27 novembro, 2020

9º ANO HISTÓRIA 25ª SEMANA - FRANCIANE SALES

 ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS

HISTÓRIA – SEMANA (23 a 27) DE NOVEMBRO

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: História

UNIDADES TEMÁTICAS: Totalitarismo e conflitos mundiais.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

I)                 A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição;

II)                Os movimentos sociais e a imprensa negra;

III)              A cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações.

 HABILIDADE: (EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.

ATIVIDADES

ALUNO: _______________________________________ TURMA: ________

PROFESSORA: FRANCIANE SALES

FAZER A LEITURA SILENCIOSA DO CAPÍTULO 4:MOVIMENTO SOCIAIS:NEGROS, INDÍGENAS E MULHERES ( páginas 58 a 71)

1.      O que são movimentos sociais?

2.     Movimentos sociais são essencialmente bons?

3.      (Unicentro) – Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que:

a) envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.

b) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.

c) produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais.

d) desenvolvem-se a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.

4.     Elabore uma pesquisa sobre Nísia Floresta.

5.     Pesquise noticias recentes sobre a questão dos Negros no Brasil (Racismo) e comente.

6.     Comente sobre os indígenas na Era Vargas.

7.     Pesquise sobre Movimentos de Mulheres na atualidade e comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário