19 novembro, 2020

6º ao 9º ano - Atividade Complementar - Educação Física aulas 7 e 8 - Felipe / Helder / Lindemberg / Willian

 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA                              ANO: 6º ao 9º Aulas 07 e 08

NOME DO ALUNO(A):_____________________________________________ DATA____/____/____

Unidade Temática: LUTAS 

Objeto de conhecimento: Lutas do Brasil 

Habilidades: (EF67EF11), (EF67EF12) e (EF67EF13) 

1- Leia com atenção o texto abaixo e responda as questões a seguir: 

Capoeira: uma luta brasileira. 

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil. A capoeira é disputada por duas pessoas que se confrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário. O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. A capoeira desenvolveu-se principalmente na Bahia e difundiu-se por vários estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Pará. A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.




ATIVIDADES 

1) Qual a diferença da capoeira para os outros tipos de luta?

2) Qual o principal instrumento responsável pelo som da capoeira e de que material é constituído?

3) Qual o estado brasileiro onde a capoeira é mais conhecida e praticada?

4) Quais as capacidades físicas que a capoeira trabalha?

5) Como é disputada a capoeira e qual o seu objetivo durante o jogo?

6) Quais as principais características da capoeira?

7) A capoeira é uma luta, dança ou jogo?

8) Leia os textos abaixo e faça um resumo sobre cada tipo de capoeira com as suas próprias palavras ao lado de cada imagem correspondente.


Capoeira Angola 

Os negros vindos para o Brasil eram em sua maioria de Angola, diziam ser mais ágeis, por terem estatura mediana e por isto tinham mais aproveitamento no trabalho e no jogo da Capoeira. O nome “CAPOEIRA” deu-se pelo motivo dos escravos ao fugirem para as matas, cujo nome é Capoeira. Os senhores mandavam os capitães-do-mato buscarem os escravos, que os atacavam com pés, mãos e cabeça, dando-lhes surras ou até mesmo matando-os, porém os que sobreviviam voltavam para os seus patrões indignados. Então os Senhores perguntavam: -”Cadê os negros?” e a resposta era: – Nos pegaram na Capoeira”, referindo-se ao local onde formam vencidos. A Capoeira no meio das matas era praticada como luta mortal, já nas fazendas ela era praticada como brinquedo inofensivo, pois ela estava sendo feita por baixo dos olhos dos Senhores de Engenho e dos Capitães-do-mato; e naquele momento se transformou em dança, pois ela precisava sobreviver, uma luta de resistência. 

Capoeira Regional

 Afluente da Capoeira Angola, a Capoeira Regional é caracterizada pela agilidade de seus movimentos, bem como a variedade bem maior do que os da Capoeira Angola. O estilo regional de jogar capoeira é marcado pela rapidez de seus golpes e contra-golpes e pelo ritmo acelerado dos toques do berimbau, é importante lembrar que numa roda de capoeira regional somente um berimbau é tocado, acompanhado de apenas dois pandeiros, as palmas do povo da roda são batidas em três compassos. Os movimentos da Regional são diferenciados e mais variados dos da Angola e alguns dos mais rápidos e perigosos são: armada, queixada, meia lua de compasso, meia lua solta, bênção, martelo, arrastão, meia lua de frente, ponteira, pisão rodado, joelhada, banda de costas, arpão de cabeça, etc. 

As fases de progresso do capoeirista são, o Batizado que é o 1º jogo público do iniciante, onde ele recebe sua “corda” de iniciante, a formatura que é uma cerimônia para os alunos que já passaram da fase de iniciante e que já estão aptos a pegar graduação de instrutor, professor, etc.

9) Com a ajuda de seus familiares, tente realizar e registrar com fotos ou vídeos os movimentos de capoeira citados nos desenhos abaixo.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário