MATEMÁTICA – SEMANA (16 a 20) DE NOVEMBRO
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Equações polinomiais do 1º grau.
HABILIDADES:
(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por
letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a
da ideia de incógnita.
(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser
representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b =
c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Variável de um número:
Quando falamos sobre variável de um número, estamos
querendo descobrir quais números podem ser substituídos na variável ( na letra)
para que a equação esteja correta.
Por exemplo:
3 .X + 5 = 14.
Podemos concluir que o número que substitui o X será o 3,
pois:
3 . X + 5 = 14
3 . 3 + 5 = 14
9 + 5 = 14
14 = 14.
Ou seja, os dois lados da igualdade estão com seus
valores correspondentes. Então podemos dizer que o X = 3 é a solução (raiz) da
equação.
Outra maneira:
3 . X + 5 = 14
3 . X = 14 – 5
3 . X = 9
X = 9/3 = 3
X = 3.
01.
Encontre a solução ( a raiz) das equações
abaixo:
a)
X – 6 = 20
b)
2.X + 12 = 36
c)
3.X – 9 = 81 – 18
d)
5.X + 3.X = 96
e)
12.X – 8.X + 6.X = 300
02.
Podemos afirmar que o 4 é a solução da
equação abaixo? Justifique com os cálculos.
15.X – 7.X + 12.X = 80
Princípio da igualdade nas
equações do 1º grau:
Vamos observar o exemplo
abaixo:
2.X + 8 = 32,
Podemos concluir pelo processo
da igualdade que o valor (a raiz) de X = 12, pois:
2.X + 8 = 32
2.12 + 8 = 32
24 + 8 = 32
32 = 32
Podemos concluir que a igualdade existe devido o X = 12
03.
Aplique o processo da igualdade nas
equações abaixo:
a)
X – 5 = 20
b)
6.X + 3.X = 18
c)
4.X = 20 – X
d)
12.X + 15.X = 54
e)
8.X – 12 = - 4.X + 36
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