Projeto Professores e Alunos Conectados
EDUCAÇÃO FÍSICA
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
OBJETO DO
CONHECIMENTO: Práticas corporais de aventura urbanas
HABILIDADES: (EF67EF18 – EF67EF19)
24 a 31 de agosto de 2020
PARTE 1 - ATIVIDADE
TEÓRICA
Leitura:
ESCALADA
Escalada é
o desporto ou a atividade de escalar paredes de rocha, especialmente com o
auxílio de cordas e equipamentos especiais. O objetivo é atingir um ponto final
ou um cume de uma face rochosa ou de uma estrutura. Isso é feito utilizando
equipamentos específicos, dependentes da dificuldade da escalada. É um desporto
com uma exigência física elevada que combina ginástica e agilidade com o
trabalho mental para executar uma ascensão ou uma travessia.
Esta
atividade pode ser praticada como forma de recreação ou, em níveis mais
elevados, como desporto competitivo. Além disso, algumas atividades comerciais
utilizam as técnicas da escalada no seu cotidiano, como na manutenção de torres
de comunicação e pontes. Também é uma competência necessária para realização de
operações militares e resgates de emergência.
PARTE 2 - ATIVIDADE TEÓRICA
Pesquisa:
1) Quais os tipos de escalada?
2) Escolha um tipo de escalada e
explique.
3) Quais os equipamentos necessários
para a prática da escalada?
PARTE 3 - ATIVIDADE PRÁTICA
Desenhe “agarras” no piso ou coloque nelas tiras de fita adesiva para simbolizar pontos de apoio artificiais em uma parede de escalada ou montanha. Crie uma “via” – o caminho que direciona o escalador ao cume (topo). Em decúbito ventral, deve utilizar quatro apoios para se deslocar até o topo dessa montanha horizontal usando somente as “agarras”. Quem chegar lá grita “montanha”. Quem tiver dificuldade pode usar seis apoios (incluindo os joelhos). Tente fazer uma competição de quem chega primeiro ou que faz em menor tempo.
Exemplos:
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