20 novembro, 2020

7º ANO D RELIGIÃO 24ª SEMANA - FRANCIANE SALES

 

ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS

ENSINO RELIGIOSO – SEMANA (16 a 20) DE NOVEMBRO

ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais

 COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso

UNIDADES TEMÁTICAS: Crenças religiosas e filosofias de vida.

TEMA: Direitos e deveres (sugestão).

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Princípios éticos e valores religiosos.

HABILIDADE: (EF07ER07) Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos.

ATIVIDADES

ALUNO: _______________________________________ TURMA: ________

PROFESSORA: FRANCIANE SALES

TEXTO: Liberdade Religiosa - A Proteção da Fé

 

Quando falamos em uma sociedade mais justa e igualitária, quando falamos em democracia, não temos como ignorar o livre exercício de crença de cada cidadão. A intolerância religiosa não é algo que atinge apenas uma religião, isso é fato. O que acontece é que no Brasil, nenhuma outra orientação religiosa foi tão massiva e historicamente perseguida como as denominadas Afrobrasileiras, entre elas, a Umbanda e o Candomblé. Em nossa caminhada de muitos anos na luta pela liberdade de crença e o fim dos preconceitos, percebemos nitidamente que a informação é algo fundamental para assegurarmos que os direitos estabelecidos em nossa Constituição sejam respeitados na prática, por isso elaboramos este material.

Não existe religião oficial no Brasil. Desde 1891, data da primeira Constituição republicana, a ideia de religião oficial deixou de ter amparo legal. O Estado não apoia nem adota nenhuma religião. A lei o proíbe de eleger esta ou aquela religião como verdadeira, falsa, superior ou inferior; daí porque se diz que o Estado brasileiro é um Estado laico. A Constituição vigente, de 1988, não deixa dúvidas quanto a isso: todas as crenças e religiões são iguais perante a lei e todas devem ser tratadas com igual respeito e consideração. A própria Constituição não permite nenhum tipo de aliança entre Estado e religião, e, ao mesmo tempo, proíbe a imposição de obstáculo a qualquer culto ou religião. Além disso, a legislação garante ampla liberdade de crença e de culto, bem como proíbe discriminação baseada em credo religioso. A associação religiosa, o culto, o templo, os ministros religiosos e os fiéis são protegidos por uma série de leis.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos determina que a intolerância religiosa ofende a dignidade da pessoa humana e é uma grave violação dos direitos humanos. Este é um assunto que diz respeito às religiões, mas também diz respeito a todos os defensores da cidadania e dos direitos fundamentais da pessoa humana. O primeiro passo nessa luta deve ser conhecer os direitos, divulgá-los, conscientizar as pessoas e a sociedade. Segundo o IBGE, o povo brasileiro professa várias religiões. Há também os ateus, que pagam impostos como os fiéis e merecem toda a consideração e respeito. Todos devem ter o direito de praticar sua crença de acordo com seus costumes, tradições e valores. O Estado tem a obrigação de manter a paz social, a compreensão e respeito mútuo entre as várias denominações religiosas. Não haverá democracia plena no Brasil enquanto houver ofensas e discriminação de ordem social e cultural, baseada em religião ou crença. Diga não à intolerância e à discriminação religiosa.

 

ATIVIDADES- pesquisem para responder

1-    Qual é o papel das religiões na defesa dos direitos humanos?



 

 

2-    Qual o papel das tradições escritas na preservação dos ensinamentos religiosos?



 

3-    Qual a importância de respeitar a diversidade religiosa?



 

4-    Qual a importância dos líderes religiosos para suas religiões?

 

 

5-    Retirem do texto as palavras que você não conhece e pesquise o seu significado.

 

 

OBS: ENVIAR RESPOSTA PARA O E-MAIL: Historia.7ano.dalvapontes@gmail.com

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