ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
ENSINO RELIGIOSO – SEMANA (16 a
20) DE NOVEMBRO
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso
UNIDADES TEMÁTICAS: Crenças
religiosas e filosofias de vida.
TEMA: Direitos e deveres
(sugestão).
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Princípios éticos e valores religiosos.
HABILIDADE: (EF07ER07)
Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa
e promoção dos direitos humanos.
ATIVIDADES
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
TEXTO: Liberdade Religiosa - A Proteção da Fé
Quando
falamos em uma sociedade mais justa e igualitária, quando falamos em
democracia, não temos como ignorar o livre exercício de crença de cada cidadão.
A intolerância religiosa não é algo que atinge apenas uma religião, isso é
fato. O que acontece é que no Brasil, nenhuma outra orientação religiosa foi
tão massiva e historicamente perseguida como as denominadas Afrobrasileiras,
entre elas, a Umbanda e o Candomblé. Em nossa caminhada de muitos anos na luta
pela liberdade de crença e o fim dos preconceitos, percebemos nitidamente que a
informação é algo fundamental para assegurarmos que os direitos estabelecidos
em nossa Constituição sejam respeitados na prática, por isso elaboramos este
material.
Não existe
religião oficial no Brasil. Desde 1891, data da primeira Constituição
republicana, a ideia de religião oficial deixou de ter amparo legal. O Estado
não apoia nem adota nenhuma religião. A lei o proíbe de eleger esta ou aquela
religião como verdadeira, falsa, superior ou inferior; daí porque se diz que o
Estado brasileiro é um Estado laico. A Constituição vigente, de 1988, não deixa
dúvidas quanto a isso: todas as crenças e religiões são iguais perante a lei e
todas devem ser tratadas com igual respeito e consideração. A própria
Constituição não permite nenhum tipo de aliança entre Estado e religião, e, ao
mesmo tempo, proíbe a imposição de obstáculo a qualquer culto ou religião. Além
disso, a legislação garante ampla liberdade de crença e de culto, bem como
proíbe discriminação baseada em credo religioso. A associação religiosa, o
culto, o templo, os ministros religiosos e os fiéis são protegidos por uma
série de leis.
A Declaração
Universal dos Direitos Humanos determina que a intolerância religiosa ofende a
dignidade da pessoa humana e é uma grave violação dos direitos humanos. Este é
um assunto que diz respeito às religiões, mas também diz respeito a todos os
defensores da cidadania e dos direitos fundamentais da pessoa humana. O
primeiro passo nessa luta deve ser conhecer os direitos, divulgá-los,
conscientizar as pessoas e a sociedade. Segundo o IBGE, o povo brasileiro
professa várias religiões. Há também os ateus, que pagam impostos como os fiéis
e merecem toda a consideração e respeito. Todos devem ter o direito de praticar
sua crença de acordo com seus costumes, tradições e valores. O Estado tem a
obrigação de manter a paz social, a compreensão e respeito mútuo entre as
várias denominações religiosas. Não haverá democracia plena no Brasil enquanto
houver ofensas e discriminação de ordem social e cultural, baseada em religião
ou crença. Diga não à intolerância e à discriminação religiosa.
ATIVIDADES- pesquisem
para responder
1- Qual é o papel das
religiões na defesa dos direitos humanos?
2- Qual o papel das
tradições escritas na preservação dos ensinamentos religiosos?
3- Qual a importância
de respeitar a diversidade religiosa?
4- Qual a importância
dos líderes religiosos para suas religiões?
5- Retirem do texto as
palavras que você não conhece e pesquise o seu significado.
OBS: ENVIAR RESPOSTA PARA O E-MAIL:
Historia.7ano.dalvapontes@gmail.com
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