Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
6º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 24ª SEMANA
Prof. Djan
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Correção de Fluxo –
Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Vida
e Evolução.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Programas e Indicadores de Saúde Pública.
HABILIDADES:
(EF07CI10) Argumentar sobre a
importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a
maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a
manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da
tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana,
considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola:
______________________________________________________
6º/7º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Olá
estudantes!! A aula de hoje será sobre a vacinação, que é um conteúdo muito
importante, principalmente porque ultimamente tem sido compartilhadas muitas
informações erradas a respeito por pessoas ignorantes no assunto e
irresponsáveis. A vacinação é um processo que faz com que nosso corpo produza
anticorpos, fazendo com que não fiquemos doentes e não venhamos a morrer em
casos extremos de doenças graves causadas por vírus,
Atividade 1
Relembre a importância das vacinas fazendo
uma análise da sua própria história. Para isso, pegue seu Cartão de Vacinação e
responda as questões a seguir:
Questão 1: Cite o nome das três últimas vacinas
que tomou e quais doenças elas evitam.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Vamos relembrar a importância da vacinação.
Para isso, leia o texto “vacina”, cujo link de acesso se encontra abaixo e, em
seguida, responda o que se pede:
Link do Texto: https://escola.britannica.com.br/artigo/vacina/482763
Questão 1: Sabemos que vacinas são substâncias
que impedem a disseminação de doenças. Porém, poucos entendem como elas atuam
no nosso organismo. Com base no que leu no texto indicado, diga o que ocorre
com uma pessoa ao ser vacinada contra uma doença e de que maneiras podemos ser
vacinados.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Um dos mais importantes
pesquisadores de vacinas foi um famoso cientista francês. Cite o nome desse
pesquisador, a vacina que desenvolveu e de que forma ele fez isso.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
Quando estudamos, é importante relacionar o
que aprendemos com fatos do dia a dia, para que possamos ter consciência da
importância desses conhecimentos. Sendo assim, consulte os seus familiares e
responda a questão a seguir:
Questão 1: Alguém de sua residência já teve as
seguintes doenças causadas por vírus: sarampo, catapora e rubéola? Se sim, diga
quantos familiares para cada doença.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: E quanto às doenças causadas por bactérias,
alguém já teve tétano ou tuberculose? Se sim, diga quantos familiares para cada
doença.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário