ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
HISTÓRIA – SEMANA (23 a 27) DE NOVEMBRO
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: História
UNIDADE TEMÁTICA: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Humanismos: uma nova visão de ser humano e
de mundo Renascimentos artísticos e culturais.
HABILIDADE:
(EF08HI04) identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e
seus desdobramentos na Europa e no mundo.
ATIVIDADES
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
FAÇA A LEITURA SILENCIOSA DO CAPÍTULO 4: A REVOLUÇÃO
FRANCESA E A ERA NAPOLEÔNICA- páginas 44 a 61.
1. Qual o país mais populoso da Europa
no final do Século XVIII?
2. Como estava dividida a sociedade
francesa antes da revolução? Quem fazia parte dessa divisão?
( ) clero, realeza e pobreza ( ) igreja, reis, burguesia
3. Qual estado francês ‘’carregava’’ a França
nas costas?
4. Qual estado francês ‘’carregava’’ a
França nas costas?
5. -Por qual motivo o Rei Luís XVI e sua
esposa a Rainha Maria Antonieta foram presos e guilhotinados?
6. Quem eram os Jacobinos?
7. Qual foi o fim de Napoleão Bonaparte?
8. (FaZU) – Foram decisões do
Congresso de Viena, exceto:
a) restabelecer o absolutismo na Europa
b) acabar com o sistema de colonização
c) refazer o mapa-múndi
d) bloquear o avanço do liberalismo
9. Na História da França,
o GOLPE DE 18 BRUMÁRIO significa:
a) o início da Revolução de 1789 com a
abolição dos direitos feudais
b) o fim da Revolução
com a subida de Napoleão ao poder com o apoio do exército e da alta burguesia
c) o fortalecimento da
participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre
d) o estabelecimento da igualdade de todos
perante a lei com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
10. Cite o grupo social
mais favorecido com a chegada de Napoleão ao poder na França:
Nenhum comentário:
Postar um comentário