Secretaria Municipal de
Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
7º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO –
ANOS FINAIS
ATIVIDADES
DE CIÊNCIAS – 25ª SEMANA
Prof. João
Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia
OBJETO
DO CONHECIMENTO: Cálculo de
consumo de energia elétrica. Uso consciente de energia elétrica.
HABILIDADES: (EF08CI04)
Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência
(descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto
de cada equipamento no consumo doméstico mensal. (# Estude em Casa vol. 03 -
ativ.22) (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia
elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos
segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência
energética) e hábitos de consumo responsável. (# Estude em Casa vol. 03 -
ativ.23)
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola: ______________________________________________________
7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo
Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade
1
Olá, estudantes!!! Na aula de hoje iremos dar continuidade ao assunto da
semana passada, por isso, nessa aula não
teremos sugestões de links, apenas algumas informações complementares as
informações da aula anteriro... Então, analise as informações a seguir, em
seguida, responda o que se pede:
CÁLCULO DA CORRENTE ELÉTRICA A PARTIR DA POTÊNCIA E TENSÃO ELÉTRICA.
Você já
ouviu falar em potência dos aparelhos elétricos? Para falarmos sobre esse
assunto, vamos entender primeiramente o que é tensão elétrica. Tensão elétrica
é a diferença de energia estabelecida entre dois pontos que motiva a
movimentação de cargas elétricas, gerando corrente elétrica. No Brasil a
escolha do sistema elétrico como sendo de 110 volts ou de 220 volts, dependeu
da empresa que executou a instalação da rede elétrica nas diferentes regiões do
Brasil, no sudeste uma empresa optaram por 110 V e no nordeste outra empresa
optou por 220 V. Até hoje permanece assim, por ser muito caro uma mudança para
deixar todo o país com o mesmo padrão de voltagem. Já a potência é uma grandeza
física que mede o trabalho realizado por uma determinada máquina na unidade de
tempo. A potência (P) é diretamente proporcional à tensão elétrica (U) e à
corrente (i). Então, matematicamente, temos: P = U. I
Vamos
compreender através de um exemplo (ANALISE A EXPLICAÇÃO A SEGUIR).
1) Em um chuveiro elétrico de 200 W, ligado à rede de 110V, a corrente
elétrica que o percorre o chuveiro é de
Cálculos:
Utilizaremos a fórmula que envolve potência, corrente e tensão → P =
U. i
Substituindo na fórmula P = 200 e U = 110 que foram fornecidos na
questão, temos: 200=100.i
Fazendo a divisão de 200 por 110 encontramos que: i = 20A
Assim, a
intensidade da corrente que passa pelo chuveiro é de 20 A.
2) Quais as
unidades das grandezas citadas na questão?
Unidades→ Potência: watts (W); Tensão: volts (V);
Corrente: Ampère (A)
Questão 1: Se um ferro de passar roupas elétrico com potência de 1100watts está
ligado a uma tensão de 220volts, podemos afirmar que a intensidade de corrente
que passa por ele vale
A) 3A
B) 4A
C) 5A
D) 6A
Questão 2: Se um ventilador com potência de
140watts está ligado a uma tensão de 220volts, podemos afirmar que a
intensidade de corrente que passa por ele vale
A) 0,3A
B) 0,4A
C) 0,5A
D) 0,6A
Questão 3: Se um freezer vertical com potência de 440watts está
ligado a uma tensão de 220volts, podemos afirmar que a intensidade de corrente
que passa por ele vale
A) 2A
B) 3A
C) 4A
D) 5A
Atividade
2
AÇÕES PARA
OTIMIZAR O USO DE ENERGIA ELÉTRICA.
Dependemos da energia elétrica para quase
tudo em nossa vida, tarefas domésticas ou profissionais. A economia da energia
elétrica é necessária não só para reduzir gastos, mas também, por ser limitada,
gera impactos ambientais. Vamos citar algumas medidas que auxiliam na economia
da energia elétrica. 1. Invista nas lâmpadas econômicas como as de LED; 2. Use
cores claras nas paredes e no teto para ajudar a refletir a luz natural que
entra pelas janelas, assim os ambientes permanecem mais claros por mais tempo,
ajudando a gastar menos energia. 3. Invista na iluminação natural. 4. Evite
deixar aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade. 5. Junte muitas roupas
para usar o ferro elétrico e para usar a máquina de lavar; 6. Mantenha a
borracha de vedação da geladeira sempre em bom estado; 7. Evite deixar fogão e
geladeira muito próximos; 8. Não forre as prateleiras da geladeira, pois
prejudicam a circulação do ar frio. 9. Mantenha as luzes apagadas em espaços
desocupados. É importante ter a consciência de que, quando for comprar
equipamentos eletrônicos, dê preferência àqueles com o Selo Procel que indica
quais produtos apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de
cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica. A etiqueta
apresentada nos eletrodomésticos, classifica o consumo de energia daquele
equipamento e seu grau de eficiência energética, que varia de A (mais
eficiente) a G (menos eficiente).
Disponível em: https://blog.webcontinental.com.br/variedades/selo-procel-o-que-e-e-para-que-serve/ Acesso em 22 de mai. de 2020.
QUESTÃO 01. Além de ficar atento à etiqueta dos produtos, é importante tomar medidas
que aumentam avida útil dos aparelhos. Quanto maior a eficiência, menor o
consumo e maior é a economia. Agora analise as etiquetas abaixo e indique qual
apresenta a pior eficiência.
QUESTÃO
02. Momento de
investigação! Caminhe por sua casa, anotando pontos que podem
2020.
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