16 novembro, 2020

9º ANOS - ARTES - 24ª SEMANA - (A/B/C/D)

 9º ano - Anos Finais

ARTES

 

24ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profs.: Mariane / Josiane

 

Objeto do conhecimento: Dança - Elementos da linguagem

 

Aluno (a):

 

 

Habilidade: (EF69AR11)


Na semana passada a gente brincou com o jogo dos espelhos em movimentos contínuos e sincronizados, ou seja, ao mesmo tempo, lembra?

Agora a gente vai utilizar esses movimentos nos planos ou níveis, que podem ser alto, médio ou baixo.

        

              Para compreender melhor, assista a esse vídeo:

        https://www.youtube.com/watch?v=f67cZjbTL1U&feature=youtu.be

 

Vamos tentar utilizar um fluxo conduzido ou controlado, onde a gente vai controlar, percebendo atentamente o movimento com os nossos músculos (Escrever é um exemplo de atividade que a gente faz por meio de fluxo controlado) Além disso, a gente vai se deslocar (ir de um lugar para outro). 

Algumas perguntas básicas que a gente faz nessa hora são:

·         De onde eu vou?

·         Para onde eu vou?

·         Como eu vou? Dessa pergunta "Como eu vou?" a gente pode pensar em outras, não é?  Por exemplo: 

          Que movimentos eu vou fazer? Que articulações vou usar? Quais planos vou utilizar? Em qual velocidade irei? (Vou rápido ou devagar) Farei movimentos leves como uma pluma ou pesados como uma rocha? Tem uma resposta bem simples para isso:

 

Experimente de vários jeitos:

 

1) Andando como você sempre anda (perceba o que seria normal para você) 

2) Agora tenta exagerar no movimento com os braços e aumentando a distância dos passos… (Não esqueça de perceber as diferenças do seu corpo).

3) Que tal fazer com movimentos bem reduzidos, mas explorando outros planos? Vamos fazer no plano alto? (Andar de ponta de pé, com os braços esticados e olhando para cima)

4) E se a gente for para o plano médio, como seria? (Mover curvado).

5) Agora se a gente misturasse tudo. Vamos começar no plano baixo, depois no plano médio, em seguida no plano alto de forma bem leve e por último a gente vai para o plano baixo de forma mais pesada (Acocorado). 


Responda as perguntas:

1. Você sentiu alguma dificuldade de realizar os movimentos?

2. Como você faz para se concentrar e realizar os movimentos? Qual local da sua casa você escolheu para fazê-los?

3. Descreva como seria a sua própria sequência de movimentos, em forma de texto ou desenhos. Não esqueça de se utilizar dos planos e das articulações para criar a sua sequência.

Agora observe o desenho abaixo e relacione cada boneco de movimento ao plano correto. Obs.: Pode repetir opções.




Nenhum comentário:

Postar um comentário