ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
HISTÓRIA – 16/11 A 20/11
ANO/SEGMENTO: 7º/8º Ano/ Correção de fluxo*
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
UNIDADE TEMÁTICA:
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos,
produtos e culturas.
HABILIDADES: (EF08HI03) analisar os impactos da Revolução
Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
ATIVIDADES
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
PESQUISE E RESPONDAS
DAS QUESTÕES ABAIXO.
1-
(UFG-2013) Leia as informações a seguir:
Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra
seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora
se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando
e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido
inventada até agora”.
Disponível em: http://www.ampltd.co.uk/digital_guides/ind-rev-series-3-parts-1-to-3/detailed-listing-part-1.aspx.
Acesso em: 29 out. 2012.(Adaptado).
a) puritana , gás natural
e aumento na ocorrência de inversão térmica.
b) gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
c) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas
polares.
d) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.
2-
(Aman-2015) O acúmulo de capitais, a modernização da
agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força
do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução
Industrial.
BOULOS Jr, p.421
Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço
acima é:
a) Alemanha c) Itália
b) Holanda d) Inglaterra
3- (Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na
Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
a) foi adotada não somente
para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação
capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas
autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos
industriais que participaram da Revolução Industrial.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a
desenvolver novas tecnologias.
4- (PUC-Campinas) Dentre as consequências sociais forjadas pela
Revolução Industrial pode-se mencionar:
a) o desenvolvimento de
uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção,
passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado,
proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas
em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de
produção.
d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e
ser também, uma instituição geradora de empregos.
5- (PUC-Campinas) O novo processo de produção introduzido com a
Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:
a) implantação da
indústria doméstica rural em substituição às oficinas.
b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do
trabalho.
c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.
d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento
para isso.
6- O século XIX foi um momento repleto de invenções em vários
campos do saber. Dentre elas, podemos destacar:
a) O rádio, o telefone e a
televisão
b) A locomotiva, o automóvel e a vacina
c) A fotografia, o cinema e a eletricidade
d) O para-raios, a calculadora e o telégrafo.
OBS: ENVIAR RESPOSTA PARA O E-MAIL:
Historia.7ano.dalvapontes@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário