Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
6º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 25ª SEMANA
Prof. Djan
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Correção de Fluxo –
Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra.
História dos combustíveis e das máquinas térmicas.
HABILIDADES:
(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio
termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de
máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (# Estude em Casa vol. 03 -
ativ.22).
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas,
culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho,
decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação
e informatização). (# Estude em Casa vol. 03 - ativ.23).
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: ________________________________________
Escola:
________________________________________________
6º/7º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: _____ Data: __/___/__
Atividade 1
Olá
estudantes!!! Nessa aula sem link, nós iremos abordar o assunto da aula (Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra. História dos
combustíveis e das máquinas térmicas). A partir da coletânea #Estude em
Casa vol.03. Para isso, analise as
informações a seguir e responda:
ANIMAIS ENDOTÉRMICOS E ECTOTÉRMICOS
QUESTÃO 01. São seres que necessitam de fontes externas para conseguir manter sua temperatura. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou ficarem em algum local aquecido, como rochas. A definição refere-se aos animais
A)
endotérmicos
B)
ectotérmicos
C)
exotérmicos
D) isotérmicos
A)
endotérmicos
B)
ectotérmicos
C) exotérmicos
D) isotérmicos
QUESTÃO 03. Em
relação aos animais ectotérmicos, os endotérmicos apresentam como vantagem a
capacidade de colonização de ambientes frios. Em contrapartida, os animais
ectotérmicos podem colonizar habitats que apresentam pouco recurso energético.
Como exemplo de animal endotérmico e ectotérmico, respectivamente, podem ser
citados
OBS: A palavra
“respectivamente” significa que você deve citar a resposta na mesma ordem em
que foi feita a pergunta.
A)
répteis e peixes
B)
aves e peixes
Caves
e mamíferos
D)
répteis e mamíferos.
Atividade 2
IMPACTOS
DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA VIDA E NA SOCIEDADE HUMANA.
Você sabia que a
Revolução industrial modificou a vida e a sociedade? A primeira Revolução
Industrial, período de grande desenvolvimento tecnológico que foi iniciado na
Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII. Com o tempo, esse
desenvolvimento espalhou-se para outras partes do mundo, assim, surgiu a
indústria, e as transformações causadas por ela possibilitaram a consolidação
do capitalismo. O início da Revolução Industrial
ocorreu pelo desenvolvimento da máquina a vapor, que aproveita o vapor da água
aquecida pelo carvão para produzir energia e revertê-la em força para mover as
máquinas. A Segunda Revolução Industrial representou um período de grandes
inovações tecnológicas. A Terceira Revolução corresponde ao desenvolvimento
industrial e científico. As relações de trabalho também mudaram. Os
trabalhadores, intensamente explorados, mobilizaram-se em organizações e
coordenaram dois movimentos: o ludismo (revolta contra as maquinas com o
argumento de que elas acabariam com os empregos) e o cartismo (se pronunciava
de maneira mais discreta, tendo seu direcionamento focado na política, por meio
da qual conseguiu conquistar diversos direitos para o grupo de trabalhadores).
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de
trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a
expansão do imperialismo; o êxodo e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do
transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e do
consumo; os impactos ambientais negativos etc.
QUESTAO 01. Cite quatro consequências da Revolução industrial na vida e
na sociedade humana.
Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:FrameBreaking-1812.jpg. Acesso em 19 de mai. de 2020.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
QUESTÃO 02. As novas relações de trabalho com a
Revolução Industrial provocaram movimentos trabalhistas como o ludismo contra o
novo sistema. Devido aos baixos salário, trabalhadores eram obrigados a lidar
com uma carga de trabalho extenuante. Nas indústrias inglesas do período da
Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16
horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Os trabalhadores que não
aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros. Explique de
que se tratava o ludismo.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
QUESTÃO 03. Leia a reportagem abaixo.
“A mecanização no campo está modificando as relações de
trabalho no agronegócio brasileiro. O trabalhador rural, antes contratado para
fazer o plantio e colheita manual de culturas como a cana-de-açúcar, café e
algodão, agora está controlando máquinas. O antigo boia-fria troca também o
campo pelo trabalho na cidade, em setores como a construção civil. Para
especialistas, o crescimento econômico que amplia a produção tem compensado os
impactos da tecnologia no emprego, em que uma única máquina pode substituir 100
ou mais trabalhadores.[...] Ilson Luiz da Silva, presidente da Federação dos
Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), observa que o
desemprego no meio rural ainda é uma questão grave nas regiões mais pobres do
estado, como o Norte e Vale do Jequitinhonha. Segundo ele, a mecanização é
bem-vinda quando o trabalhador tem a oportunidade de trocar o trabalho
exaustivo por funções de melhor qualificação, mas diz que para manter esse
status o Brasil tem como desafio a manutenção do crescimento.”[...]
Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/01/14/internas_economia,343131/mecanizacao-no-campo-muda-asrelacoes-de-trabalho.shtml Acesso em 19 de mai. de 2020.
Agora responda, qual grupo dentro do agronegócio é
prejudicado pelo uso das máquinas?
Transcreva o trecho da reportagem que indica esse
fato.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário