ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
HISTÓRIA – SEMANA
(16 a 20) DE NOVEMBRO
ANO/SEGMENTO: 7º
Ano/ Anos Finais
CAPÍTULO 7: AS
GRANDES NAVEGAÇÕES ( PÁGINAS 118 A 125)
COMPONENTE CURRICULAR: História
UNIDADES TEMÁTICAS:
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
OBJETOS DE
CONHECIMENTO:
I)
A construção da ideia de modernidade e seus
impactos na concepção de História;
II)
A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo:
permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.
HABILIDADE: (EF07HI02)
identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa,
da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as
interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
ATIVIDADES
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
LEIA O CAPITULO 7 E RESPONDA AS
QUESTÕES ABAIXO.
1. Os primeiros navegantes europeus
enfrentaram diversos perigos. Alguns reais e outros imaginários. Cite esses
perigos.
2. O que eram as especiarias?
3. Dê cinco exemplos de especiarias.
4. Por quem era controlado o rico
comercio de especiarias no século XIV?
5. De onde vinham as especiarias?
6. Que país foi o pioneiro nas Grandes
Navegações?
7. O que é périplo africano?
8. Preencha o quadro abaixo, seguindo o
exemplo:
CRONOLOGIA
DA EXPANSÃO PORTUGUESA – SÉCULO XV |
|
1419 |
Os portugueses chegaram ás ilhas da Madeira |
1443 |
|
1456 |
|
1482 |
|
1488 |
|
1498 |
|
9. Colombo
saiu do porto de Palos
com três caravelas. Cite o nome dessas caravelas.
10. Que reis aprovaram o audacioso plano
do navegador genovês Cristóvão Colombo?
OBS: Enviar resposta para o
seguinte E-mail Historia.7ano.dalvapontes@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário