27 agosto, 2020

6º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA - 12ª SEMANA - FELIPE / HELDER

 

Projeto Professores e Alunos Conectados

EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais

OBJETO DO CONHECIMENTO: Práticas corporais de aventura urbanas

HABILIDADES: (EF67EF18 – EF67EF19)

24 a 31 de agosto de 2020

PARTE 1 - ATIVIDADE TEÓRICA

Leitura:

ESCALADA

Escalada é o desporto ou a atividade de escalar paredes de rocha, especialmente com o auxílio de cordas e equipamentos especiais. O objetivo é atingir um ponto final ou um cume de uma face rochosa ou de uma estrutura. Isso é feito utilizando equipamentos específicos, dependentes da dificuldade da escalada. É um desporto com uma exigência física elevada que combina ginástica e agilidade com o trabalho mental para executar uma ascensão ou uma travessia.

Esta atividade pode ser praticada como forma de recreação ou, em níveis mais elevados, como desporto competitivo. Além disso, algumas atividades comerciais utilizam as técnicas da escalada no seu cotidiano, como na manutenção de torres de comunicação e pontes. Também é uma competência necessária para realização de operações militares e resgates de emergência.

                 


PARTE 2 - ATIVIDADE TEÓRICA

Pesquisa:

1)    Quais os tipos de escalada?

2)    Escolha um tipo de escalada e explique.

3)    Quais os equipamentos necessários para a prática da escalada?

PARTE 3 - ATIVIDADE PRÁTICA

Desenhe “agarras” no piso ou coloque nelas tiras de fita adesiva para simbolizar pontos de apoio artificiais em uma parede de escalada ou montanha. Crie uma “via” – o caminho que direciona o escalador ao cume (topo). Em decúbito ventral, deve utilizar quatro apoios para se deslocar até o topo dessa montanha horizontal usando somente as “agarras”. Quem chegar lá grita “montanha”. Quem tiver dificuldade pode usar seis apoios (incluindo os joelhos). Tente fazer uma competição de quem chega primeiro ou que faz em menor tempo.

Exemplos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário