24 novembro, 2020

8º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - 25ª SEMANA - (A/B/C/D)

  Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Período: 25ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Prof.ª: Leonardo Trajano/ Marcos Batista/ Mariane Frota

 

Aluno (a):

Habilidade: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação.


Na atividade dessa semana, vocês terão que assistir ao filme Extraordinário (2017) para, além do momento de diversão, iniciar o processo de planejamento de escrita do gênero textual que iniciamos a estudar nesse mês de novembro.... O Resumo.

O filme se encontra no YOUTUBE ou pelo Amazon Prime. 



Agora é a sua vez de escrever um resumo do filme que você acabou de assistir!

Antes de iniciar a produzir o resumo, siga as seguintes orientações:

 

1.    Lembre-se de incluir no seu resumo apenas as informações mais importantes do filme, sem contar tantos detalhes.

2.    Seu resumo deve ter o início, o meio e o fim da história.

3.    Apresente qual o gênero do filme, em que ano ele foi produzido, qual o público-alvo, os atores principais, se ele foi baseado em algum livro etc.

4.    Fale sobre do que se trata o filme, quem são os protagonistas, qual o conflito da história.

5.    Diga qual a mensagem principal que o filme quer deixar para quem o assiste.

6.    Cuidado! Em um resumo não se deve ter a opinião pessoal de quem escreve, então conte apenas os fatos vistos no filme, sem comentar se é um filme bom ou ruim.


AVALIE E REESCREVA SEU TEXTO

 

Após produzir a primeira versão do resumo, leia-o e verifique se você seguiu todos os itens abaixo, marcando um X em sim ou em não:

 

Nº      Pergunta

                                                                                           SIM      X NÃO                                           

1.              O meu resumo contém as informações mais importantes do filme?

2.       Meu resumo tem o início, meio e fim  do filme?

3.              Meu resumo apresenta os personagens principais?

4.              No resumo eu não contei todos os detalhes do filme?

5.       No resumo eu não incluí as minhas opiniões pessoais?   

6.              Eu incluí no meu texto o gênero do filme?

7.              Eu comentei o ano do filme e sobre os atores?

8.              No resumo eu escrevi sobre a mensagem principal do filme?


Observe a questão a seguir.

                                                Escolas off-line têm desempenho inferior

Levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) descobriu que as escolas que usam computadores sem conexão com a Internet não ganham em desempenho. Ao contrário, chegam a ter piores notas médias em provas oficiais. O estudo foi feito tomando por base as notas obtidas por alunos brasileiros de série no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A conclusão do trabalho é que o acesso à rede mundial melhora os resultados dos estudantes em 5,5 pontos.

NOVA ESCOLA. São Paulo: Abril. n. 208. dezembro, 2008.

 

 1.   A informação principal desse texto é

 a)   as escolas sem acesso à internet têm baixo desempenho.

 b)   o estudo tomou por base as notas de alunos de 4ª série.

 c)   o levantamento foi feito pelo Ministério da Educação.

 d)   o resultado melhora em 5,5 pontos com o acesso à internet.

 

Leia o texto a seguir.

 

Qual bicho tem a vida mais curta?

Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos que detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas. Esse período serve praticamente apenas para a reprodução, explica o biólogo Milton Neto, professor do Colégio Walt Disney, de Pernambuco.

Composto por cerca de 4 mil espécies, o grupo dos efemerópteros é o mais antigo entre os insetos com asas registrados. No Brasil, foram classificados 63 gêneros e 166 espécies, em dez famílias. Conhecidos no País como aleluias, besouros-de-maio, borboletas-de-piracema, efêmeros, siriruias e sirirujá, esses insetos servem de alimento para peixes de água doce. Os efemerópteros possuem peças bucais rudimentares e não chegam a se alimentar em seu curto espaço de vida. Eles se assemelham às cigarras, pois possuem o corpo mole, podendo atingir   até 4 cm de comprimento, e asas membranosas.

Assim como os efemerópteros, muitas espécies de mosquitos têm pouco tempo de vida, entre um e dois dias. "Animais que se reproduzem muito geralmente vivem pouco", diz o professor Wellington Almeida, do curso pré-vestibular Positivo, de Curitiba (PR). Uma curiosidade é o tempo que a cigarra sobrevive. A fase que os biólogos chamam de ninfa, o segundo estágio do desenvolvimento de insetos, quando a formação está ainda incompleta, chega a durar 20 anos. Depois do nascimento, o inseto vive no máximo 50 dias.

Entre os mamíferos, os ratos são os que possuem vida mais curta, com um tempo médio de dois anos. Rato é o nome geral dos roedores Muridae, maior família de mamíferos existente, com cerca de 650 espécies. Outro mamífero de baixa longevidade é a toupeira, que pode chegar a sete anos, mas a média é de apenas três.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/qual-bicho-tem-a-vida-mais- curta,7fb68497912669d1a66652013e63e7b0dcw9cmqn.html. Acesso em 25 mai 2020.

 

 2.   O trecho que contém a informação principal desse texto é

 a)   “Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos que detém o recorde de vida mais curta do reino animal”.

]b)   “Composto por cerca de 4 mil espécies, o grupo dos efemerópteros é o mais antigo entre os insetos com asas registrados”.

c)   “Os efemerópteros possuem peças bucais rudimentares e não chegam a se alimentar em seu curto espaço de vida”.

d)   “Outro mamífero de baixa longevidade é a toupeira, que pode chegar a sete anos, mas a média é de apenas três”.

 

Leia o texto abaixo.

 

Casal vive lua de mel sem fim durante pandemia

Tudo começou com um casamento na capital egípcia, Cairo, em 6 de março. Agora estão num resort nas Maldivas adaptado pelo governo, mas não é o paraíso que parece.

Tudo começou com um casamento na capital egípcia, Cairo, em 6 de março. Oito anos após o primeiro encontro, Khaled, 36, e Peri, 35, se casaram em uma cerimônia com familiares e amigos.

Alguns dias depois, o casal que vive em Dubai viajou para a cidade mexicana de Cancún em lua de mel, em meio a uma preocupação global: o novo coronavírus parecia naquele momento uma preocupação distante, ainda que já tivesse se espalhando pelo mundo.


Ainda que tenha passado a evitar aglomerações, o casal não esperava que a pandemia fosse afetar seus planos. Mas quando voltavam para casa via Turquia, Dubai passou a restringir o retorno de expatriados. 

Em entrevista à BBC, Peri conta que eles começaram a receber mensagens durante o voo de pessoas perguntando se iam conseguir chegar a Dubai por causa da nova lei. Como já estavam no ar, eles imaginaram que seriam autorizados a viajar. Mas eles não puderam embarcar na conexão em Istambul.

 

 

As novas regras entraram em vigor quando eles deixavam o México. Já na Turquia, eles ficaram dois dias presos no aeroporto e não tinham acesso a lojas ou puderam pegar as malas porque estavam sem a passagem da viagem.

Decidiram então pesquisar na internet quais países permitiriam a entrada de egípcios sem necessidade de visto. Havia uma opção: as Maldivas. O conjunto de ilhas com praias paradisíacas até havia sido considerado pelo casal como destino da lua de mel em vez do México.

Depois do alívio de conseguir passar pela imigração e de ter acesso às malas, eles passaram a enfrentar novos obstáculos. Não haviam levado computadores e não poderiam trabalhar à distância, se fosse necessário.

Ao chegar no resort em uma das ilhas, o casal percebeu que estava entre os poucos hóspedes ali, e a maioria aguardava voos para voltar para casa. Quando esses hóspedes foram embora, o hotel fechou e o casal egípcio foi transferido para outra ilha, onde a mesma coisa aconteceu novamente. Eles passaram o último mês em uma estrutura especial de isolamento montada em um resort da ilha de Olhuveli.

Eles dizem estar agradecidos às autoridades locais, que cobram taxas bastante reduzidas, e à equipe de funcionários do resort. “Eles estão se esforçando para melhorar a experiência. Então, um DJ toca todos os dias à noite, mas eu me sinto mal porque ninguém está dançando”, conta Khaled. [...]

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/24/casal-vive-lua-de-mel-sem-fim-durante-


 

 

Vocabulário:


pandemia.ghtml. Acesso em: 25 mai 2020.


Resort: lugar com propósitos hoteleiros que oferece entretenimento e hospedaria para pessoas que procuram diversão ou relaxamento durante as férias.

Expatriados: pessoas que estão fora de seu país, de forma obrigatória ou não.

Visto: permissão; documento que permite a entrada e permanência num país estrangeiro, geralmente anexada ao passaporte.


3.   A principal informação veiculada por esse texto é que o casal

a)   casou-se oito anos após o primeiro encontro, na capital egípcia, em uma cerimônia com familiares e amigos.

b)   viajou para Cancún em lua de mel, mas no retorno para casa descobriram que Dubai restringiu o retorno de expatriados.

c)   esqueceu de levar computadores e materiais de trabalho e ficariam sem condições de trabalhar à distância, caso necessário.

d)   agradeceu às autoridades locais, que cobraram taxas bastante reduzidas e à equipe de funcionários do resort pelo bom tratamento.

 

Leia o texto.

 

Aparelho nos dentes, antes motivo de piada, agora é moda

Sorriso metálico virou moda. Aparelhos para os dentes têm borrachas coloridas e em forma de bichos, são feitos com material que brilha no escuro e “glitter”.

Com tanta novidade para atrair crianças, ferros na boca não são mais motivo de piada, como eram há pouco tempo. Além de acessórios fashion (da moda), o aumento do uso fez com que os aparelhos não parecessem estranhos.

Antes, eles não eram tão comuns. O tratamento era mais caro e acreditava-se que era preciso esperar os dentes permanentes para usá-los. Essa ideia mudou. “Os dentes são como planta. Quando nasce torta, é mais fácil corrigir antes que cresça”, diz Inês Verginia Zampieri Bof, especialista em ortodontia (correção dos dentes) infantil.

O Brasil começou a produzir aparelhos, o que os tornou mais baratos (antes, vinham de outros países).[...]

OGGIONI, Alessandra. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1059274-aparelho-nos- dentes-antes-motivo-de-

piada-agora-emoda.shtml>. Acesso em: 24 abr. 2012. Fragmento. (

 

 4.   De acordo com o texto, é possível afirmar que o uso de aparelhos para os dentes virou moda porque:

a)   apresentam material mais barato que os aparelhos dentários de antes.

 

b)   apresentam novidades e acessórios da moda, que atraem as crianças.

 

c)   passaram a ser produzidos no Brasil, o que popularizou o seu uso.

 

d) passaram a ser utilizados antes do surgimento dos dentes permanentes


Leia o texto a seguir.


Por que os mosquitos zumbem nas nossas orelhas?

Você já não deu um tapão em sua própria orelha ao tentar matar um mosquito?

Nada mais chato do que um mosquito zumbindo no nosso ouvido quando estamos tentando dormir. Como se não bastasse o inseto sugar o nosso sangue para se alimentar, ele ainda fica sobrevoando a nossa cabeça antes do ataque, como para checar se não estamos mesmo acordados. Parece até provocação. Mas por que eles fazem isso?

O biólogo e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, Milton Strieder, afirma que não explicação científica para o inseto atacar a região do corpo onde fica a orelha. "O que sabemos é que o mosquito é atraído pelo gás carbônico liberado pelo homem por meio do nariz", explica o especialista.

Para ele, o local da picada está diretamente ligado à nossa respiração, por isso, ele pode rondar as nossas orelhas. Strieder disse ainda que uma pele mais escura pode ser um fator de atratividade maior do que uma pele mais clara, assim como vestir uma roupa menos colorida. "O pernilongo gosta de locais mais escuros para se alimentar e também para se esconder", contou.

O biólogo explicou que o inseto é capaz de encontrar uma pessoa em qualquer área de um quarto escuro por causa dessa capacidade de percepção química, seja qual for a estação climática. "Existem mais de três mil espécies de mosquitos no mundo e cada uma se adapta a determinados ambientes, como florestas e cidades. A alimentação também varia, podendo atacar seres humanos, mamíferos e até aves", completou.

O mosquito, ou pernilongo, integra a subordem Nematocera e faz parte da família dos culicidae. Possui um par de asas e um par de halteres (modificações das asas posteriores) utilizados como órgãos de equilíbrio. O canal de entrada do alimento, chamado de probóscide, é adptado para a sucção de líquidos, como néctar, seiva ou sangue.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/por-que-os-mosquitos-zumbem-nas- nossas- orelhas,75764479f228fbe83d7d628a54dae7698xvtr0vg.html. Acesso em 25 mai 2020.

 

 5.   De acordo com o texto, embora não haja uma explicação científica para o inseto atacar a região da orelha, o possível motivo para que os mosquitos fiquem rondando as nossas orelhas é porque o

a)   inseto é capaz de encontrar uma pessoa em qualquer lugar.

b)   local da picada está diretamente ligado à nossa respiração.

c)   mosquito procura saber se estamos de fato acordados antes de picar.

d) pernilongo gosta de locais mais escuros para se alimentar.


Leia o texto abaixo.


Escrever: vicioso ofício

Há mais de quarenta anos (estou com 56, comecei cedo, aos 9) me revezei entre oito profissões para ganhar a vida.

Me acostumei a, quanto me interessava e precisava, exercer uma ou outra atividade e muitas vezes fazer tudo ao mesmo tempo. Tenho sido professor de pós- graduação, compositor, dramaturgo, roteirista de cinema e televisão, criativo, publicitário, marketeiro político e treinador de executivos em web business.

Nos intervalos, nunca deixei de ser poeta e, talvez por isso, ter uma montanha de livros de poesia para crianças, jovens e adultos, e estar com mais de 4 milhões deexemplares vendidos, o que, no Brasil, até a mim espanta. Daí, de três anos para cá, resolvi ser apenas escritor profissional.

A decisão foi difícil, mas estou satisfeito pelo seu principal efeito colateral: como meu status caiu de um carro importado para um fusquinha, nunca mais serei rico a ponto de atrair mulheres interesseiras. Quem me amar vai me amar pelo que eu sou: um poeta tupiniquim, apaixonado, mas duro. [...]

TAVARES, Ulisses. Escrever: vicioso ofício. In: Discutindo Literatura, ano II,

 

 6.   De acordo com o texto, o autor está feliz com a decisão de ter se tornando apenas escritor profissional principalmente porque

a)  atrairá somente mulheres que gostarão dele pelo que é de verdade.

 

b)  dedicará mais tempo aos livros de poesia para crianças, jovens e adultos.

 

c)      poderá se dedicar ao que realmente lhe interessa, que é ler e escrever.

 

d) terá tempo para descansar, pois exercia muitas atividades ao mesmo tempo.


Leia o texto.

 

Quando meu neto tinha 4 anos ganhou um peixe de presente. Ele decidiu alimentá-lo todos os dias e me pediu que conservasse o aquário limpo. Certo dia, eu o vi segurando o pacote de ração enquanto olhava o peixe, cuja boca estava quase encostando na superfície da água. Quando perguntei porque ele não dava comida ao bichinho, ele respondeu:

– Eu estou esperando ele acabar de beber água!

Luís Ernesto Rouzaud, México. Disponível em:

https://www.selecoes.com.br/humor/10-historias- engracadas-para-contar-para-todo-mundo/. Acesso

em 25 mai 2020.

 

 7.   O humor do texto está no fato de que o menino

 a)            decidiu alimentar o peixe sozinho, todos os dias.

 b)            esperou o peixe acabar de beber água para alimentá-lo.

 c)             ganhou um peixe de presente da avó aos 4 anos.

 d)        pediu para a avó conservar o aquário limpo todos os dias.


Observe o meme a seguir.




Fonte: https://br.pinterest.com/pin/637470522237588931/. Acesso em 25 mai 2020.



8.   O meme acima é engraçado pelo fato de a pessoa não

a)         conseguir decidir o que quer comprar.

b)        conseguir ser compreendida pelo vendedor.

 c)         entender que 6 é o mesmo que meia dúzia.

 d)        saber a diferença entre os tipos de ovos.


                                                                    Observe a tirinha abaixo.






Fonte: https
://www.recantodasletras.com.br/humor/1245584. Acesso em 25 mai 2020.

 

 

 

9. Explique como ocorre o humor na tirinha.



Leia o texto.

                                                      Ser Nordestino (Bráulio Bessa)

Sou o gibão do vaqueiro, sou cuscuz sou rapadura Sou vida difícil e dura Sou nordeste brasileiro

Sou cantador violeiro, sou alegria ao chover

Sou doutor sem saber ler, sou rico sem ser granfino Quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser Da minha cabeça chata, do meu sotaque arrastado

Do nosso solo rachado, dessa gente maltratada Quase sempre injustiçada, acostumada a sofrer

Mais mesmo nesse padecer eu sou feliz desde menino Quanto mais sou nordestino, mais orgulho tenho de ser

Terra de cultura viva, Chico Anísio, Gonzagão de Renato Aragão Ariano e Patativa. Gente boa, criativa

Isso só me dá prazer e hoje mais uma vez eu quero dizer Muito obrigado ao destino, quanto mais sou nordestino Mais tenho orgulho de ser.

Disponível em: https://www.culturagenial.com/cordel-nordestino-poemas/ Acesso em: 13/082020

10.   A rima é um recurso linguístico muito utilizado em textos poéticos sobretudo em cordéis. O poeta cearense, Bráulio Bessa, utiliza desse recurso para

a)   atribuir sonoridade, musicalidade ao texto.

b)   chamar atenção para as palavras de efeito.

c)   enfatizar o sentido das palavras rimadas.

d) fazer um trocadilho com as palavras.


Leia o cordel abaixo.

 

Improvisos de Cego Aderaldo – “Como vejo Lampião”

(Crato-Ce)


O retrato de Lampião

Eu descrevo com capricho: Não brigando, era simpático, Dentro da luta era um bicho, Com o seu terno de mescla E alpargata de rabicho...

 

Pulava igualmente a gato, Com o rifle e a cartucheira Mais um rifle pequenino Que tinha na bandoleira

E um revólver Anagão Chamado espanta-ribeira.


Ostentava na cabeça

Um grande chapéu de couro, O seu pescoço era ornado Com um lindo colar de ouro. Se lia no rosto dele:

“Não suporto desaforo.”

 

Zé Antonio do Fechado Foi um grande valentão:

Zé Dantas, João Vinte e dois Era uma assombração...

Jesuíno brigou muito, Mas não como Lampião


 11.    São exemplos de rima no texto

a)   Lampião/mescla

b)    gato/cartucheira

c)    cartucheira/bandoleira

d)    João Vinte e dois/Lampião


Leia o trecho do poema.


RECOMECE (BRÁULIO BESSA)

 

Quando a vida bater forte e a sua alma sangrar. Quando esse mundo pesado lhe ferir, lhe esmagar. É hora do recomeço. Recomece a lutar.

 

Quando tudo for escuro e nada iluminar. Quando tudo for incerto e você só duvidar. É hora do recomeço. Recomece a acreditar.


Quando a estrada for longa e seu corpo fraquejar. Quando não houver caminho nem um lugar pra chegar. É hora do recomeço. Recomece a caminhar.

Quando o mal for evidente e o amor se ocultar. Quando o peito for vazio e o abraço faltar.

É hora do recomeço. Recomece a amar.

 12.   Observando a formação das estrofes, pode-se dizer que são compostas por um conjunto de versos denominado de:

 

a)  décima                                   

b) quadra                              

c) septilha                            

d) sextilha

      


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