14 agosto, 2020

8º ANO CIÊNCIAS 10ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

 8º ANO – ANOS FINAIS

CIÊNCIAS – 10ª SEMANA

Prof. João Miranda

 

ANO/SEGMENTO: 8º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Circuitos elétricos.

 

HABILIDADES: (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

 

Atividade 1

Olá estudantes, nessa aula iremos dar continuaremos o estudo da matéria e energia, lembramos que a introdução desse conteúdo foi visto na 2ª semana, então quaisquer dúvidas sobre tipos de energias e fontes de energia é, só voltar lá e relembrar.  Já na aula de iremos dar continuidade ao tema falando sobre, circuitos elétricos. Para compreensão e resolução das questões e do conteúdo de hoje, segue algumas fontes de pesquisas, escolha a fonte que acha melhor e bons estudos.

Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=N0DnSlhijOU

Site: https://escola.britannica.com.br/artigo/circuito-el%C3%A9trico/481212

Questão 1: Explique o que são circuitos eletricos? E sua importância.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Cite pelo menos três partes (estrutura) comuns em todos circuitos elétricos.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: O que é um interruptor e qual sua função em um circuito elétrico?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: Comente o que é o gerador em um circuito elétrico e cite pelo menos dois exemplo.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 5: Comente o que é e qual a função de um condutor em um circuito elétrico

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade 2

Agora que compreendemos resolvemos e compreendemos, todo conteúdo da atividade 01, vamos pesquisar nas fontes, nos link a seguir, para relacionarmos TODO conteúdo entre teoria e prática cotidiana, ou seja, onde esse conteúdo se aplica em nosso dia a dia. Caso não compreende o conteúdo na primeira vez, sugiro revisar as novas fontes sugeridas quantas vezes for necessários para o seu aprendizado. Ah, essas fontes também ajudam nas atividades anteriores (atividades 01).

Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=5PVjRfwAzwE

 

Questão 1: Explique com suas palavras o que você entendeu por corrente?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Explique o que são os condutores elétricos e isolantes em um circuito e, comente suas importâncias (como o porque que o plastico é importânte em um cicuito). ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Cite alguns exemplo de aparelhos que existem em sua casa que fazem parte de circuitos elétricos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4: Explique a diferença e o que acontece em um circuito aberto e um fechado.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário