Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
7º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS – 10ª SEMANA
Prof. Djan e
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia.
OBJETO DO
CONHECIMENTO: Formas de
propagação do calor.
HABILIDADES: (EF07CI02)
Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de
equilíbrio termodinâmico cotidianas.
Atividade 1
Olá estudantes, nessa aula iremos dar
continuaremos o estudo das formas de propagação de calor, lembramos que a
introdução desse conteúdo foi visto na 5ª semana, então quaisquer dúvidas sobre
temperatura, calor e secações térmicas é, só voltar lá e relembrar. Para compreensão e resolução do conteúdo de
hoje, segue algumas fontes de pesquisas, escolha a fonte que acha melhor e bons
estudos. Site: https://www.diferenca.com/calor-e-temperatura/
Questão 1: No espaço abaixo, construa uma breve
resumo sobre o conteúdo da 5ª semana, onde você estudou temperatura, calor e
sesações térmicas (se presar revise a aula mencionada), no texto dever
explicas: calor; temperatura; sensações térmica; isolates e condutores térmicos
– se possível, através de exemplos do dia a dia.
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Questão 2: No espaço abaixo, explique os tipos
de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.
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Atividade 2
Uma vez compreendido todo contexto da aula da
5ª semana e, da atividade 01, agora, vamos realizar algumas atividades prática
para resolvermos as questões a seguir:
ATENÇÃO, MESMOS ESSA ATIVIDADE PRÁTICA NÃO SENDO PERIGOSA, MAS ELA DEVEM
SER REALIZAS ACOMPANHADA COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO PARA QUE TUDO OCORRA SEM
NENHUM CONTRATEMPO. CASO CONTRÁRIO NÃO FACA.
EXPERIÊNCIA:
1º - Peça para um adulto, encher três recipientes como no
exemplo abaixo: um com água fria (gelada), outro com água
temperatura ambiente (normal da torneira) e outro com água
morna (um pouco aquecida no fogo), não demasiado para não queimar;
2º - Coloque uma mão na água fria e outra
mão na água morna. Aguarde uns instantes, cerca de 1 minuto. A
seguir coloque ambas as mãos na bacia com água normal.
Questão 1: Descreva a sensação que você sentiu na experiência (o que acha que
aconteceu).
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Questão 2: Qual das mãos, ganhou calor (de qual recipiente)? Porque isso acontece?
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Questão 3: Qual das mãos, perdeu calor (de qual recipiente)? Porque isso acontece?
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Questão 4: A água “normal” foi sentida diferente pelas duas mãos? Porque isso
acontece? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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