27 novembro, 2020

8° ANOS -GEOGRAFIA – PROFS SÉRGIO CAVALCANTE/MARA – 25° SEMANA

 

                                ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

         PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS – 25° SEMANA

             8° ANOS  -GEOGRAFIA – PROFS SÉRGIO CAVALCANTE/MARA

                        ATIVIDADE PARA 27 DE NOVEMBRO DE 2020


                             Países de Terceiro Mundo ou em desenvolvimento

           Fazem parte desse grupo os países que possuem economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento, geralmente nações localizadas na América Latina, África e Ásia. O criador da expressão foi o economista francês Alfred Sauvy, a mesma foi emitida pela primeira vez no ano de 1952. A expressão foi criada a partir da observação que o economista realizou acerca dos países do mundo, ele constatou que existia uma enorme disparidade política, econômica e social entre as nações, deixando muitas delas marginalizadas no cenário mundial.

          As denominações apresentadas, bem como as suas características, estão de acordo com a Teoria dos Mundos, esse método de análise foi usado entre os anos de 1945 e 1990. Apesar dessas expressões não serem mais usadas, a configuração do mundo praticamente não mudou, com exceção de alguns países que conseguiram evoluir.



Questão 1- Na sua opinião, observando o mapa, os países do Norte são países de Primeiro Mundo ou de Terceiro Mundo? Indique exemplos deles.

_____________________________________________________________________

 

Questão 2 - Na sua opinião, observando o mapa, os países do Sul são países de Primeiro Mundo ou de Terceiro Mundo? Indique exemplos deles.

_____________________________________________________________________

Questão 3 - Sobre o conceito de região e suas aplicações, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas e marque a única afirmativa falsa.
(     ) I. As regionalizações são construções humanas, já que são os seres humanos que determinam os limites entre as regiões. Portanto, os limites das regiões não são estáticos.
(     ) II. Qualquer região deve ser estudada como uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas, nem relação com outros espaços.
(     ) III. As regiões são importantes ferramentas de trabalho para a Geografia, porém seu estudo requer cuidados para que não se caia em generalizações erradas ou exageradas.

 

Questão 4 - O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria (1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das superpotências. Desse modo, o mundo estava regionalizado em:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
b) Metrópoles e Colônias
c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo
d) Países Centrais e Países Periféricos

 

Questão 5 -  O fim das disputas ideológicas da guerra fria (1945-1991) tornou as diferenças socioeconômicas mais evidentes. Surgiu então um novo conflito marcado pelas contradições entre:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
b) Leste (socialista) e Oeste (capitalista)
c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo
b) Metrópoles e Colônias





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário