27 novembro, 2020

6º ANO CIÊNCIAS 25ª SEMANA - DJAN / JOÃO MIRANDA

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 25ª SEMANA

Prof. Djan e Prof. João Miranda

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Vida e Evolução

OBJETO DO CONHECIMENTO: Lentes Corretivas.

HABILIDADES: (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecioar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _________________________________________

Escola: _________________________________________________

6º ano/Turma: ____  Turno: ________ Data: ___/___/_____

Atividade 1

Olá, estudantes!!! Na aula de hoje iremos dar continuidade ao assunto da semana passada,  sobre o sentido que nos permite enxergar o mundo ao nosso redor... Então, para começarmos a aula de hoje, iremos acessar o link a seguir e, em seguida, responda o que se pede:

Link: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/visao.htm

 

Questão 1: Explique o que é a visão.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Como estudado na aula passada, explique a importância do olho? 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Como estudado na aula anteriro. Cite pelo menos cinco parte do olho humano.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: Explique o que é a córnea e a lente do olho.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 5: Explique o que as células sensoriais de fotorreceptoras do olho humano.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade 2

Agora, vamos conhecer um pouco mais a respeito dos mecanismos da visão. Para isso, acesse o texto, cujo o link de acesso se encontram abaixo e, em seguida, responda o que se pede:

Link: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido2.php

 

Questão 1: Explique como ocorre os mecanismo da visão, desde quando a luz chega ao nossos olhos.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Cite alguns sintomas relacionados a saúde visual.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

ATIVIDADE 3

Para encerrarmos por hoje, vamos praticar alguns exercícios sobre o assunto estudado. Marque as alternativas corretas nas questões a seguir:

 

Questão 1: Qual a estrutura do olho humano, que é uma célula receptora de cores:

A) Pupila

B) Íris

C) Retina

D) Cones

 

Questão 2: Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da (o):

A) Retina

B) Córnea

C) Íris

D) Pupila;

Nenhum comentário:

Postar um comentário