ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
MATEMÁTICA - SEMANA (16 a 20) DE OUTUBRO
Anos/Segmentos: 9º
Ano/Anos Finais
Componente
Curricular: Matemática
Unidade
Temática: Álgebra
Objetos de
Conhecimento:
I) Funções: representações numéricas, algébricas e
gráficas;
II) Expressões algébricas: fatoração e produtos
notáveis;
III) Resolução de equações polinomiais do 2º grau por
meio de fatorações.
Habilidades:
(EF09MA06) Compreender as funções
como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações
numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações
que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
(EF09MA09) Compreender os processos
de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os
produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser
representados por equações polinomiais do 2º grau.
1) Os
participantes de uma gincana receberam 7 pontos para cada tarefa cumprida. Há
ainda um bônus de 20 pontos pela participação na gincana.O total de pontos é
dado em função do número de tarefas cumpridas. A lei de formação dessa função
representando por x o número de tarefas cumpridas é por y o total de pontos é:
a) y
= 7x + 20
b) y
= x + 20
c) 7x
- 20
d) x-
20
2) Adriano
é digitador e recebe R$ 1,50 por página digitada. A lei de formação da função
que representa quanto Adriano recebe em função das páginas que digita e :
a) y
= 1x
b) y
= 50x
c) 1,50x
d)
2x
Alexandra, técnica em
informática, presta serviço para uma empresa. Ela recebe R$ 500,00 por hora
trabalhada. A tabela abaixo expressa o valor que Alexandra receberá em função
da quantidade de horas trabalhadas.
Quantidade de Horas Trabalhadas |
1 |
2 |
3 |
4 |
Valor recebido em R$ |
50 |
100 |
150 |
200 |
Esse item acima
responda as questões 3,4 e 5
3) Quanto
Alexandra receberá se trabalhar 14 horas para a empresa?
a) R$
500,00
b) R$
600,00
c) R$
700,00
d) R$
800,00
4) Calcule
a quantidade de horas que Alexandra trabalhou para receber da empresa R$
1.500,00.
a) 30
horas
b) 40
horas
c) 45
horas
d) 50
horas
5) A
lei de formação dessa função é :
a) V
= 40t
b) V
= 50t
c) V
= 60t
d) V
= 70t
6)
Construa no plano cartesiano o gráfico da seguinte
função.
y = 3x
x |
y |
(x,y) |
1 |
3 |
(1,3) |
2 |
6 |
(2,6) |
7) A
expressão (x + 3 é igual a:
a) X² + 3x + 9
b) X² - 3x - 9
c) X² + 3x - 9
d) X² - 3x + 9
8) Usando
a fatoração dos produtos notáveis, encontre as raízes das equações abaixo:
(Veja o modelo)
a)
( y + 7 ) (y - 3) = 0
y + 7 = o
y = -7
y - 3 = 0
y = 3
b) (
x - 5 ) ( x + 6 ) = 0
Link para estudo
Bom desempenho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário