MATEMÁTICA – 12ª SEMANA E 31/08
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Linguagem algébrica:
variável e incógnita.
HABILIDADES:
(EF07MA14) Classificar sequências em recursivas e não
recursivas, reconhecendo que o conceito de recursão está presente não apenas na
matemática, mas também nas artes e na literatura.
(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar
regularidades encontradas em sequências numéricas.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Sequência Numérica
Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem.
Essas sequências são separadas em dois tipos:
(a1, a2, a3, a4, ... , an, ... ) sequência infinita.
(a1, a2, a3, a4, ... , an) sequência finita.
Para obtermos os elementos de uma sequência é preciso ter uma lei de formação da sequência. Por exemplo:
Determine os cinco primeiros elementos de uma sequência tal que an = 10n + 1, n N*
a1 = 101 + 1 = 10 + 1 = 11
a2 = 102 + 1 = 100 + 1 = 101
a3 = 103 + 1 = 1000 + 1 = 1001
a4 = 104 + 1 = 10000 + 1 = 10001
a5 = 105 + 1 = 100000 + 1 = 100001
Portanto, a sequência será (11, 101, 1001, 10001, 100001).
SEQUÊNCIA NÃO RECURSIVA:
Não é necessário que se conheça os valores anteriores para
que se possa descobrir o próximo número.
Exemplo
Tabuada de 5:
0 – 5 – 10 – 15 – 20 ...
Essa sequência é definida sem precisar do termo anterior.
EXEMPLO DE ATIVIDADE:
01. Observe
a sequência de números e diga se elas são sequência recursivas ou não
recursivas.
a)
Resposta do Professor:
A sequência é não recursiva, pois eu tenho como descobrir o
próximo termo sem a necessidade de saber nenhum termo anterior.
No caso se fosse necessário dar continuidade a sequência
seria o número 36, pois 62 = 36.
SEQUÊNCIA RECURSIVA:
É necessário que se conheça os valores anteriores para que
se possa descobrir o próximo número.
Exemplo:
02. Observe
a sequência abaixo e diga se é ou não recursiva:
Resposta do professor:
A sequência é recursiva, pois só consigo descobrir o próximo
número, se eu souber o valor anterior e elevá-lo ao quadrado. Na continuação da
sequência eu teria: 6772 + 1 = 458.329
Atividades propostas: Aluno resolve
01.
Determine os três próximos números da
sequência: 0 – 5 – 10 – 15 – 20, ... e diga se a sequência é recursiva ou não
recursiva. Justifique sua resposta.
02.
Qual o próximo termo da sequência a
seguir: 0, 1, 3, 7, 15, ... e diga se a sequência é recursiva ou não recursiva.
Justifique sua resposta.
a) 17 b) 19 c)
27 d) 31
Observe o exemplo abaixo:
Após observar o enunciado, complete a tabela corretamente e
diga qual o item que está variando a quantidade. Justifique sua resposta.
Resposta do Aluno:
Observe com a atenção ao exemplo resolvido:
Analisando a questão acima, resolva a questão abaixo: Aluno resolve.
Resolução do Aluno:
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