ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
HISTÓRIA – 09/11 A 13/11
ANO/SEGMENTO: 7º/8º Ano/ CORREÇÃO DE FLUXO
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
UNIDADE TEMÁTICA: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
OBJETOS
DE CONHECIMENTO: A questão do iluminismo e da ilustração
HABILIDADES. ( EF08HI01)Identificar os principais
aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre
eles e a organização do mundo contemporâneo
ATIVIDADES
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
PESQUISE E RESPONDA
1-Qual filósofo iluminista se destacou ao afirmar que o ser
humano nascia bom, mas a sociedade era responsável por torná-lo mal?
a) Montesquieu
b) Thomas Hobbes
c) Rousseau
d) Diderot
2-Em que época da história surgiu a Ilustração?
a) Antigo Regime
b) Idade Média
c) Era Vitoriana
d) Belle-Époque
3-Qual era o objetivo da Enciclopédia?
a) Ajudar autores menos
conhecidos a serem editados
b) Divulgar a produção de cientistas franceses daquela época
c) Publicar artigos somente sobre ciências humanas
d) Popularizar o saber
4-O Iluminismo ou Ilustração foi uma escola filosófica que
criticava abertamente o poder absoluto dos reis. No entanto, os próprios
iluministas propunham um novo sistema político que consistia:
a) Na limitação do poder
real através da Constituição e das leis municipais.
b) Na divisão do poder absoluto em três ramos distintos, mas interligados no
Executivo, Legislativo e Judiciário.
c) Na criação de uma Assembleia de Notáveis em cada país cuja função seria
fiscalizar o poder do rei e assim evitar abusos.
d) Na supressão da figura do monarca e sua substituição por uma democracia
direta eleita por sufrágio universal.
5-Evelyn Beatrice Hall (1858-1956), biógrafa de Voltaire,
resumiu o pensamento do escritor com a célebre frase “Posso não concordar com
nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte seu direito de
dizê-las”.
A frase expressa um dos ideais do iluminismo como:
a) Liberdade de expressão
b) Divisão de poderes
c) Preponderância da ciência
d) Valor da educação
BOM DESEMPENHO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário