ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
HISTÓRIA – 23/11 A 27/11
ANO/SEGMENTO: 7º/8º Ano/ Correção de fluxo*
COMPONENTE
CURRICULAR: História
UNIDADE TEMÁTICA: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Humanismos:
uma nova visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais
HABILIDADES: (EF08HI04) identificar e relacionar os processos da
Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
ATIVIDADES
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
Conteúdo: “A Revolução Francesa” “Era
Napoleônica”
Site para pesquisa: historianet.com.
br.
01- A
Revolução Francesa representou uma ruptura da ordem política (o Antigo Regime)
e sua proposta social desencadeou:
a) a concentração do poder nas
mãos da burguesia, que passou a zelar pelo bem-estar das novas ordens sociais.
b) a formação de uma sociedade
fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem
iguais e sem distinção perante a lei.
c) a formação de uma sociedade
igualitária regida pelas comunas, organizadas a partir do campo e das
periferias urbanas.
d) convulsões sociais, que
culminaram com as guerras napoleônicas e com a conquista das Américas.
e) o surgimento da soberania
popular, com eleição de representantes de todos os segmentos sociais.
02- Caracterize a sociedade
francesa no período pré-revolucionário:
03. O início da Revolução Francesa
tem como marco simbólico:
03. O início da Revolução
Francesa tem como marco simbólico:
a) a Queda da Bastilha, em 14 de
julho de 1789
b) a instalação da Assembléia dos
Estados Gerais, em maio de 1789
c) a "Noite do Grande Medo"
d) a aprovação da Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, em agosto de 1789
e) a execução do rei Luís XVI, em 1793
04. Na História da França, o
GOLPE DE 18 BRUMÁRIO significa:
a) o início da Revolução de 1789
com a abolição dos direitos feudais
b) o fim da Revolução com a subida de Napoleão
ao poder com o apoio do exército e da alta burguesia
c) o fortalecimento da
participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre
d) o estabelecimento da igualdade
de todos perante a lei com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão
05. Em 1799, Napoleão Bonaparte tomou o poder na
França por meio de um golpe de Estado.
Sobre esse histórico episódio:
a)
O que é um golpe de Estado?
b)
De quem Napoleão recebeu apoio pra esse golpe e
por quê?
c)
Como esse golpe ficou conhecido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário