25 agosto, 2020

7º ANO CIÊNCIAS- 12ª SEMANA - DJAN / JOÃO MIRANDA

 

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

7º ANO – ANOS FINAIS

CIÊNCIAS – 12ª SEMANA

Prof. Djan e João Miranda

ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia.

OBJETO DO CONHECIMENTO: Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra.

HABILIDADES: (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

Atividade 1

Olá pessoal, ainda no estudo da matéria e energia, iremos ver na aula de hoje o “Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra”, ah!, caso você tenha curiosidades em conhecer melhor o nosso planeta eu tenho uma ótima sugestão de leitura, basta pesquisar no site: https://www.on.br/daed/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/revista_terra.pdf.

Para a resolução dessas primeiras atividades, basta observar o vídeo a seguir até o tempo 2 minutos e 35 segundos, reveja o quanto for possível!.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=soicSlswjOk&feature=emb_logo

Questão 1: Explique o que é o efeito estufa, se possivel exemplificando como funciona.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Defina como seria a Terra se não houvesse efeito estufa.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: Qual a importância da atmosfera para o efeito estufa? Explique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2

Bom, esse assunto já vem sendo bastante trabalhado, porém, alguns alunos ainda têm dúvidas sobre o assunto, por isso, vamos observar a imagem a seguir para responder as questões:

Questão 1: Como seria os oceanos se não existisse o efeito estufa?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Você concorda, que se não houvesse efeito estufa, os seres vivos talvez fossem diferentes? Explique

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade 3

Agora, que compreendemos os conteúdos e explicações anteriores, responda as seguintes questões. Detalhe, para essas últimas atividades não será disponibilizada fontes (links).

Questão 1: Como seria o planeta sem efeito estufa? Seria igual à atual? O que ela teria de diferente? Alguma forma de vida poderia existir? Quais?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Como seria a temperatura do planeta sem atmosfera? Seria maior? Seria menor? Qual a média de temperatura? Teria efeito estufa?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário