ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
HISTÓRIA – SEMANA (23 a 27) DE
NOVEMBRO
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: História
UNIDADES TEMÁTICAS: História: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Humanismos: uma nova
visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais.
HABILIDADE: (EF07HI04)
identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e
analisar seus significados.
ATIVIDADES
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
CAPITULO 4: RENASCIMENTO E HUMANISMO
Fazer a
leitura silenciosa do Capítulo páginas 64 a 77.
1) Como pode ser entendido o
Renascimento?
2) Vimos que, a partir do século XI, a
Europa ocidental passou por uma série de mudanças importantes. Cite uma dessas
mudanças.
3) Livro página 67: PARA REFLETIR.
4) Cite e comente sobre as
características do Renascimento.
5) O que foi o humanismo?
6) Inicialmente o termo humanista era
usado para que?
7) Os artistas do Renascimento
introduziram inovações técnicas que marcaram a história da arte. Comente
algumas delas.
8) Em qual cidade começou o movimento do
Renascimento?
9) Fale sobre as três fases do
Renascimento e dê um exemplo de artista de cada fase.
10) O Renascimento se expandiu a partir
da Itália para outras partes da Europa. Qual foi o fator que contribuiu para divulgação
das obras renascentistas?
11) Diferencie heliocentrismo de
geocentrismo.
12) Preencha os espaços corretamente:
a) Nome de uma obra de Nicolau Maquiavel
_______________________.
b) Escultor renascentista cinhecido como
“poeta do corpo”_______________.
c) Escritor italiano, autor de A Divina
Comédia _________________________.
d) Escudeiro de Dom Quixote ____________________________________.
Nenhum comentário:
Postar um comentário