  Para compreensão e resolução do conteúdo de hoje, segue algumas fontes de pesquisas, escolha a fonte que acha melhor e bons estudos. Site: https://www.diferenca.com/calor-e-temperatura/

 

Questão 1: No espaço abaixo, construa uma breve resumo sobre o conteúdo da 5ª semana, onde você estudou temperatura, calor e sesações térmicas (se presar revise a aula mencionada), no texto dever explicas: calor; temperatura; sensações térmica; isolates e condutores térmicos – se possível, através de exemplos do dia a dia.

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Questão 2: No espaço abaixo, explique os tipos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.

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Atividade 2

Uma vez compreendido todo contexto da aula da 5ª semana e, da atividade 01, agora, vamos realizar algumas atividades prática para resolvermos as questões a seguir:

ATENÇÃO, MESMOS ESSA ATIVIDADE PRÁTICA NÃO SENDO PERIGOSA, MAS ELA DEVEM SER REALIZAS ACOMPANHADA COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO PARA QUE TUDO OCORRA SEM NENHUM CONTRATEMPO. CASO CONTRÁRIO NÃO FACA.

EXPERIÊNCIA:

1º - Peça para um adulto, encher três recipientes como no exemplo abaixo: um com água fria (gelada), outro com água temperatura ambiente (normal da torneira)  e outro com água morna (um pouco aquecida no fogo), não demasiado para não queimar;

2º - Coloque uma mão na água fria e outra mão na água morna. Aguarde uns instantes, cerca de 1 minuto. A seguir coloque ambas as mãos na bacia com água normal.


Questão 1: Descreva a sensação que você sentiu na experiência (o que acha que aconteceu).

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Questão 2: Qual das mãos, ganhou calor (de qual recipiente)? Porque isso acontece?

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Questão 3: Qual das mãos, perdeu calor (de qual recipiente)? Porque isso acontece? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4: A água “normal” foi sentida diferente pelas duas mãos? Porque isso acontece? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

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