MATEMÁTICA – SEMANA (16 a 20) DE NOVEMBRO
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Sistema de equações polinomiais de
1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.
HABILIDADE:
(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu
contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º
grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano
cartesiano como recurso.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Resolver e elaborar problemas
relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas
de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando,
inclusive, o plano cartesiano como recurso.
Vamos observar o seguinte
exemplo:
01. Marcia
foi a uma papelaria e comprou lápis e canetas e observou que lápis mais canetas
daria R$ 12,00 reais. Sabendo que 3 lápis e 5 canetas custou R$ 52,00 reais.
Monte as equações que representam os lápis e as canetas.
Para montar as
equações devemos separar as partes do texto mais importantes:
a) comprou
lápis e canetas e observou que lápis mais canetas daria R$ 12,00 reais.
Vamos chamar
lápis de X e canetas de Y, então temos:
X + Y = 12
b) Sabendo
que 3 lápis e 5 canetas custou R$ 52,00 reais.
Podemos
concluir que:
3.X + 5.Y = 52
Na próxima
aula aprenderemos como encontrar o valor de X e Y.
Agora é com
vocês:
02. A população de
uma cidade A é três vezes maior que a população da cidade B. Somando a
população das duas cidades temos o total de 200.000 habitantes. Monte as
equações.
03. A soma de dois
números é 15, e a diferença entre eles é 3. Monte as equações.
04. Num pátio existem
automóveis e bicicletas. O número total de rodas é 130, e o número de
bicicletas é o triplo do número de automóveis. Monte as equações.
05. Quatro camisetas
e cinco calções custam R$ 105,00. Cinco camisetas e sete calções custam R$ 138,00.
Monte as equações.
06. A soma
de dois números é 2 e a diferença é 6. Monte as equações.
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