Educação Física
Ano/Segmento: 9º Ano
Componente curricular: Educação Física
Objeto do Conhecimento: Esportes de Combate: Karatê
Habilidades: (EF89EF03)
(16/11 a 20/11)
Parte 1: Atividade Teórica
Leitura:
Katarê
O Karate chegou ao Brasil com os primeiros
imigrantes japoneses no ano de 1908 e se instalou primeiramente em São Paulo,
principalmente nas cidades do interior. Durante vários anos, os
imigrantes japoneses ensinaram a “arte da mão vazia” aos jovens japoneses e aos
poucos brasileiros que se interessavam.
O karate, é uma arte marcial japonesa, é
praticado por pessoas de todas as idades em todas as regiões do Brasil. Entre
os seus admiradores e praticantes estão profissionais liberais, professores,
estudantes, empresários, donas-de-casa, enfim, pessoas com as mais diversas
ocupações, idade e sexo que podem ser encontradas nas academias e
competições que a cada dia vem crescendo em todo o país.
De todos que hoje praticam é possível ouvir comentários e histórias sobre a influência positiva que o Karate-Do teve e tem em suas vidas. Não faltam casos de crianças muito tímidas ou agressivas que encontraram no karate uma referência para a busca do equilíbrio. São freqüentes os exemplos de pessoas que começaram a praticar o karate já na maturidade e nele encontraram uma fonte para a manutenção ou recuperação de algumas características de sua juventude.
Parte 2: Atividade Teórica
Responda as questões:
1. Como o karatê chegou no Brasil?
2. Como é chamado o professor de karatê?
3. Quais são os benefícios da prática do karatê?
4. Cite 02 golpes de karatê.
5. Quais são os valores do karatê?
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