20 novembro, 2020

9° ANOS -GEOGRAFIA – PROFS SÉRGIO CAVALCANTE/MARA –24° SEMANA -

 

                                     ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

         PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS –24 ° SEMANA

             9° ANOS -GEOGRAFIA – PROFS SÉRGIO CAVALCANTE/MARA

                            ATIVIDADE PARA 20 DE NOVEMBRO DE 2020


A Oceania é um continente localizado a sudeste da Ásia, compreendendo um conjunto de ilhas, ao todo são14 países.  Possui uma área total de 8.480.355 km², onde habitam aproximadamente 38 milhões de pessoas. Por ter sido o último continente a ser colonizado pelos europeus.

A economia da Oceania está centrada basicamente na Austrália e na Nova Zelândia, em função do fato de esses dois países, juntos, comporem mais de 90% do continente e serem as duas únicas nações desenvolvidas da região. São grandes potências minerais, além de agroindustriais e turísticos. Todas as outras dependem da importação de alimentos para a própria sustentação, vivem do turismo e da pesca.

Outro destaque para a economia da Oceania é a existência da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), que integra Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e países da Ásia e das Américas, formando um dos blocos econômicos mais importantes do mundo, por compor economias como a dos Estados Unidos, China e Japão.

A Austrália é um dos países que mais recebem investimentos estrangeiros no mundo. As exportações direcionam-se majoritariamente para a China, que recebe uma grande quantidade de combustíveis australianos. Um dos problemas mais graves que enfrenta a Austrália é a insuficiência de transportes, podendo-se citar como causas para isso a grande extensão territorial do país e a falta de recursos para abrir estradas;

A seca é também um grande problema para a economia do país uma vez que as áreas de pecuária dependem da quantidade de chuvas. As regiões mais chuvosas coincidem com a pecuária leiteira. Esta área situa-se na porção Sudeste do país. Além disso, existe a presença de uns dos maiores desertos do mundo no interior da Austrália, fruto, em grande parte, das ações climáticas da continentalidade.

 

                                               EXERCÍCIOS

01.Um dos problemas mais graves que enfrenta a Austrália é a insuficiência de transportes, podendo-se citar como causas para isso:

a) a grande extensão territorial do país e a falta de recursos para abrir estradas;

b) a inexistência de um plano de transportes para o país;

c) as dimensões do país que obrigam a construção de longas estradas e, quanto as ferrovias, cada Estado construiu uma rede ferroviária sem preocupar-se em integrá-la as demais;

d) os recursos do país são tantos que não se preocupam com os transportes terrestres.

 

02.“A produção agrícola da Austrália é muito variada porque os diferentes tipos de clima permitem o cultivo dos distintos produtos, no entanto o país apresenta uma grande peculiaridade que é”:

a) não exportar produtos agrícolas;

b) somente exportar produtos agrícolas;

c) ser um país essencialmente urbano embora uma boa parte de suas exportações seja proveniente do setor agropecuário;

d) o desenvolvimento urbano fez com que diminuísse sua produção agropecuária;

e) a Austrália não exporta produtos agropecuários, pois dessa forma deixaria de ser autossuficiente.

 

03. A Austrália tem grandes extensões inexploradas que são aproveitadas em função de que fator de ordem natural, basicamente:

a) relevo

b) clima

c) vegetação

d) hidrografia

e) solo

 

04. “Na Austrália e perfuração de poços artesianos a grandes profundidades (até 2.000 metros), aproveitando lençóis subterrâneos, tem garantido água para os bebedouros, favorecendo a criação, sendo que a seca é um grande problema para a economia do país uma vez que as áreas de pecuária dependem da quantidade de chuvas. As regiões mais chuvosas coincidem com a pecuária leiteira.” Esta área situa-se na porção:

a) Norte do país

b) Nordeste

c) Centro-Oeste

d) Noroeste

e) Sudeste


                ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA - AULAS 07 E 08

                                       PROFS SÉRGIO CAVALCANTE/ MARA

                           Livro 2 Caucaia Cidade da Gente – Unidade 04 – páginas 110 a 133

 

01.Cite pelo menos dois dos principais problemas ambientais encontrados no município de Caucaia e indique possíveis soluções para o resolvermos ou amenizarmos os efeitos desses impactos ambientais.

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02.O artigo primeiro da Lei de Educação Ambiental define bem o papel da educação ambiental na educação nacional, como forma de capacitar os cidadãos na preservação ambiental. A partir do que ela propõe, quais foram as ações tomadas pela população de Caucaia para alcançar o que está escrito na lei e para conservar o meio ambiente?

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03.A educação ambiental vem assumindo um papel cada vez mais importante para o desenvolvimento de uma consciência ecológica. A finalidade principal das ações em educação ambiental é estimular práticas adequadas e responsáveis do uso dos recursos naturais. Geralmente essas ações são feitas nas escolas. Dessa forma quais seriam as ações que promoveriam essa consciência ecológica também na comunidade em que você vive?


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