24 agosto, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 12ª SEMANA 9º ANO (TODOS)

 

LÍNGUA PORTUGUESA – 12ª SEMANA E 31/08

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

I) Estratégias de escrita;

II) Textualização.

HABILIDADE: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros ...

GÊNERO TEXTUAL: Artigo de opinião.

Aula 1 

ARTIGO DE OPINIÃO: O artigo de opinião é um texto no qual a opinião do autor é expressa. Nele o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes.  É um gênero que pertence à esfera jornalístico-midiática, sendo recorrente em jornais, revistas (impressos e virtuais), TVs, rádios e blogs. Em linhas gerais, um artigo de opinião visa convencer outrem a respeito de um tema polêmico. Os temas costumam ser polêmicos e de relevância social. As ideias defendidas em um artigo de opinião são de responsabilidade do autor, e por isso, o mesmo deve ter cuidado com a autenticidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

 

       ESTRUTURA DO ARTIGO DE OPINIÃO: Grande parte dos artigos de opinião segue uma estrutura básica que é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. 

 

       Introdução – A introdução vem logo no primeiro parágrafo do texto, é onde o autor faz a apresentação do tema que será visto no corpo do texto. 

       Desenvolvimento – É no desenvolvimento que o autor expõe suas ideias para tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados. 

       Conclusão – Na conclusão deve ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que foi proposto. 

 

    Os artigos de opinião têm como principais características:

·         O uso da argumentação e persuasão;

·         Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;

·         Normalmente os textos são assinados pelo autor;

·         Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;

·         A maioria dos seus temas é da atualidade;

·         Possuem títulos polêmicos e provocativos;

·         verbo aparece no presente e no imperativo.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao Acesso em 11 de maio de 2020.

 

Veja exemplos de artigo de opinião:

 

                      Os perigos das Fake News na era da informação

Texto I

     

         Fake news são notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras. Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade.

        Fake news não é uma novidade na sociedade, mas a escala em que pode ser produzida e difundida é que a eleva em nova categoria, poluindo e colocando em xeque todas as demais notícias, afinal, como descobrir a falsidade de uma notícia?

        No geral não é tão fácil descobrir uma notícia falsa, pois há a criação de um novo “mercado” com as empresas que produzem e disseminam Fake News constituindo verdadeiras indústrias que “caçam” cliques a qualquer custo, se utilizando de todos os recursos disponíveis para envolver inúmeras pessoas que sequer sabem que estão sendo utilizadas como peça chave dessa difusão.

     – Infelizmente é muito comum o uso das primeiras vítimas como uma espécie de elo para compor uma corrente difusora das Fake News. Assim, aquelas pessoas que de boa-fé acreditaram estar em contato com uma verdadeira notícia, passam – ainda que sem perceber – a colaborar com a disseminação e difusão dessas notícias falsas. Mas não é impossível detectá-las e combatê-las, há técnicas e cuidados que colaboram para mudar este cenário, sendo a educação digital uma ferramenta para fortalecer ainda mais a liberdade de expressão e o uso democrático da internet.

                                                                                                     Mariana Cantarino

                                             Disponível em: http://portal.mackenzie.br/fakenews/noticias/arquivo/artigo/o-que-e-fake-news/ Acesso em 18 de maio de 2020.

 

Texto II

           As notícias falsas divulgadas pela internet (fake news) foram tema da palestra do professor Walter Capanema, coordenador-geral dos cursos de Direito Eletrônico da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), nesta quarta-feira, dia 14, no auditório desembargador Roberto Leite Ventura. […]

          O professor mostrou fotos manipuladas por aplicativos e imagens falsas, como uma rachadura na ponte Rio-Niterói. Capanema alertou que provocar alarme produzindo pânico está previsto no artigo 41 da lei das Contravenções Penais.

         “Se a pessoa cria um perigo, manda uma mensagem que provoca alarme, ela pode ser conduzida ao juizado especial, possivelmente vai ser processada e pode responder pelo artigo 41 da Lei das Contravenções Penais”, alertou Walter Capanema.

          Capanema destacou ainda que as fake news podem levar o autor a responder por questões de responsabilidade civil, calúnia, injúria, difamação e até incitação ao homicídio, como o caso que aconteceu em 2014, no Guarujá, no litoral paulista, com a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, espancada até a morte por moradores da cidade, depois da divulgação de boatos de envolvimento em rituais de magia negra com crianças.

                                                                                                    Mariana Cantarino

     Disponível em: https://tj-rj.jusbrasil.com.br/noticias/469196219/encontro-de-especialistas-na-emerj-debate-fake-news Acesso em 18 de maio de 2020.

 

Texto III

 


Disponível em: https://academiadojornalista.com.br/producao-de-texto-jornalistico/como-identificar-fake-news/ Acesso em 18 de maio de 2020.

ATIVIDADE 1 (Responder no caderno)

 

01-O que você entende por artigo de opinião?

 

02-O artigo de opinião é um texto:

( ) poético       b-  (  ) dissertativo      c-  (  ) narrativo

 

03-Onde normalmente são encontrados os artigos de opinião?

( ) em livros literários      b- (  ) em folhetins de propagandas      c-  (  ) em jornais, revistas, TVs, rádios e blogs.

 

04-Em linhas gerais, qual o objetivo principal do artigo de opinião?

 

05-Marque (V) para as afirmações verdadeiras ou (F) para as falsas:

a)(  ) Os temas encontrados nos artigos de opinião costumam ser polêmicos e de relevância social.

b)( ) O artigo de opinião deve ser assinado por seu autor, assumindo toda responsabilidade do que escreveu.

c)( ) É um gênero textual que pertencente à esfera artístico-literária.

d)( ) O escritor não precisa se preocupar com a verdade em seu artigo de opinião.

 

06-Explique o que você entendeu sobre a estrutura do artigo de opinião:

 

a-Introdução:                 b- Desenvolvimento:               c- Conclusão:

 

07-Marque apenas a alternativa que não faz parte das características principais do artigo de opinião:

 

a)( ) O verbo aparece no presente e no imperativo.

b)( ) Normalmente os textos são assinados pelo autor.

c)( ) Possui uma linguagem de difícil compreensão.

d)( ) A maioria dos temas é da atualidade.

 

     ATIVIDADE 2: A partir da leitura dos artigos de opinião apresentados, responda em seu caderno:

 

01-Qual o nome do (a) autor (a) destes artigos?

 

02-Qual é o assunto apresentado pelo (a) autor (a)?

 

03-Marque as alternativas falsas, segundo a visão apresentada no texto I:

 

a)( ) Fake News são notícias verdadeiras, mas que aparentam ser falsas.

b)( ) Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de   artifícios que lhe conferem aparência de verdade.

c)( ) É muito fácil descobrir se uma notícia é Fake News.

d)( ) As pessoas  de boa-fé acreditam estar em contato com uma verdadeira notícia.

 

04-No texto II, Walter Capanema alertou: “Se a pessoa cria um perigo, manda uma mensagem que provoca alarme, ela pode ser conduzida ao juizado especial, possivelmente vai ser processada e pode responder pelo artigo 41 da Lei das Contravenções Penais”.

·          Você conhece alguém que já publicou alguma Fake News e foi punido por isso? Comente.

·         O que você acha da punição para quem publica ou publicou Fake News? Comente.

 

05-Há milhões de exemplos de Fake News, causando diversos problemas à população. No Texto II, há um caso desses que gerou grande revolta à sociedade. Que caso foi esse?

 

06-O texto III indica aos leitores, alguns caminhos para identificar Fake News. Marque só as alternativas que melhor orientam esta questão:

 

a)( ) Investigar a fonte da notícia em outros veículos de comunicação.

b)( ) Ignorar o que é dito sobre o assunto em outros veículos de comunicação.

c)( ) Acreditar em títulos absurdos, pois eles tornam o texto atrativo.

d)( ) Atentar para a data da publicação do artigo em questão.

 

07-Nos últimos meses, as Fake News tomaram conta do mundo. Cite alguma notícia que você leu e depois descobriu que não era verdadeira.

 

Disponível em: https://blog.enem.com.br/os-perigos-fake-news-na-era-da-informacao/ Acesso em 18 de maio de 2020. (Atividades adaptadas).

 

Aula 2

Produção de texto – artigo de opinião

Orientações:

 

Defina o tema controverso sobre o qual produzirá o seu artigo de opinião. Você precisa convencer o (a) professor (a) e os seus colegas de classe de sua opinião. Para tal, siga estes passos:

 

1º: Informe-se mais do tema, por meio de pesquisas em fontes confiáveis. Busque por opiniões divergentes frente a ele.

2º: Em uma folha de rascunho, selecione os argumentos que sustentam a sua opinião e aqueles que se opõem a ela. Cabe-se frisar que devem ser citados, em seu artigo, argumentos alheios, desde que seja feita a menção à autoria, pois conferem confiabilidade ao seu texto, demonstrando que se pesquisou sobre o assunto.

3º: Elabore os seus argumentos, que precisam ser consistentes. Posicione-se sobre os argumentos alheios.

4º: Construa o texto, que deverá ter o mínimo de 15 linhas e o máximo de 30 linhas, com a seguinte estrutura:

● Introdução (1º parágrafo): apresente o tema e um comentário geral sobre ele.  

● Desenvolvimento (do 2º ao penúltimo parágrafo): desenvolva a sua argumentação. Apresente os argumentos de autoridade que sustentem a sua opinião e refute aqueles que a contrariam. Instaure o debate, problematizando a temática. Não deixe de apresentar o seu posicionamento frente ao tema. Afinal, o artigo é seu!

● Conclusão (último parágrafo): reforce a sua opinião sobre o tema.

5º: Crie um título interessante para o seu artigo de opinião.

6º: Faça as correções (caso houver), passando o texto a limpo.

·       Sugestão de tema: Uso de fake news em redes sociais. (mínimo 20 linhas)

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