29 novembro, 2020

9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 26ª SEMANA - PROF. LEONARDO

 

Projeto Professores e Alunos Conectados

 

9º ANO – ANOS FINAIS

LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (30 a 04) DE DEZEMBRO

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico-literário / Jornalístico-midiático.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção, Apreciação e réplica.

HABILIDADES:  (EF69LP44);  (EF69LP49); (EF89LP33)

GÊNERO TEXTUAL: Romance ou conto.

 

LINGUAGEM DA MITOLOGIA

 

Mito e religião



Cena de sacrifício grego em pintura vermelha em cerâmica do século 5 a.C.. Museu Arqueológico de Espanha.

É preciso haver um esclarecimento acerca da diferença entre mito e religião. Hoje, todas as mitologias de todos os povos são entendidas como um conjunto de crenças enraizadas em relatos modernamente tidos como fictícios e imaginados pelos poetas, enquanto a religião propõe-se a criar rituais ou práticas com a finalidade de estabelecer vínculos com a espiritualidade. "Mitologia" é um termo indiscutivelmente técnico e moderno e nunca utilizado pelos próprios gregos ou romanos. Seus cultos compreendiam uma religião politeísta da qual os especialistas de hoje agrupam no que se chama "mitologia grega", analisando as narrativas poéticas como legados da literatura antiga, ao passo que os próprios gregos, sobretudo antes da fama da filosofia, acreditavam serem reais. Pode-se dizer que "mito" é todo o conjunto que nós compreendemos hoje o que em suas épocas os gregos chamavam "religião".

 

Para ficar mais claro, podemos dizer que os textos sacros dos gregos são o que chamamos agora de mitologia ou literatura da Grécia antiga. A Teogonia e Os Trabalhos e os Dias de Hesíodo, a Ilíada e a Odisséia de Homero e as Odes de Píndaro estão entre as obras que os gregos consideravam sacros.[25] Estes são os principais textos que foram considerados inspirados pelos deuses e geralmente incluem no prólogo uma invocação às Musas para que elas auxiliem o trabalho do poeta.

Os gregos faziam cultos os deuses do Olimpo, realizados em templos comuns ou em altares e, também, culto aos heróis históricos, realizados em suas respectivas tumbas. Dedicados a um deus ou a um herói, os templos, decorados com esculturas (de deuses ou heróis) em relevo entre o teto e o topo das colunas, eram constituídos de pedras nobres como o mármore, usadas no alto da acrópole. Os antigos teatros gregos, também, eram construídos para determinada figura mitológica, deuses ou heróis, como o teatro de Dioniso no Santuário de Apolo em Delfos.

Além da religião ter sido praticada através de festivais, nela se acreditava que os deuses interferiam diretamente nos assuntos humanos e que era necessário acalmá-los por meio de sacrifí-cios. Estes rituais de sacrifício desempenharam um papel importante na formação da relação entre o homem e o divino.

 

 



 

A tapeçaria de Aracne.

 

Há muito, muito tempo, na Grécia Antiga, contavam que Palas, a deusa da sabedoria (que mais tarde os romanos chamariam de Minerva), ensinava todos os segredos de fiação e tecelagem a uma moça chamada Aracne.

Aracne era de origem humilde, mas se tornou tão habilidosa com os fios e tramas, que até as ninfas do bosques e dos rios vinham vê-la trabalhar. Não só porque os tecidos que fazia eram incomparáveis, mas até porque a graça de seus movimentos tinham beleza de uma arte, desde que puxava os chumaço de lã ou câmanho até quando fazia novelo e meadas. E, principalmente, depois, quando a linha macia e longa se convertia em belos panos num tear ou era ricamente bordada em desenhos divinos. Divinos, sim. Pois todos os que viam o trabalho de Aracne logo concluíam que ela aprendera seu ofício com Palas, e cobriam a deusa de louvores.

Ora, quanto mais atenção atraía, mas Aracne se ofendia com os elogios a Palas e negava qualquer mérito a deusa. Até que certo dia acabou exclamando:

_ Sou muito melhor tecelã que Palas! Se ela viesse competir comigo, todos iam ver isso. E, se me vencesse, poderia fazer comigo o que quisesse.

Antes de aceitar o desafio, a deusa se disfarçou e veio visitar Aracne sob a forma de uma velha, aconselhando-a a respeitar a experiência e a sabedoria dos anciãos e a reconhecer a superioridade dos deuses.

_ Se você se arrepender de suas palavras e pedir perdão, tenho certeza que Palas a perdoará - disse.

_ Você está é de miolo mole, sua velha. Quer dar conselho? Vá procurar suas netas... Eu me defendo sozinha. Palas tem medo de mim. Se não tivesse, já teria vindo me enterrar.

A velha deixou cair o disfarce e se revelou em todo esplendor:

_ Pois Palas veio, sua tonta!

As ninfas e todas as mulheres se prostraram diante da deusa, mas Aracne manteve seu desafio.

Sem perder tempo, cada uma das duas foi para um canto do enorme salão, com seus novelos, meadas, fios e seu tear.

Durante muito tempo, uma belíssima tapeçaria foi surgindo em cada tear. Palas fez questão de ilustrar em seu bordado todas as histórias de mortais que desafiaram os deuses e os terríveis preços que tinham que pagar por isso. Aracne, por outro lado, mostrou os inúmeros crimes cometidos pelos deuses, recriados com exatidão e minúcia de detalhes. Cada uma, ao final rematou seu trabalho com uma preciosa moldura tecida.

Ninguém se surpreendeu com a perfeição da obra de Palas. Mas quem ficou surpresa foi a deusa, pois, por mas que procurasse o mínimo defeito na obra de Aracne, não encontrava uma única falha. Com raiva, bateu várias vezes com seu bastão na testa da tecelã.

Não suportando a dor, Aracne passou um fio no pescoço para se enforcar. Mas Palas teve pena e a segurou, suspensa no ar dizendo:

_ Você tem má índole e é vaidosa, mas tenho que respeitar sua arte. Não admito que morra. Porém, você seus descendentes viverão sempre assim, suspensos o tempo todo.

E, ao partir, borrifou-lhe uma porção que fez o cabelo dela cair, a cabeça e o corpo encolherem, os dedos crescerem, e a transformou para sempre numa aranha, condenada a fabricar fio e teia até a final dos tempos. Sempre com perfeição incomparável.

 

De acordo com o texto acima responda:

 

01. Responda:

 

a)  Quem são as personagens principais da história?

 

b)  Em que época e em que lugar os fatos narrados aconteceram?

 

02. “E, principalmente, depois, quando a linha macia e longa se convertia em belos panos num tear ou era ricamente bordada em desenhos divinos. Divinos,”

 

Explique a escolha do adjetivo divino para qualificar a tapeçaria de Aracne.

 

03. Identifique o ensinamento na seguinte fala de Palas:

 

“Se você se arrepender de suas palavras e pedir perdão, tenho certeza que Palas a perdoará”

 

04. Observe:

“As ninfas e todas as mulheres se prostraram diante da deusa, mas Aracne manteve seu desafio.”

 

O que significaram as ações das ninfas e de todas as mulheres e a atitude de Aracne nesse momento?

05. Identifique no texto o fato que comprova a seguinte afirmação: Palasa e Aracne tinhão visões diferentes sobre os deuses.

 

06. Observe o trecho abaixo e responda as seguintes propostas:

 

I.    “Ninguém se surpreendeu com a perfeição da obra de Palas”

Que conclusão pode-se tirar dessa afirmativa?

 

II.   “Mas quem ficou surpresa foi a deusa”

a)  Que informação pode-se tirar dessa afirmativa?

 

b)  Que palavra, no trecho, evidencia o inesperado da situação?

 

07. Sabendo-se que as lendas foram criadas em lugares e épocas em que não se encontravam outras explicações para fenômenos naturais, devido ao baixo grau de desenvolvimento cultural e intelectual de seus criadores, que comparação podemos estabelecer entre essas lendas e os textos científicos quanto à sua importância?

 

08. As lendas e mitos são histórias fantásticas criadas para explicar fenômenos naturais. Podemos afirmar que nelas não existe verdade nem racionalidade, levando em consideração o momento em que foram criadas? Justifique sua resposta.

 

Aula 2


Todos os lugares do mundo têm suas lendas. Mas as da Grécia são especiais. Nos quatro cantos do planeta, não há quem nunca tenha ouvido falar da Mitologia Grega. As histórias desses deuses já viraram livros, filmes (de cinema e televisão), peças de teatro e histórias em quadrinhos.

Apesar de essas histórias serem, às vezes, violentas, devemos lembrar que elas são apenas lendas, criadas e contadas através dos tempos.

Tudo começou com os Doze Titãs, filhos da Mãe-Terra. O líder deles era Urano, mas seu irmão mais novo, Crono, o matou e assumiu o posto. Porém, antes de morrer, Urano o amaldiçoou, dizendo que um de seus filhos lhe tomaria o trono. Com medo dessa profecia, Crono engoliu seus cinco primeiros filhos. No entanto, sua esposa, Reia, se escondeu quando estava esperando o sexto bebê. Assim, nasceu Zeus. Ele foi criado numa caverna por três ninfas chamadas Adrasteia, Io e Amalteia.

Quando Zeus cresceu, a maldição de Urano tornou-se verdadeira. Com a ajuda de sua mãe e da titã Métis, ele fabricou um veneno e misturou-o à bebida de Crono. Então, Hades, Poseidon, Deméter, Hera e Héstia, os cinco filhos que o tirano havia engolido, retornaram à vida e tomaram o poder, expulsando os Titãs. A partir daí, surgiram Os Novos Deuses.

Zeus foi coroado Rei. Todos moravam no Monte Olimpo, menos Hades, que tomava conta do Mundo Inferior. A vida no Olimpo era boa, com banquetes, festas e comemorações. Mas, algumas vezes, os deuses desciam a Terra para caminhar entre os mortais. Sempre governando com sabedoria, Zeus casou-se diversas vezes e teve vários filhos. Sua primeira mulher foi Métis, depois vieram Témis, Mnemósine, Eurínome e, finalmente, Hera. Isso sem contar as "aventuras" com outras belas deusas ou mesmo simples mortais.

 

 Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/12trab/mitolog/welcome.htm>. Acesso em: 07 de outubro de 2010. 

Interpretação de texto   

 

I – Urano, líder dos Titãs, foi assassinado por quem?

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II – Antes de morrer, qual foi a maldição que Urano lançou sobre seu assassino?  

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III_ Por que a mãe de Zeus precisou se esconder? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   

IV_ Como Zeus colocou em prática a profecia de Urano? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   

V – De acordo com o texto, quando surgiram os novos deuses? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ 

VI - Se você pudesse ser algum desses deuses, qual seria e por quê? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   

 

VII - A partir da sua imaginação e também das informações apresentadas no texto, faça uma ilustração do Olimpo. Destaque, na ilustração, o personagem Zeus.   

 



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