26 novembro, 2020

9º ANOS - RELIGIÃO - 25ª SEMANA - TODOS

 ENSINO RELIGIOSO

Ano/Etapa: 9º – Anos Finais

Componente Curricular: Religião

25ª Semana

Escola: E.E.I.E.F Dalva Pontes da Rocha

Profs.:  Josiane / Mariane/ Manoel

Objeto do conhecimento: Crenças, filosofias de vida e esfera pública.

Aluno (a):  

_______________________________________________________________

 

HABILIDADE: (EF09ER07)

 

Os Princípios Éticos

 

Temos como objetivos para essa aula identificar princípios éticos em diferentes organizações religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.

 

Não há sobrevivência sem uma ética mundial. Para haver paz mundial, é preciso haver paz entre as religiões. E para haver paz entre as religiões é preciso o diálogo inter-religioso. Hans Küng

 

Começamos a aula com essa citação do teólogo suíço Hans Küng, que fala de paz e diálogo. Ao longo da aula você perceberá que ela casa perfeitamente com a temática dessa semana.

 

Você dialoga com aqueles que pensam de forma diferente da sua? Respeita o pensamento contrário, a fé contrária a sua?

 

Respeito é uma palavra chave para entender e praticar os princípios éticos.

 

Mas afinal, o que é ética? Você já ouviu falar em princípios éticos?

 

Um dia o discípulo Gong Zi perguntou a seu mestre Confúcio: - “Existe uma palavra que pode servir como uma regra de conduta para toda a vida?” Confúcio: - “Não é a reciprocidade (ato de dar e receber) tal palavra? Aquilo que não desejas que seja feito a ti, não faça aos outros.” (Confúcio, Analectos)

 

Toda religião possui uma doutrina que pode ser chamada de código ético ou princípios éticos. A palavra ética vem do grego e significa: lei ou norma.

 

A ética existe para que haja a possibilidade da convivência social. São regras de conduta que têm como objetivo o bem estar das sociedades.

 

As diferentes culturas e religiões possuem princípios éticos e valores morais que as guiam e são parte de sua doutrina.

                                                                                                                       

Vamos conhecer alguns destes princípios?!

 

Judaíco /Cristão: no Livro de Êxodo, 20:3-17, do Antigo Testamento Moisés, depois de subir ao Monte Sinai, volta com a Tábua da Lei ou os Dez Mandamentos. O primeiro dos Dez Mandamentos, tornou-se a base da doutrina de Cristo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a si mesmo.”


Indígena: os Guarani Ñandewa tem seu código ético baseado no equilíbrio das relações com a natureza onde tudo é sagrado, pois pertence ao mesmo espírito. Para eles o “Mborayu”, o espírito que nos une, está em tudo, conectando todas as coisas em um fluxo permanente.


Budismo: como explica Sua Santidade Dalai Lama, “é difícil imaginar um sistema ético significativo separado da experiência individual do sofrimento e da felicidade”. Para o budismo há 4 (quatro) Nobres Verdades: 1. existe o sofrimento; 2. tem as causas do sofrimento; 3. É possível superar o sofrimento; 4. existe um caminho que leva à esta liberação (o nobre caminho óctuplo indicado na figura ao lado); princípios do nobre caminho óctuplo: visão correta; pensamento correto; discurso correto, ação correta, modo de vida correto; diligência correta; atenção correta; concentração correta.



Ética na Grécia Antiga: o filósofo grego Aristóteles (século V a.C) afirmava que o sentido da vida é a felicidade. Encontrada por meio da virtude da mediania, ou seja, para Aristóteles seríamos felizes se encontrássemos o caminho do meio entre dois extremos. Por exemplo: um soldado durante uma batalha não pode ser corajoso em excesso, pois poderia por tudo a perder. Mas, também, não pode ser pouquíssimo corajoso, pois isso seria a covardia e assim poderia por tudo a perder. Ele precisa encontrar o equilíbrio entre esses dois  extremos para ser virtuoso, desse modo terá sucesso na batalha e será,  consequentemente, feliz.  

                          Leia, nos galhos da imagem, os princípios éticos de algumas religiões


Considerações Finais

 

Nesta aula aprendemos que as religiões possuem princípios éticos. Estes princípios são regras de conduta ou preceitos religiosos que possuem a função de apontar um caminho ou uma forma de conduzir a vida de forma justa e feliz.

 

ATIVIDADE

 

1. Toda religião possui uma doutrina que pode ser chamada de código ético ou princípios éticos. A palavra ética vem do grego e significa: Assinale uma opção

a) costume ou hábito.

b) desgoverno ou desmando.

c) equidade ou paridade

d) lei ou norma.

2.  Para Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, é difícil imaginar um sistema ético que seja realmente significativo sem que vivenciemos duas experiências individuais, são elas:  Assinale uma opção

a) mágoa e perdão.

b) inveja e admiração.

c) sofrimento e felicidade.

d) desobediência e obediência.

3.   Agora escolha dois princípios éticos e escreva um pequeno texto falando seu ponto de vista sobre ele.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário