ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
HISTÓRIA – SEMANA (23 a 27) DE NOVEMBRO
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: História
UNIDADES TEMÁTICAS: Totalitarismo
e conflitos mundiais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I)
A questão da inserção dos negros no período
republicano do pós-abolição;
II)
Os
movimentos sociais e a imprensa negra;
III)
A cultura afro-brasileira como elemento de
resistência e superação das discriminações.
HABILIDADE:
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade
brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
ATIVIDADES
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA: FRANCIANE
SALES
FAZER A LEITURA SILENCIOSA DO CAPÍTULO 4:MOVIMENTO
SOCIAIS:NEGROS, INDÍGENAS E MULHERES ( páginas 58 a 71)
1.
O que são movimentos sociais?
2. Movimentos
sociais são essencialmente bons?
3. (Unicentro) – Os novos movimentos
sociais são diferentes das ações coletivas de antes por eles politizarem a
esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais.
Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que:
a) envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.
b) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.
c) produzem discussões locais e regionais, não abarcando
questões globais.
d) desenvolvem-se a partir do controle do Estado e dos partidos
políticos.
4. Elabore uma pesquisa sobre Nísia
Floresta.
5. Pesquise noticias recentes sobre a
questão dos Negros no Brasil (Racismo) e comente.
6. Comente sobre os indígenas na Era
Vargas.
7. Pesquise sobre Movimentos de Mulheres
na atualidade e comente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário