Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 25ª SEMANA
Prof. Djan e Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Vida
e Evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO: Lentes
Corretivas.
HABILIDADES: (EF06CI08) Explicar a
importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do
organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecioar
lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _________________________________________
Escola:
_________________________________________________
6º ano/Turma: ____ Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Olá, estudantes!!! Na aula de hoje iremos dar
continuidade ao assunto da semana passada, sobre o sentido que nos permite enxergar o
mundo ao nosso redor... Então, para começarmos a aula de hoje, iremos acessar o
link a seguir e, em seguida, responda o que se pede:
Link: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/visao.htm
Questão 1: Explique
o que é a visão.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Como
estudado na aula passada, explique a importância do olho?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Como
estudado na aula anteriro. Cite pelo menos cinco parte do olho humano.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
4: Explique o que é a córnea e
a lente do olho.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: Explique o que as células sensoriais de
fotorreceptoras do olho humano.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora,
vamos conhecer um pouco mais a respeito dos mecanismos da visão. Para isso, acesse
o texto, cujo o link de acesso se encontram abaixo e, em seguida, responda o
que se pede:
Link:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido2.php
Questão 1: Explique como ocorre os mecanismo da visão, desde quando a luz chega
ao nossos olhos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Cite
alguns sintomas relacionados a saúde visual.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 3
Para encerrarmos por
hoje, vamos praticar alguns exercícios sobre o assunto
estudado. Marque as alternativas corretas nas questões a seguir:
Questão 1: Qual a estrutura do olho humano, que é uma célula receptora de cores:
A)
Pupila
B)
Íris
C)
Retina
D)
Cones
Questão 2: Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da (o):
A)
Retina
B)
Córnea
C)
Íris
D)
Pupila;
Nenhum comentário:
Postar um comentário