ESCOLA
DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO
PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS –24 ° SEMANA
9° ANOS -GEOGRAFIA – PROFS SÉRGIO CAVALCANTE/MARA
ATIVIDADE PARA 20 DE NOVEMBRO DE 2020
A
Oceania é um continente localizado a sudeste da Ásia, compreendendo um conjunto
de ilhas, ao todo são14 países. Possui
uma área total de 8.480.355 km², onde habitam aproximadamente 38 milhões de
pessoas. Por ter sido o último continente a ser colonizado pelos europeus.
A economia da Oceania está centrada
basicamente na Austrália e na Nova Zelândia, em função do fato de esses dois
países, juntos, comporem mais de 90% do continente e serem as duas únicas
nações desenvolvidas da região. São grandes potências minerais, além de
agroindustriais e turísticos. Todas as outras dependem da importação de
alimentos para a própria sustentação, vivem do turismo e da pesca.
Outro destaque para a economia da
Oceania é a existência da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico),
que integra Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e países da Ásia e das
Américas, formando um dos blocos econômicos mais importantes do mundo, por
compor economias como a dos Estados Unidos, China e Japão.
A Austrália é um dos países que
mais recebem investimentos estrangeiros no mundo. As exportações direcionam-se
majoritariamente para a China, que recebe uma grande quantidade de combustíveis
australianos. Um dos problemas mais graves que enfrenta a Austrália é a
insuficiência de transportes, podendo-se citar como causas para isso a grande
extensão territorial do país e a falta de recursos para abrir estradas;
A seca é também um grande problema
para a economia do país uma vez que as áreas de pecuária dependem da quantidade
de chuvas. As regiões mais chuvosas coincidem com a pecuária leiteira. Esta
área situa-se na porção Sudeste do país. Além disso, existe a presença de uns
dos maiores desertos do mundo no interior da Austrália, fruto, em grande parte,
das ações climáticas da continentalidade.
EXERCÍCIOS
01.Um dos
problemas mais graves que enfrenta a Austrália é a insuficiência de
transportes, podendo-se citar como causas para isso:
a) a grande extensão
territorial do país e a falta de recursos para abrir estradas;
b) a inexistência de um
plano de transportes para o país;
c) as dimensões do país
que obrigam a construção de longas estradas e, quanto as ferrovias, cada Estado
construiu uma rede ferroviária sem preocupar-se em integrá-la as demais;
d) os recursos do país são
tantos que não se preocupam com os transportes terrestres.
02.“A
produção agrícola da Austrália é muito variada porque os diferentes tipos de
clima permitem o cultivo dos distintos produtos, no entanto o país apresenta
uma grande peculiaridade que é”:
a) não exportar produtos
agrícolas;
b) somente exportar
produtos agrícolas;
c) ser um país
essencialmente urbano embora uma boa parte de suas exportações seja proveniente
do setor agropecuário;
d) o desenvolvimento
urbano fez com que diminuísse sua produção agropecuária;
e) a Austrália não exporta
produtos agropecuários, pois dessa forma deixaria de ser autossuficiente.
03.
A Austrália tem grandes extensões inexploradas que são aproveitadas em função
de que fator de ordem natural, basicamente:
a)
relevo
b)
clima
c)
vegetação
d)
hidrografia
e)
solo
04.
“Na Austrália e perfuração de poços artesianos a grandes profundidades (até
2.000 metros), aproveitando lençóis subterrâneos, tem garantido água para os
bebedouros, favorecendo a criação, sendo que a seca é um grande problema para a
economia do país uma vez que as áreas de pecuária dependem da quantidade de
chuvas. As regiões mais chuvosas coincidem com a pecuária leiteira.” Esta área
situa-se na porção:
a)
Norte do país
b)
Nordeste
c)
Centro-Oeste
d)
Noroeste
e)
Sudeste
ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA - AULAS 07 E 08
PROFS SÉRGIO CAVALCANTE/ MARA
Livro 2 Caucaia Cidade da Gente – Unidade 04 – páginas 110 a 133
01.Cite pelo menos dois dos principais problemas ambientais
encontrados no município de Caucaia e indique possíveis soluções para o
resolvermos ou amenizarmos os efeitos desses impactos ambientais.
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02.O artigo primeiro da Lei de Educação Ambiental
define bem o papel da educação ambiental na educação nacional, como forma de
capacitar os cidadãos na preservação ambiental. A partir do que ela propõe,
quais foram as ações tomadas pela população de Caucaia para alcançar o que está
escrito na lei e para conservar o meio ambiente?
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03.A educação ambiental vem assumindo um papel cada
vez mais importante para o desenvolvimento de uma consciência ecológica. A
finalidade principal das ações em educação ambiental é estimular práticas
adequadas e responsáveis do uso dos recursos naturais. Geralmente essas ações
são feitas nas escolas. Dessa forma quais seriam as ações que promoveriam essa
consciência ecológica também na comunidade em que você vive?
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