Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
CIÊNCIAS – 10ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 8º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia
OBJETO DO CONHECIMENTO: Circuitos elétricos.
HABILIDADES: (EF08CI02)
Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros
dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
Atividade 1
Olá estudantes, nessa aula iremos dar continuaremos
o estudo da matéria e energia, lembramos que a introdução desse conteúdo foi
visto na 2ª semana, então quaisquer dúvidas sobre tipos de energias e fontes de
energia é, só voltar lá e relembrar. Já
na aula de iremos dar continuidade ao tema falando sobre, circuitos elétricos. Para
compreensão e resolução das questões e do conteúdo de hoje, segue algumas
fontes de pesquisas, escolha a fonte que acha melhor e bons estudos.
Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=N0DnSlhijOU
Site: https://escola.britannica.com.br/artigo/circuito-el%C3%A9trico/481212
Questão 1: Explique o que são circuitos
eletricos? E sua importância.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Cite pelo menos três partes (estrutura)
comuns em todos circuitos elétricos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: O que é um interruptor e qual sua
função em um circuito elétrico?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Comente o que é o gerador em um
circuito elétrico e cite pelo menos dois exemplo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: Comente o que é e qual a função de um
condutor em um circuito elétrico
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora que compreendemos resolvemos e
compreendemos, todo conteúdo da atividade 01, vamos pesquisar nas fontes, nos
link a seguir, para relacionarmos TODO conteúdo entre teoria e prática
cotidiana, ou seja, onde esse conteúdo se aplica em nosso dia a dia. Caso não
compreende o conteúdo na primeira vez, sugiro revisar as novas fontes sugeridas
quantas vezes for necessários para o seu aprendizado. Ah, essas fontes também
ajudam nas atividades anteriores (atividades 01).
Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=5PVjRfwAzwE
Questão 1: Explique com suas palavras o
que você entendeu por corrente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Explique o que são os condutores elétricos e isolantes em um circuito e,
comente suas importâncias (como o porque que o plastico é importânte em um
cicuito). ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Cite alguns exemplo de aparelhos que existem em sua casa que fazem
parte de circuitos elétricos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Explique a diferença e o que acontece em um circuito aberto e um
fechado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário