9º ano - Anos Finais
ARTES
24ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs.: Mariane / Josiane
Objeto do
conhecimento: Dança - Elementos
da linguagem
Aluno (a):
Habilidade: (EF69AR11)
Na semana passada a gente brincou com o jogo dos espelhos em
movimentos contínuos e sincronizados, ou seja, ao mesmo tempo, lembra?
Agora a gente vai utilizar esses movimentos nos planos ou níveis,
que podem ser alto, médio ou baixo.
Para
compreender melhor, assista a esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=f67cZjbTL1U&feature=youtu.be
Vamos tentar utilizar um fluxo conduzido ou controlado, onde
a gente vai controlar, percebendo atentamente o movimento com os nossos
músculos (Escrever é um exemplo de atividade que a gente faz por meio de fluxo
controlado) Além disso, a gente vai se deslocar (ir de um lugar para
outro).
Algumas perguntas básicas que a gente faz nessa hora são:
·
De onde eu vou?
·
Para onde eu vou?
·
Como eu vou? Dessa
pergunta "Como eu vou?" a gente pode pensar em outras, não é?
Por exemplo:
Que movimentos eu vou fazer? Que
articulações vou usar? Quais planos vou utilizar? Em qual velocidade irei? (Vou
rápido ou devagar) Farei movimentos leves como uma pluma ou pesados como uma
rocha? Tem uma resposta bem simples para isso:
Experimente de vários
jeitos:
1) Andando como você
sempre anda (perceba o que seria normal para você)
2) Agora tenta exagerar no
movimento com os braços e aumentando a distância dos passos… (Não esqueça de
perceber as diferenças do seu corpo).
3) Que tal fazer com
movimentos bem reduzidos, mas explorando outros planos? Vamos fazer no plano
alto? (Andar de ponta de pé, com os braços esticados e olhando para cima)
4) E se a gente for para o
plano médio, como seria? (Mover curvado).
5) Agora se a gente
misturasse tudo. Vamos começar no plano baixo, depois no plano médio, em
seguida no plano alto de forma bem leve e por último a gente vai para o plano baixo
de forma mais pesada (Acocorado).
Responda as perguntas:
1. Você sentiu alguma dificuldade de realizar os
movimentos?
2. Como você faz para se concentrar e realizar
os movimentos? Qual local da sua casa você escolheu para fazê-los?
3. Descreva como seria a sua própria sequência
de movimentos, em forma de texto ou desenhos. Não esqueça de se utilizar dos
planos e das articulações para criar a sua sequência.
Agora observe o desenho abaixo e relacione cada boneco de
movimento ao plano correto. Obs.: Pode repetir opções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário