27 novembro, 2020

6º ANO CF CIÊNCIAS 25ª SEMANA - DJAN

 

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

6º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 25ª SEMANA

Prof. Djan

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia.

OBJETO DO CONHECIMENTO: Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra. História dos combustíveis e das máquinas térmicas.

HABILIDADES: (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.22).

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.23).

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: ________________________________________

Escola: ________________________________________________

6º/7º ano/Turma: Correção de fluxo  Turno: _____ Data: __/___/__

Atividade 1

Olá estudantes!!! Nessa aula sem link, nós iremos abordar o assunto da aula (Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra. História dos combustíveis e das máquinas térmicas). A partir da coletânea #Estude em Casa vol.03. Para isso, analise as informações a seguir e responda:

ANIMAIS ENDOTÉRMICOS E ECTOTÉRMICOS


A termorregulação é o processo no qual os animais mantêm a temperatura dentro de uma faixa de valor ideal para a manutenção de seus processos biológicos. O calor para que ocorra a termorregulação pode vir do próprio metabolismo do animal ou de fontes externas. Os animais endotérmicos mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais(aves e mamíferos). Os endotérmicos mantem sua temperatura do corpo constante mesmo em temperatura ambiental bem mais baixa, aumentando a atividade muscular(tremor) pois ele libera energia na forma de calor. Quando a temperatura ambiental aumenta, esses animais aumentam a atividade das glândulas sudoríparas, que eliminam o suor e este acaba por distribuir o calor no processo de evaporação. Os animais ectotérmicos que não conseguem manter a temperatura de seus corpos dentro de uma faixa ideal, necessitam de fontes externas para essa manutenção (muitas espécies de répteis e peixes). Tais animais não produzem calor suficiente para a termorregulação, assim, ajustam suas temperaturas corporais por meio de mecanismos comportamentais. No verão, por exemplo, muitos répteis que vivem em regiões de deserto têm uma maior atividade durante a noite, quando a temperatura é mais baixa, e abrigam-se durante o dia, quando a temperatura é mais elevada. 

QUESTÃO 01. São seres que necessitam de fontes externas para conseguir manter sua temperatura. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou ficarem em algum local aquecido, como rochas. A definição refere-se aos animais

A) endotérmicos

B) ectotérmicos

C) exotérmicos

D) isotérmicos

 QUESTÃO 02. São animais que conseguem manter sua temperatura constante sem a necessidade de fatores externos, utilizando apenas seu metabolismo para produzir calor. A definição refere-se aos animais

A) endotérmicos

B) ectotérmicos

C) exotérmicos

D) isotérmicos

 

QUESTÃO 03. Em relação aos animais ectotérmicos, os endotérmicos apresentam como vantagem a capacidade de colonização de ambientes frios. Em contrapartida, os animais ectotérmicos podem colonizar habitats que apresentam pouco recurso energético. Como exemplo de animal endotérmico e ectotérmico, respectivamente, podem ser citados

OBS: A palavra “respectivamente” significa que você deve citar a resposta na mesma ordem em que foi feita a pergunta.

A) répteis e peixes

B) aves e peixes

Caves e mamíferos

D) répteis e mamíferos.

Atividade 2

IMPACTOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA VIDA E NA SOCIEDADE HUMANA.

 

Você sabia que a Revolução industrial modificou a vida e a sociedade? A primeira Revolução Industrial, período de grande desenvolvimento tecnológico que foi iniciado na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII. Com o tempo, esse desenvolvimento espalhou-se para outras partes do mundo, assim, surgiu a indústria, e as transformações causadas por ela possibilitaram a consolidação do capitalismo. O início da Revolução Industrial ocorreu pelo desenvolvimento da máquina a vapor, que aproveita o vapor da água aquecida pelo carvão para produzir energia e revertê-la em força para mover as máquinas. A Segunda Revolução Industrial representou um período de grandes inovações tecnológicas. A Terceira Revolução corresponde ao desenvolvimento industrial e científico. As relações de trabalho também mudaram. Os trabalhadores, intensamente explorados, mobilizaram-se em organizações e coordenaram dois movimentos: o ludismo (revolta contra as maquinas com o argumento de que elas acabariam com os empregos) e o cartismo (se pronunciava de maneira mais discreta, tendo seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos para o grupo de trabalhadores). As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o êxodo e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e do consumo; os impactos ambientais negativos etc.

 

QUESTAO 01. Cite quatro consequências da Revolução industrial na vida e na sociedade humana.


 

Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:FrameBreaking-1812.jpg. Acesso em 19 de mai. de 2020.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 QUESTÃO 02. As novas relações de trabalho com a Revolução Industrial provocaram movimentos trabalhistas como o ludismo contra o novo sistema. Devido aos baixos salário, trabalhadores eram obrigados a lidar com uma carga de trabalho extenuante. Nas indústrias inglesas do período da Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Os trabalhadores que não aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros. Explique de que se tratava o ludismo.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

QUESTÃO 03. Leia a reportagem abaixo.

“A mecanização no campo está modificando as relações de trabalho no agronegócio brasileiro. O trabalhador rural, antes contratado para fazer o plantio e colheita manual de culturas como a cana-de-açúcar, café e algodão, agora está controlando máquinas. O antigo boia-fria troca também o campo pelo trabalho na cidade, em setores como a construção civil. Para especialistas, o crescimento econômico que amplia a produção tem compensado os impactos da tecnologia no emprego, em que uma única máquina pode substituir 100 ou mais trabalhadores.[...] Ilson Luiz da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), observa que o desemprego no meio rural ainda é uma questão grave nas regiões mais pobres do estado, como o Norte e Vale do Jequitinhonha. Segundo ele, a mecanização é bem-vinda quando o trabalhador tem a oportunidade de trocar o trabalho exaustivo por funções de melhor qualificação, mas diz que para manter esse status o Brasil tem como desafio a manutenção do crescimento.”[...]



Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/01/14/internas_economia,343131/mecanizacao-no-campo-muda-asrelacoes-de-trabalho.shtml Acesso em 19 de mai. de 2020.

 

 

 

 

 

 

Agora responda, qual grupo dentro do agronegócio é prejudicado pelo uso das máquinas?

Transcreva o trecho da reportagem que indica esse fato.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário