LÍNGUA PORTUGUESA – 12ª
SEMANA E 31/08
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
UNIDADE TEMÁTICA: Leitura.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Estratégias de escrita;
II) Textualização.
HABILIDADE: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros ...
GÊNERO TEXTUAL: Artigo de opinião.
Aula 1
ARTIGO DE OPINIÃO: O artigo de opinião é um texto no qual
a opinião do autor é expressa. Nele o autor expõe
seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É
um texto dissertativo que traz argumentos
sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de
vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes. É um gênero que
pertence à esfera jornalístico-midiática, sendo recorrente em jornais, revistas
(impressos e virtuais), TVs, rádios e blogs. Em linhas gerais, um artigo
de opinião visa convencer outrem a respeito de um tema polêmico. Os temas
costumam ser polêmicos e de relevância social. As ideias defendidas em um
artigo de opinião são de responsabilidade do autor, e por isso, o mesmo deve
ter cuidado com a autenticidade dos elementos apresentados, além de assinar o
texto no final.
ESTRUTURA DO ARTIGO DE OPINIÃO: Grande parte dos
artigos de opinião segue uma estrutura básica que é dividida em introdução,
desenvolvimento e conclusão.
Introdução – A introdução vem
logo no primeiro parágrafo do texto, é onde o autor faz a apresentação do
tema que será visto no corpo do texto.
Desenvolvimento – É no
desenvolvimento que o autor expõe suas ideias para tentar convencer o
leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados.
Conclusão – Na conclusão deve
ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que foi
proposto.
Os artigos de opinião têm como principais
características:
·
O uso da argumentação e persuasão;
·
Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;
·
Normalmente os textos são assinados pelo autor;
·
Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
·
A maioria dos seus temas é da atualidade;
·
Possuem títulos polêmicos e provocativos;
·
O verbo aparece no presente e no
imperativo.
Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao Acesso
em 11 de maio de 2020.
Veja exemplos de artigo de opinião:
Os perigos das Fake News na era da informação
Texto I
Fake news são notícias
falsas, mas que aparentam ser verdadeiras. Não é uma piada, uma obra de ficção
ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe
conferem aparência de verdade.
Fake news não é uma
novidade na sociedade, mas a escala em que pode ser produzida e difundida
é que a eleva em nova categoria, poluindo e colocando em xeque todas as demais
notícias, afinal, como descobrir a falsidade de uma notícia?
No geral não é tão fácil descobrir uma
notícia falsa, pois há a criação de um novo “mercado” com as empresas que
produzem e disseminam Fake News constituindo verdadeiras
indústrias que “caçam” cliques a qualquer custo, se utilizando de todos os
recursos disponíveis para envolver inúmeras pessoas que sequer sabem que estão
sendo utilizadas como peça chave dessa difusão.
– Infelizmente é muito comum o uso das primeiras
vítimas como uma espécie de elo para compor uma corrente difusora das Fake
News. Assim, aquelas pessoas que de boa-fé acreditaram estar em contato com
uma verdadeira notícia, passam – ainda que sem perceber – a colaborar com a disseminação
e difusão dessas notícias falsas. Mas não é impossível detectá-las e
combatê-las, há técnicas e cuidados que colaboram para mudar este cenário,
sendo a educação digital uma ferramenta para fortalecer ainda mais a liberdade
de expressão e o uso democrático da internet.
Disponível em:
http://portal.mackenzie.br/fakenews/noticias/arquivo/artigo/o-que-e-fake-news/ Acesso
em 18 de maio de 2020.
Texto II
As notícias falsas divulgadas
pela internet (fake news) foram tema da palestra do professor Walter
Capanema, coordenador-geral dos cursos de Direito Eletrônico da Escola de
Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), nesta quarta-feira, dia 14,
no auditório desembargador Roberto Leite Ventura. […]
O professor mostrou fotos manipuladas
por aplicativos e imagens falsas, como uma rachadura na ponte Rio-Niterói.
Capanema alertou que provocar alarme produzindo pânico está previsto no
artigo 41 da lei das Contravenções Penais.
“Se a pessoa cria um perigo, manda uma
mensagem que provoca alarme, ela pode ser conduzida ao juizado especial,
possivelmente vai ser processada e pode responder pelo artigo 41 da Lei das
Contravenções Penais”, alertou Walter Capanema.
Capanema destacou ainda que as fake
news podem levar o autor a responder por questões de responsabilidade
civil, calúnia, injúria, difamação e até incitação ao homicídio, como o caso
que aconteceu em 2014, no Guarujá, no litoral paulista, com a dona de casa
Fabiane Maria de Jesus, espancada até a morte por moradores da cidade, depois
da divulgação de boatos de envolvimento em rituais de magia negra com crianças.
Disponível em:
https://tj-rj.jusbrasil.com.br/noticias/469196219/encontro-de-especialistas-na-emerj-debate-fake-news
Acesso em 18 de maio de 2020.
Texto III
Disponível em: https://academiadojornalista.com.br/producao-de-texto-jornalistico/como-identificar-fake-news/ Acesso
em 18 de maio de 2020.
ATIVIDADE 1 (Responder no caderno)
01-O que você entende por artigo de opinião?
02-O artigo de opinião é um texto:
( ) poético b- ( )
dissertativo c- ( ) narrativo
03-Onde normalmente são encontrados os artigos de opinião?
( ) em livros literários b- ( ) em
folhetins de propagandas c- ( ) em
jornais, revistas, TVs, rádios e blogs.
04-Em linhas gerais, qual o objetivo principal do artigo de opinião?
05-Marque (V) para as afirmações verdadeiras ou (F) para as falsas:
a)( ) Os temas encontrados nos artigos de opinião costumam ser
polêmicos e de relevância social.
b)( ) O artigo de opinião deve ser assinado por seu autor, assumindo
toda responsabilidade do que escreveu.
c)( ) É um gênero textual que pertencente à esfera artístico-literária.
d)( ) O escritor não precisa se preocupar com a verdade em seu artigo de
opinião.
06-Explique o que você entendeu sobre a estrutura do artigo de opinião:
a-Introdução:
b-
Desenvolvimento:
c- Conclusão:
07-Marque apenas a alternativa que não faz parte das
características principais do artigo de opinião:
a)( ) O verbo aparece no presente e no imperativo.
b)( ) Normalmente os textos são assinados pelo autor.
c)( ) Possui uma linguagem de difícil compreensão.
d)( ) A maioria dos temas é da atualidade.
ATIVIDADE 2: A partir da leitura
dos artigos de opinião apresentados, responda em seu caderno:
01-Qual o nome do (a) autor (a) destes artigos?
02-Qual é o assunto apresentado pelo (a) autor (a)?
03-Marque as alternativas falsas, segundo a visão apresentada no texto
I:
a)( ) Fake News são notícias verdadeiras, mas que
aparentam ser falsas.
b)( ) Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim
uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de
verdade.
c)( ) É muito fácil descobrir se uma notícia é Fake News.
d)( ) As pessoas de boa-fé acreditam estar em contato com uma
verdadeira notícia.
04-No texto II, Walter Capanema alertou: “Se a pessoa cria um perigo,
manda uma mensagem que provoca alarme, ela pode ser conduzida ao juizado
especial, possivelmente vai ser processada e pode responder pelo artigo 41 da
Lei das Contravenções Penais”.
·
Você conhece alguém que já publicou alguma Fake News e
foi punido por isso? Comente.
·
O que você acha da punição para quem publica ou publicou Fake
News? Comente.
05-Há milhões de exemplos de Fake News, causando
diversos problemas à população. No Texto II, há um caso desses que gerou grande
revolta à sociedade. Que caso foi esse?
06-O texto III indica aos leitores, alguns caminhos para
identificar Fake News. Marque só as alternativas que melhor
orientam esta questão:
a)( ) Investigar a fonte da notícia em outros veículos de comunicação.
b)( ) Ignorar o que é dito sobre o assunto em outros veículos de
comunicação.
c)( ) Acreditar em títulos absurdos, pois eles tornam o texto atrativo.
d)( ) Atentar para a data da publicação do artigo em questão.
07-Nos últimos meses, as Fake News tomaram conta do
mundo. Cite alguma notícia que você leu e depois descobriu que não era
verdadeira.
Disponível em: https://blog.enem.com.br/os-perigos-fake-news-na-era-da-informacao/ Acesso
em 18 de maio de 2020. (Atividades adaptadas).
Aula 2
Produção
de texto – artigo de opinião
Orientações:
Defina o tema controverso sobre o qual produzirá o seu artigo de
opinião. Você precisa convencer o (a) professor (a) e os seus colegas de classe
de sua opinião. Para tal, siga estes passos:
1º: Informe-se
mais do tema, por meio de pesquisas em fontes confiáveis. Busque por opiniões
divergentes frente a ele.
2º: Em uma folha
de rascunho, selecione os argumentos que sustentam a sua opinião e aqueles que
se opõem a ela. Cabe-se frisar que devem ser citados, em seu artigo, argumentos
alheios, desde que seja feita a menção à autoria, pois conferem confiabilidade
ao seu texto, demonstrando que se pesquisou sobre o assunto.
3º: Elabore os
seus argumentos, que precisam ser consistentes. Posicione-se sobre os
argumentos alheios.
4º: Construa
o texto, que deverá ter o mínimo de 15 linhas e o máximo de 30 linhas, com a
seguinte estrutura:
● Introdução (1º parágrafo): apresente o tema
e um comentário geral sobre ele.
● Desenvolvimento (do 2º ao penúltimo parágrafo): desenvolva a sua
argumentação. Apresente os argumentos de autoridade que sustentem a sua opinião
e refute aqueles que a contrariam. Instaure o debate, problematizando a
temática. Não deixe de apresentar o seu posicionamento frente ao tema. Afinal,
o artigo é seu!
● Conclusão (último parágrafo): reforce a sua opinião sobre o tema.
5º:
Crie um título interessante para o seu artigo de opinião.
6º:
Faça as correções (caso houver), passando o texto a limpo.
· Sugestão de tema: Uso de fake news em
redes sociais. (mínimo 20 linhas)
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