16 novembro, 2020

8º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - 24ª SEMANA - (A/B/C/D)

8º ano – ANOS FINAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Portuguesa 24ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profª: Leonardo Trajano/ Marcos Batista/ Mariane Frota

Objeto do conhecimento: Morfossintaxe / Semântica / Fono-ortografia.

Aluno (a):


 

Habilidade: (EF08LP13) / (EF08LP14)/ (EF08LP04)


Olá alunas e alunos! Esse mês de novembro vocês estão conhecendo um pouco mais sobre o  gênero textual resumo. Uma das características principais que você ouviu falar sobre ele é que para se ter um resumo seleciona-se os trechos, as ideias principais de um texto, filme, livro etc. Outro ponto importante discutido sobre o resumo, é que nele não se pode incluir nenhuma opinião pessoal sobre o assunto que vai se resumir, pois senão deixa de ser resumo e passa a ser resenha crítica.

Pois bem, na atividade dessa semana, você irá observar e compreender a diferença entre textos que incluem opiniões pessoais de quem escreve e outros que são impessoais, ou seja, não atribuem opinião e se matém neutros, apenas relatando fatos.

 

 

Vamos lá? Leia os dois textos abaixo para responder as questões:


 TEXTO 1

 

O filme “Vingadores- Ultimato” estreou no Brasil dia 25 de abril de 2019. É o quarto filme dos Vingadores.  Dirigido por Anthony e Joe Russo, o elenco conta com Chris Evans (Cap. América), Scarlet Johansson (Viúva Negra), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Chris Hemsworth (Thor), Brie Larson (Capitã Marvel), Josh Brolin (Thanos), Paul Rudd (Homem-Formiga), Tessa Thompson (Valquíria) entre outros.

 

O filme inicia depois dos eventos de Vingadores Guerra Infinita, o universo está em ruínas devido aos esforços do Titã Louco, Thanos. Com a ajuda de seus aliados remanescentes, os Vingadores precisam se reunir novamente para desfazer as ações do vilão. E com isso, restaurar a ordem do universo de uma vez por todas, não importando as consequências.

O filme quebrou vários recordes de bilheteria e arrecadou mais de US$ 2,7 bilhões em todo o mundo, tornando-se o filme de maior bilheteria de 2019. Ao arrecadar US$ 858,3 milhões de dólares nos EUA e Canadá, tornou-se o filme de maior bilheteria de todos os tempos, recorde anteriormente estabelecido por Avatar.

 

                                                                  TEXTO 2

 

A trama de Vingadores: Ultimato se passa poucos dias depois do fim de Guerra Infinita: Thanos conseguiu o que queria, matou metade da população do universo e boa parte dos heróis que tentou impedi-lo, em vão. No entanto, surge uma possibilidade de reverter o que aconteceu, graças a dois fatores ausentes no conflito anterior: a Capitã Marvel (Brie Larson) e o Homem-Formiga (Paul Rudd).

Discutir muito mais coisas além disso significaria entregar elementos do enredo importantíssimos, e acredito que a surpresa ao chegar na sala de cinema faz parte da experiência. O que pode ser dito é: TODAS as teorias ventiladas na internet estão erradas. Todas, sem exceção.

O único problema, é que o filme é longo demais. Alguns problemas poderiam ter sido resolvidos mais rápido, e para mim, três horas parece ser um pouco demais. Eu acredito que 150 minutos seriam suficientes, mas como este filme é uma festa de despedida do início ao fim, ele é recheado de fanservice, para alegria de todos nós, e desespero de quem só assiste filmes de países sem luz elétrica e água encanada.

 

1)    Os textos a cima tratam do mesmo assunto? Qual sua ideia principal?


 

2)  Ao ler os textos, o que você entendeu sobre eles?

 

3)  Agora pesquise na internet a diferença entre um texto com marcas pessoais e impessoais. Coloque aqui o resultado da sua pesquisa.

 

 

4)    Após a pesquisa sobre textos pessoais e impessoais, leia novamente o texto 1 e 2 e diga, para você qual é o texto pessoal e o impessoal?

 

 

5)    Agora que você identificou que um dos textos é pessoal e o outro é impessoal, justifique. O que para você fez do texto 1 ou 2 ser pessoal ou impessoal? Retire trechos dos textos que comprovem sua resposta.

 

6)     Você já tinha assistido ao filme que os textos estão falando? Se caso não tivesse assistido, qual dos dois textos você acha que te convenceria a assistir à esse filme? Por quê?

 

7)    Compreendendo a diferença entre os textos pessoais e impessoais, dê dois exemplos de um gênero de texto pessoal e dois de impessoais.

 

8)    Agora é sua vez de passar o texto que você considerou como IMPESSOAL, para PESSOAL, ou seja, aquele que não foi incluído opiniões/sentimentos da pessoa que escreveu, você irá colocar suas opiniões e sentimentos sobre o texto. Caso não tenha visto o filme, pesquise na internet a opinião das pessoas sobre ele e coloque no texto.

OBS: Você deve reescrever o texto que você acredita que seja o impessoal (texto 1 ou 2) e atribuir nele as opiniões, críticas, sentimentos que são próprios dos textos pessoais.


 

 

 

 Leia o texto.

Piscina

Era uma esplêndida residência, na Lagoa Rodrigo de Freitas, cercada de jardins e, tendo ao lado, uma bela piscina. Pena que a favela, com seus barracos grotescos se alastrando pela encosta do morro, comprometesse tanto a paisagem.

Diariamente desfilavam diante do portão aquelas mulheres silenciosas e magras, lata d’água na cabeça. De vez em quando surgia sobre a grade a carinha de uma criança, olhos grandes e atentos, espiando o jardim. Outras vezes eram as próprias mulheres que se detinham e ficavam olhando.

Naquela manhã de sábado ele tomava seu gim-tônica no terraço, e a mulher um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina, quando perceberam que alguém os observava pelo portão entreaberto.

Era um ser encardido, cujos trapos em forma de saia não bastavam para defini-la como mulher. Segurava uma lata na mão, e estava parada, à espreita, silenciosa como um bicho. Por um instante as duas mulheres se olharam, separadas pela piscina.

De súbito pareceu à dona de casa que a estranha criatura se esgueirava, portão adentro, sem tirar dela os olhos. Ergue-se um pouco, apoiando-se no cotovelo, e viu com terror que ela se aproximava lentamente: já atingia a piscina, agachava-se junto à borda de azulejos, sempre a olhá-la, em desafio, e agora colhia água com a lata. Depois, sem uma palavra, iniciou uma cautelosa retirada, meio de lado, equilibrando a lata na cabeça

– e em pouco sumia-se pelo portão.

Lá no terraço o marido, fascinado, assistiu a toda acena. Não durou mais de um ou dois minutos, mas lhe pareceu sinistra como os instantes tensos de silêncio e de paz que antecedem um combate. Não teve dúvida: na semana seguinte vendeu a casa. 



1. Era um ser encardido, cujos trapos em forma de saia não bastavam para defini- la como mulher”.

A palavra destacada no trecho pode ser substituída, sem prejudicar o sentido original do   texto, por


a)             feio.


b)             puro.

c)             sujo.

d)             triste.


Leia a tirinha abaixo.







Fonte: http://www.marcianeurotica.com.br/. Acesso em 22 mai 2020.

2)    “Algo que vai me afligir por muito tempo e tirar meu sono várias noites”.


A palavra destacada tem o mesmo significado de

 a)         atormentar.

 b)        confortar.

 c)         consolar.

 d)        divertir.


Leia o texto abaixo.


Você já se  deu conta de que quando está de bem com a vida a sua companhia fica mais agradável? Humm? Quer ficar ‘de boas’ com alguém? Fique primeiro ‘de boas’ consigo mesmo!     

Fonte: https://www.pensador.com/frase/MjExNDg2Mg/. Acesso em 22 mai 2020.


3)    Nesse texto, no trecho “Você já se deu conta [...]”, a expressão destacada significa

 a)        agradar as pessoas.

 b)        fazer um cálculo.

 c)        perceber algo.

 d)          ter capacidade.


Leia o texto.

Ninguém sabe quando será seu último passeio, mas agora é possível se despedir em grande estilo. Uma 300C Touring, a versão perua do sedã de luxo da Chrysler, foi transformada no primeiro carro funerário customizado da América Latina. A mudança levou sete meses, custou R$ 160 mil e deixou o carro com oito metros de comprimento e 2 340 kg, três metros e 540 kg além da original. O Funeral Car 300C tem luzes piscantes na imponente dianteira e enormes rodas, de aro 22, com direito a pequenos caixões estilizados nos raios. Bandeiras nas pontas do capô, como nos carros de diplomatas, dão um toque refinado. Com o chassi mais longo, o banco traseiro foi mantido para familiares acompanharem o cortejo dentro do carro. No encosto dos dianteiros, telas exibem mensagens de conforto. O carro faz parte de um pacote de cerimonial fúnebre que inclui, além do cortejo no Funeral Car 300C, serviços como violinistas e revoada de pombas brancas no enterro.

                               Funeral tunado. Folha de S.Paulo, 28.02.2010.

 4)    O assunto principal desse texto é

 a)  a capacidade do ser humano de aceitar a morte.

 b)   a impossibilidade de se prever a morte.

 c)   as mudanças nos carros funerários atuais.

 d)   o lançamento de um carro funerário de luxo.


Leia o texto abaixo:

 

 

Epitáfio

Devia ter amado mais 

Ter chorado mais

Ter visto o sol nascer 

Devia ter arriscado mais 

E até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado

As pessoas como elas são 

Cada um sabe a alegria

E a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger 

Enquanto eu andar distraído 

O acaso vai me proteger 

Enquanto eu andar 

Devia ter complicado menos 

Trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos

Com problemas pequenos 

Ter morrido de amor

Queria ter aceitado A vida como ela é

A cada um cabe alegrias E a tristeza que vier

O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído 

O acaso vai me proteger Enquanto eu andar 

O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído 

O acaso vai me proteger Enquanto eu andar


5) O tema central da música acima é

 a)             a lembrança de um amor intenso que chegou ao fim.

 b)             a preocupação com o que o futuro pode trazer.

 c)             o arrependimento por ter deixado de fazer o que queria.

 d)             o sentimento de culpa por ter feito o ser amado sofrer.


Observe a charge abaixo.




Fonte: https://blogdoaftm.com.br/charge-complexo-de-inferioridade/. Acesso em 22 mai 2020.


6. Qual o assunto principal desta charge?


Leia o texto a seguir.

 

 

Pressa

ó tenho tempo pras manchetes no metrô

E o que acontece na novela Alguém me conta no corredor 

Escolho os filmes que eu não

Vejo no elevador

                          Pelas estrelas que eu encontro na crítica do leitor Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa

Mas nada tanto assim

                                       Eu me concentro em apostilas coisa tão normal Leio os roteiros de  viagem enquanto rola o comercial

                       Conheço quase o mundo inteiro por cartão-postal Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa

mas nada tanto assim


7. É possível identificar a presença da linguagem informal no trecho

a)         “E o que acontece na novela/alguém me conta no corredor”.

 b)        “Escolho os filmes que eu não/vejo no elevador”.

 c)         “Leio os roteiros de viagem/enquanto rola o comercial”.

 d)        “Conheço quase o mundo inteiro/por cartão-postal”.


Observe a imagem abaixo:



                                                           Roberto Krol. Fonte: http://www.robertokroll.com.br/. Acesso em: 23 ago 2019.

 

8)    A fala do homem causa estranhamento ao outro surfista

 a)   devido ao uso excessivo de palavras estrangeiras.

 b)  pelo uso da linguagem formal, inadequada à situação.

 c)   por conta de sua maneira grosseira e indelicada de falar.

 d)  por ser uma linguagem informal, cheia de gírias.



Leia o texto a seguir.

Lorelai:

                          Era tão bom quando eu morava lá na roça. A casa tinha um quintal com milhões de coisas,

    tinha até um galinheiro. Eu conversava com tudo quanto era galinha, cachorro, gato, lagartixa, eu conversava com tanta gente que você nem imagina, Lorelai. Tinha árvore para subir, rio passando no fundo, tinha cada     esconderijo tão bom que a gente podia ficar escondida a vida toda que ninguém achava. Meu pai e minha mãe viviam rindo, andavam de mão dada, era uma coisa muito legal da gente ver. Agora, tá tudo diferente: eles vivem de cara fechada, brigam à toa, discutem por qualquer coisa. E depois, toca todo mundo a ficar emburrando. Outro dia eu perguntei: o que é que tá acontecendo que toda hora tem briga? Sabe o que é que eles falaram? Que não era assunto para criança. E o pior é que esse negócio de emburramento em casa me dá uma aflição danada. Eu queria tanto achar um jeito de não dar mais bola pra briga e pra cara amarrada. Será que você não acha um jeito pra mim?

Um beijo da Raquel. [...]

 9)   texto acima foi escrito em linguagem informal, como pode ser comprovado pelo uso da palavra

a)    aflição.                                                   

b) emburramento. 

c) esconderijo         

d)galinheiro


Leia os textos a seguir.

 

Texto 1





 

 

[...]


Redes sociais nos afastam dos outros e nos tornam mais solitários

 

 

As redes sociais tiraram o peso da comunicação presencial, que é importante para o


desenvolvimento de uma pessoa. O medo de comunicar-se era, aos poucos, sendo enfrentado no dia a dia. Se a pessoa não enfrentasse esse medo, não faria amizades, não conseguiria paquerar nem trabalhar em grupos. Qualidades que são fundamentais.

Como o diálogo acontece, atualmente, em maior volume virtualmente do que pessoalmente, essa barreira demora um tempo maior para ser quebrada pelas pessoas. Como consequência, temos cada vez mais jovens com problemas de relacionamento, comunicação e dificuldade em expor as suas próprias ideias.

Como as redes sociais nos tiraram a “pessoalidade” da comunicação, trouxeram como consequência a solidão. Mesmo sabendo que entrando em alguma das principais redes sociais – como Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter – encontraremos centenas de amigos, não é como se eles realmente estivessem próximos de nós. Sendo assim, a qualidade da amizade foi substituída pela “quantidade de amigos”. [...]


Fonte: https://www.personare.com.br/redes-sociais-nos-afastam-dos-outros-e-nos-tornam-mais- solitarios-2-m8163. Acesso em 21 mai 2020.

10)    Ao analisarmos os dois textos, é possível afirmar que ambos tratam

 a)   da importância das redes sociais para aproximar pessoas do mundo todo.

 b)   da solidão dos mais velhos, que é reduzida pelas redes sociais.

 c)   do distanciamento entre as pessoas no mundo real causado pelas redes sociais.

 d) do uso exagerado da tecnologia, sobretudo por crianças e adolescentes.


Leia os textos abaixo:

Texto 1


Fonte: Ministério da Saúde, 2020.


Texto 2


Como se prevenir do coronavírus?

Sem tratamento específico, o coronavírus deve ser combatido com medidas de prevenção.

Não no momento um tratamento específico para o novo coronavírus. E, se também não temos uma vacina, como se prevenir desse agente infeccioso originário da China? [...]

Ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Até por isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.

Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções. [...]

 

 11)  Analisando ambos os textos, pode-se afirmar que ambos

 a)   alertam para a ausência de um tratamento específico.

 b)   analisam os motivos que levaram ao aumento de casos.

 c) relatam o aumento de casos de coronavírus no Brasil.

d) ressaltam a importância de lavar as mãos frequentemente.


Leia os textos a seguir. Texto I


Assisti ao filme novo da Mulher Maravilha essa noite. Caraca, que filme massa!!! Ação eletrizante do início  ao fim,  muitas  cenas  de  luta bem coreografadas e a interpretação da atriz foi perfeita!! Eu estou arrependida de não ter assistido  antes! A única coisa que não gostei foi do clima de romance entre ela e o Steve, poxa, o filme é pra ser de ação, e não romance! Não senti clima entre os dois. Mas fora isso, nota 1000! Quero ver de novo e de novo!

Ana Júlia, 7° ano.


Texto II


Acabei de assistir ao filme novo da Mulher Maravilha e não entendi o porquê de tanto alvoroço. Na verdade, eu achei o filme bem ruinzinho, fraco, digno de passar na sessão da tarde. Não gostei da escolha da atriz. Mas o pior de tudo foi o romance entre o casal de protagonistas. Fala sério! Sem química nenhuma.  As cenas de ação são chatas, tudo no filme é chato, aliás, perdi totalmente o meu tempo.

LuísRicardo,9°ano.


Fonte: acervo da equipe pedagógica.

 

 12)    Os dois textos são críticas de alunos ao filme “Mulher Maravilha”. Comparando- os, é possível observar que os dois alunos

a)          acharam a atriz escolhida perfeita para o papel.

 b)         aprovaram o filme e o assistiram novamente.

 c)          consideraram as cenas de ação empolgantes.

 d)         criticaram as cenas de romance entre os protagonistas.


Texto 1








Fonte: Ministério da Saúde, 2020

Como se prevenir do coronavírus?

Sem tratamento específico, o coronavírus deve ser combatido com medidas de prevenção.

Não no momento um tratamento específico para o novo coronavírus. E, se também não temos uma vacina, como se prevenir desse agente infeccioso originário da China? [...]

Ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Até por isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.

Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções. [...]

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/como-se-prevenir-coronavirus/. Acesso em 22 mai 2020.

 

 13)       Analisando ambos os textos, pode-se afirmar que ambos 

a) Alertam para a ausência de um tratamento específico.

b) Analisam os motivos que levaram ao aumento de casos.

c) Relatam o aumento de casos de coronavírus no Brasil.

d) Ressaltam a importância de lavar as mãos frequentemente.


                                                                          Leia a canção.

                         Cidadão

 

 

             Tá vendo aquele edifício, moço?               

Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição 

Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar 

Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto 

Mas me chega um cidadão

E me diz desconfiado, tu tá aí admirado 

Ou tá querendo roubar?

Meu domingo tá perdido Vou pra casa entristecido 

Dá vontade de beber

E pra aumentar o meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio 

Que eu ajudei a fazer


Tá vendo aquele colégio, moço? 

Eu também trabalhei lá

Lá eu quase me arrebento Pus a massa fiz cimento 

Ajudei a rebocar

Minha filha inocente

Vem pra mim toda contente Pai vou me matricular

Mas me diz um cidadão Criança de pé no chão 

Aqui não pode estudar Esta dor doeu mais forte

Por que que eu deixei o norte Eu me pus a me dizer

Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava

Tinha direito a comer [..]


14)    “Tá vendo aquele colégio, moço? / Eu também trabalhei lá/ eu quase me arrebento/ Pus a massa fiz cimento/ Ajudei a rebocar”.

Neste trecho, a expressão destaca substitui

 a)    colégio.

b) edifício.

c) norte.

d) prédio.


Leia o texto a seguir.

 

Massa boa é massa fresca

Os pais de um italianinho eram donos de um restaurante no interior da Itália. Isso há décadas e décadas. O lugar tinha comida simples, tradicional, lugar pequeno, pratos deliciosos. Certa vez, enquanto o menino brincava no balcão e seu pai assumia as caçarolas, um turista que degustava a massa viu um ratinho passar no salão. “O que é isso?”, exclamou o cliente. Sem reação e também surpreso, o italiano improvisou:

“Essa é Suzi. Mora aqui com a gente”.

PORTUGAL, Rayane. Revista do Correio. Correio Braziliense. 18 jul. 2010. p.28. Adaptado.

 

 15)  “O lugar tinha comida simples, tradicional, lugar pequeno [...]”

 

A palavra destacada no trecho acima foi utilizada para substituir a palavra

 a)   balcão.

 b)   Itália.

 c)   restaurante.

 d)   salão.


Leia o texto abaixo.

Lobo-guará capturado em Minas

Lobo-guará aparece na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Um homem estava trabalhando em uma vidraçaria quando o animal entrou no local. O comerciante chamou a Polícia Militar de Meio Ambiente.

O lobo estava com a boca machucada e a PM acredita que ele tenha vindo da mata da Copasa, que fica a 10 quilômetros do bairro Milionários. Depois de capturado, o lobo- guará foi levado a um veterinário para tratar dos ferimentos. Ele deve ser levado de volta à mata.

Tribuna de Petrópolis, 13 set. 2003.

16)  O homem que estava trabalhando e se deparou com o lobo também é chamado no texto de:

 

a)         comerciante.

 b)        policial.

 c)        veterinário.

 d)        vidraceiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário