Projeto
Professores e Alunos Conectados
9º
ANO – ANOS FINAIS
LÍNGUA
PORTUGUESA – SEMANA (30 a 04) DE DEZEMBRO
ANO/SEGMENTO:
9º
Ano/ Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua
Portuguesa
CAMPO
DE ATUAÇÃO: Artístico-literário
/ Jornalístico-midiático.
OBJETOS
DE CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção, circulação e
recepção, Apreciação e réplica.
HABILIDADES: (EF69LP44); (EF69LP49); (EF89LP33)
GÊNERO
TEXTUAL: Romance ou
conto.
LINGUAGEM DA MITOLOGIA
Mito e religião
Cena de sacrifício grego em pintura vermelha em cerâmica do século
5 a.C.. Museu Arqueológico de Espanha.
É preciso haver um esclarecimento
acerca da diferença entre mito e religião.
Hoje, todas as mitologias de todos os povos são entendidas como um conjunto de
crenças enraizadas em relatos modernamente tidos como fictícios e imaginados
pelos poetas, enquanto a religião propõe-se a criar rituais ou práticas com a
finalidade de estabelecer vínculos com a espiritualidade.
"Mitologia" é um termo indiscutivelmente técnico e moderno e nunca
utilizado pelos próprios gregos ou romanos. Seus cultos compreendiam uma religião
politeísta da qual os especialistas de hoje agrupam no que se chama
"mitologia grega", analisando as narrativas poéticas como legados da
literatura antiga, ao passo que os próprios gregos, sobretudo antes da fama da filosofia,
acreditavam serem reais. Pode-se dizer que "mito" é todo o conjunto
que nós compreendemos hoje o que em suas épocas os gregos chamavam
"religião".
Para ficar mais claro, podemos dizer
que os textos sacros dos gregos são o que chamamos agora de
mitologia ou literatura da Grécia antiga. A Teogonia e Os Trabalhos e os Dias de Hesíodo, a Ilíada e a
Odisséia
de Homero e as Odes de Píndaro
estão entre as obras que os gregos consideravam sacros.[25] Estes são os
principais textos que foram considerados inspirados pelos deuses e geralmente
incluem no prólogo uma invocação às Musas para que elas auxiliem o trabalho do poeta.
Os gregos faziam cultos os deuses do Olimpo, realizados
em templos
comuns ou em altares
e, também, culto aos heróis históricos, realizados em suas respectivas tumbas. Dedicados a
um deus ou a um herói, os templos, decorados com esculturas
(de deuses ou heróis) em relevo entre o teto e o topo das colunas, eram
constituídos de pedras nobres como o mármore,
usadas no alto da acrópole. Os antigos teatros gregos, também, eram
construídos para determinada figura mitológica, deuses ou heróis, como o teatro
de Dioniso no
Santuário de Apolo em Delfos.
Além da religião ter sido praticada
através de festivais,
nela se acreditava que os deuses interferiam diretamente nos assuntos humanos e
que era necessário acalmá-los por meio de sacrifí-cios.
Estes rituais de sacrifício desempenharam um papel importante na formação da
relação entre o homem e o divino.
A tapeçaria de Aracne.
Há
muito, muito tempo, na Grécia Antiga, contavam que Palas, a deusa da sabedoria
(que mais tarde os romanos chamariam de Minerva), ensinava todos os segredos de
fiação e tecelagem a uma moça chamada Aracne.
Aracne
era de origem humilde, mas se tornou tão habilidosa com os fios e tramas, que
até as ninfas do bosques e dos rios vinham vê-la trabalhar. Não só porque os
tecidos que fazia eram incomparáveis, mas até porque a graça de seus movimentos
tinham beleza de uma arte, desde que puxava os chumaço de lã ou câmanho até
quando fazia novelo e meadas. E, principalmente, depois, quando a linha macia e
longa se convertia em belos panos num tear ou era ricamente bordada em desenhos
divinos. Divinos, sim. Pois todos os que viam o trabalho de Aracne logo
concluíam que ela aprendera seu ofício com Palas, e cobriam a deusa de
louvores.
Ora,
quanto mais atenção atraía, mas Aracne se ofendia com os elogios a Palas e
negava qualquer mérito a deusa. Até que certo dia acabou exclamando:
_
Sou muito melhor tecelã que Palas! Se ela viesse competir comigo, todos iam ver
isso. E, se me vencesse, poderia fazer comigo o que quisesse.
Antes
de aceitar o desafio, a deusa se disfarçou e veio visitar Aracne sob a forma de
uma velha, aconselhando-a a respeitar a experiência e a sabedoria dos anciãos e
a reconhecer a superioridade dos deuses.
_
Se você se arrepender de suas palavras e pedir perdão, tenho certeza que Palas
a perdoará - disse.
_
Você está é de miolo mole, sua velha. Quer dar conselho? Vá procurar suas
netas... Eu me defendo sozinha. Palas tem medo de mim. Se não tivesse, já teria
vindo me enterrar.
A
velha deixou cair o disfarce e se revelou em todo esplendor:
_
Pois Palas veio, sua tonta!
As
ninfas e todas as mulheres se prostraram diante da deusa, mas Aracne manteve
seu desafio.
Sem
perder tempo, cada uma das duas foi para um canto do enorme salão, com seus
novelos, meadas, fios e seu tear.
Durante
muito tempo, uma belíssima tapeçaria foi surgindo em cada tear. Palas fez
questão de ilustrar em seu bordado todas as histórias de mortais que desafiaram
os deuses e os terríveis preços que tinham que pagar por isso. Aracne, por
outro lado, mostrou os inúmeros crimes cometidos pelos deuses, recriados com
exatidão e minúcia de detalhes. Cada uma, ao final rematou seu trabalho com uma
preciosa moldura tecida.
Ninguém
se surpreendeu com a perfeição da obra de Palas. Mas quem ficou surpresa foi a
deusa, pois, por mas que procurasse o mínimo defeito na obra de Aracne, não
encontrava uma única falha. Com raiva, bateu várias vezes com seu bastão na
testa da tecelã.
Não
suportando a dor, Aracne passou um fio no pescoço para se enforcar. Mas Palas
teve pena e a segurou, suspensa no ar dizendo:
_
Você tem má índole e é vaidosa, mas tenho que respeitar sua arte. Não admito
que morra. Porém, você seus descendentes viverão sempre assim, suspensos o
tempo todo.
E,
ao partir, borrifou-lhe uma porção que fez o cabelo dela cair, a cabeça e o
corpo encolherem, os dedos crescerem, e a transformou para sempre numa aranha,
condenada a fabricar fio e teia até a final dos tempos. Sempre com perfeição
incomparável.
De acordo com o texto
acima responda:
01. Responda:
a) Quem são as personagens principais da
história?
b) Em que época e em que lugar os fatos
narrados aconteceram?
02. “E, principalmente, depois, quando a
linha macia e longa se convertia em belos panos num tear ou era ricamente
bordada em desenhos divinos. Divinos,”
Explique
a escolha do adjetivo divino para qualificar a tapeçaria de Aracne.
03. Identifique o ensinamento na seguinte
fala de Palas:
“Se
você se arrepender de suas palavras e pedir perdão, tenho certeza que Palas a
perdoará”
04. Observe:
“As
ninfas e todas as mulheres se prostraram diante da deusa, mas Aracne manteve
seu desafio.”
O que significaram as ações das ninfas e
de todas as mulheres e a atitude de Aracne nesse momento?
05. Identifique no texto o fato que comprova
a seguinte afirmação: Palasa e Aracne tinhão visões diferentes sobre os deuses.
06. Observe o trecho abaixo e responda as
seguintes propostas:
I.
“Ninguém
se surpreendeu com a perfeição da obra de Palas”
Que conclusão pode-se tirar dessa
afirmativa?
II.
“Mas
quem ficou surpresa foi a deusa”
a) Que informação pode-se tirar dessa
afirmativa?
b) Que palavra, no trecho, evidencia o
inesperado da situação?
07. Sabendo-se que as lendas foram criadas
em lugares e épocas em que não se encontravam outras explicações para fenômenos
naturais, devido ao baixo grau de desenvolvimento cultural e intelectual de
seus criadores, que comparação podemos estabelecer entre essas lendas e os
textos científicos quanto à sua importância?
08. As lendas e mitos são histórias
fantásticas criadas para explicar fenômenos naturais. Podemos afirmar que nelas
não existe verdade nem racionalidade, levando em consideração o momento em que foram
criadas? Justifique sua resposta.
Aula 2
Todos os
lugares do mundo têm suas lendas. Mas as da Grécia são especiais. Nos quatro
cantos do planeta, não há quem nunca tenha ouvido falar da Mitologia Grega. As
histórias desses deuses já viraram livros, filmes (de cinema e televisão),
peças de teatro e histórias em quadrinhos.
Apesar
de essas histórias serem, às vezes, violentas, devemos lembrar que elas são
apenas lendas, criadas e contadas através dos tempos.
Tudo começou com os Doze Titãs, filhos da Mãe-Terra. O líder
deles era Urano, mas seu irmão mais novo, Crono, o matou e assumiu o posto.
Porém, antes de morrer, Urano o amaldiçoou, dizendo que um de seus filhos lhe
tomaria o trono. Com medo dessa profecia, Crono engoliu seus cinco primeiros
filhos. No entanto, sua esposa, Reia, se escondeu quando estava esperando o
sexto bebê. Assim, nasceu Zeus. Ele foi criado numa caverna por três ninfas
chamadas Adrasteia, Io e Amalteia.
Quando Zeus cresceu, a maldição de Urano tornou-se verdadeira.
Com a ajuda de sua mãe e da titã Métis, ele fabricou um veneno e misturou-o à
bebida de Crono. Então, Hades, Poseidon, Deméter, Hera e Héstia, os cinco
filhos que o tirano havia engolido, retornaram à vida e tomaram o poder,
expulsando os Titãs. A partir daí, surgiram Os Novos Deuses.
Zeus foi coroado Rei. Todos moravam no Monte Olimpo, menos
Hades, que tomava conta do Mundo Inferior. A vida no Olimpo era boa, com
banquetes, festas e comemorações. Mas, algumas vezes, os deuses desciam a Terra
para caminhar entre os mortais. Sempre governando com sabedoria, Zeus casou-se
diversas vezes e teve vários filhos. Sua primeira mulher foi Métis, depois
vieram Témis, Mnemósine, Eurínome e, finalmente, Hera. Isso sem contar as
"aventuras" com outras belas deusas ou mesmo simples mortais.
Disponível
em: <http://www.monica.com.br/comics/12trab/mitolog/welcome.htm>.
Acesso em: 07 de outubro de 2010.
Interpretação
de texto
I – Urano,
líder dos Titãs, foi assassinado por quem?
_____________________________________________________________________________________________
II
– Antes de morrer, qual foi a maldição que Urano lançou sobre seu assassino?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
III_
Por que a mãe de Zeus precisou se esconder?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
IV_
Como Zeus colocou em prática a profecia de Urano?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
V
– De acordo com o texto, quando surgiram os novos deuses?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
VI
- Se você pudesse ser algum desses deuses, qual seria e por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VII - A
partir da sua imaginação e também das informações apresentadas no texto, faça
uma ilustração do Olimpo. Destaque, na ilustração, o personagem Zeus.
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